A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
ASPECTO JURÍDICOS - prova 2

Pré-visualização | Página 3 de 3

e para a conservação do meio ambiente.
II. Comunicar à Agência Nacional de Petróleo (ANP) ou à Agência Nacional de Águas (ANA) a existência de jazida de petróleo, gás natural ou outros minerais de interesse comercial não conhecidas anteriormente.
III. Ser responsável civilmente pelos atos de seus representantes e indenizar todo dano derivado da geração e transmissão de energia elétrica objeto da concessão, ressarcindo à União os ônus que esta possa ter como resultado de demandas motivadas por ações de responsabilidade do concessionário.
IV. Utilizar as melhores práticas nacionais do setor elétrico e seguir as normas e metodologias ambientais, técnicas e científicas pertinentes.
V. Providenciar à Aneel apresentações, referências e informações relativas às atividades desenvolvidas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A sequência está correta, pois, as alternativas verdadeiras estão de acordo com o texto do Projeto de Lei e mostram quais são as obrigações do concessionário no contrato de concessão de energia eólica offshore.
Essas obrigações estão elencadas no texto do projeto de lei e deverão ser atendidas pelo desenvolvedor quando do contrato de concessão.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Energia eólica é a transformação da energia cinética contida nas massas de ar, vento, que tem condições de ser aproveitada e utilizada na geração de energia elétrica, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento, velas para impulsionar veleiros.
 
FADIGAS, E. A. F. A. Energia Eólica. Barueri, SP: Manole, 2011.
 
Sobre a definição de Energia Eólica Offshore, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A energia eólica offshore é aquela produzida por meio de usinas eólicas localizadas em alto mar, no mar, ou em lagos, rios ou outras áreas costeiras.
	Resposta Correta:
	 
A energia eólica offshore é aquela produzida por meio de usinas eólicas localizadas em alto mar, no mar, ou em lagos, rios ou outras áreas costeiras.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a definição é exatamente a apresentada na alternativa assinalada, Energia Eólica Offshore é aquela que consiste na implantação de turbinas em alto mar, no mar, em massa de água terrestre, nomeadamente lagos, rios ou outras áreas costeiras.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	Usinas Eólicas flutuantes offshore conhecidas em inglês como Floating Offshore Wind Turbines - FOWTs são aquelas montadas em estruturas flutuantes, onde não existe viabilidade de se implantar turbinas fixas. A vantagem dessa modalidade é a possibilidade de aumento do plano marítimo, principalmente em locais em que o mar é muito raso.
A partir do texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A modalidade flutuante pode ser uma opção que causa menos impacto ambiental.
II. É uma opção que não atrapalha o trânsito marítimo.
III. É uma opção inviável no Brasil, devido ao intenso trânsito de navios.
IV. É uma opção de alto custo, porém com retorno econômico significativo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A resposta está incorreta, porque de acordo com a definição, a modalidade pode ser implantada e trazer grandes benefícios à área de implantação, além de não atrapalhar o trânsito marítimo brasileiro, uma vez que o trânsito de navios é determinado e há áreas em que não transitam e portanto essas usinas poderiam ser instaladas nessas áreas, além de poder aproveitar o espaço utilizado pelas plataformas de petróleo já existentes nas áreas marítimas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.