Buscar

ATIVIDADE 5 - AJE

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 5
TURMA: 2P – BAC. EM ENGENHARIA CIVIL
ASPECTOS JURÍDICOS DA ENGENHARIA
ALUNO: Gustavo Freire de Sá Carvalho Lopes
1. Defina o que é caderno de encargos e como elaborá-lo.
	É um trecho do Edital de Licitação, que tem por objetivo definir o objeto da licitação e do sucessivo contrato, bem como estabelecer os requisitos, condições e diretrizes técnicas e administrativas para a sua execução. Ademais, a elaboração do Caderno de Encargos deverá apoiar-se nas disposições estabelecidas pela Lei de Licitações e Contratos e Práticas de Projeto, Construção e Manutenção de Edifícios Públicos, de modo a buscar maior qualidade e produtividade nas atividades de contratação de serviços e obras. O Caderno de Encargos conterá todos os elementos de projeto, bem como as informações e instruções complementares necessárias à execução dos serviços e obras, objeto do contrato.
2. O que são encargos sociais? Exemplifique todos os grupos e os encargos sociais incidentes sobre a mão de obra na Construção Civil.
	São encargos obrigatórios exigidos pelas Leis Trabalhistas ou resultantes de acordos sindicais adicionados aos salários dos trabalhadores, representados por uma parcela percentual que pode variar de acordo com a região e com as peculiaridades da obra. Assim, os encargos sociais dividem-se em três níveis: encargos básicos e obrigatórios; encargos incidentes e reincidentes; e encargos complementares.
	Além disso, de acordo com manual de metodologia e conceitos do SICRO do DNIT, os encargos sociais são divididos em quatro grupos, são eles:
a. Grupo A: neste grupo estão incluídas as obrigações, que incidem diretamente sobre a folha de pagamento e que são regulamentadas de acordo com a legislação.
b. Grupo B: neste grupo são considerados os dias em que não há prestação de serviço, mas que o funcionário tem direito de receber sua remuneração. Sobre estes dias incidem também os encargos do grupo A.
c. Grupo C: neste grupo estão os encargos pagos diretamente aos empregados e, assim sendo, os que não incidem sobre eles os encargos do Grupo A.
d. neste grupo estão os encargos referentes à incidência sobre outros encargos: incidência do Grupo A sobre B e incidência de multa do FGTS sobre o 13° salário.

Continue navegando