Buscar

TEORIAS ADMINISTRATIVAS FUNDAMENO CONCEITUAIS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
UNIVERSIDADE ABERTA VIDA – UNAVIDA
PROFESSORA: ALBA LÚCIA NUNES
EQUIPE:	ELISETE LACERDA PEREIRA
 EDJANE DE OLIVEIRA
 IVANEIDE MARIA PEREIRA
TEORIAS ADMINISTRATIVAS FUNDAMENTO CONCEITUAIS E HITÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
PEDRAS DE FOGO
2011
RESUMO
	Cada pensador tem sua maneira de trabalhar, com uma teoria diversificada. Na teoria cientifica estabelecida no início do século XX por Taylor, onde o homem era considerado como uma máquina, suas necessidades básicas não eram consideradas.
	A teoria clássica desenvolvida em 1916 por um fundador engenheiro Francês Jules Henry Fayol. Esse pensador é diferente de Taylo, pois ele não olha só a produtividades do trabalhador, mas também o seu bem está social no seu ambiente interno das organizações.
	A escola das relações humanas com seu principal representante Elton Mayo.
	Essa teoria tem as pessoas como elemento mais importante, defendendo a valorização dos grupos sociais, a motivação, a liderança, a participação e sobretudo, a preocupação com a satisfação no trabalho. A teoria comportamental surgiu com uma abordagem um pouco diferente das analisadas antes, Simon defendia e acreditava uma ciência que, segundo seu entendimento, séria capaz de compreender os todos social e racional do homem. Quanto a teoria da burocracia, que foi sistematizada pelo sociólogo Alemão Max Weber, onde os seus princípios foram inicialmente incorporado as atividades governamentais, porém hoje diz se fazer fortemente presente em quase todos os setores da economia, bem como as organizações escolares. O aparecimento da teoria contingencial é mais recente. Ela é o resultado de muitas pesquisas desenvolvidas, visando a encontrar estruturas organizacionais mais eficazes, em determinadas circunstâncias, entre seus principais representantes estão Lawrence e Lorsh. Cujo estudos, realizados na década de 1970, onde seus defensores realizam diversos estudos objetivando melhor entender a natureza e o funcionamento da organizações no mundo atual.
	Uma das grandes contribuição dessa teoria foi a demonstração do princípio de que, para administrar uma organização é preciso encontrar o seu próprio modelo, pois não há uma fórmula pronta e acabada, não existe regra geral que possa servir para todas as organizações.
	1ª Teoria cientifica
	A preocupação de Taylor era não desperdiçar nem um minuto se quer, porque ele só queria produtividade, mais não sabia que estava explorando o ser humano, ele se tornou uma pessoa muito egoísta em relação ao trabalho tratava todos como se fosse um escravo.
	Os trabalhadores não tinha conforto, o salário era proporcional a sua produção seu objetivo era alimentar a produtividade sem respeitar o ser humano.
	2ª Teoria Clássica 
	Fayol tinha pensamento diferente de Taylor, pois ele queria produtividade, mais também queria o melhor para o trabalhador onde o ambiente de trabalho são muito mais dinâmicos em função das grandes transformações sociais, políticas e econômicas das últimas décadas. Ele só considerava o ambiente interno das organizações tanto Fayol como Taylor deram pouca atenção as relações dos indivíduos nas organizações bem como a sua participação.
	3ª Teoria das relações humanas
	Elton Mayo se preocupava em dar mais ênfase aos valores humanos com o trabalho no lugar confortável e os sentimentos com um clima alegre e construtivo ao ser humano para uma boa produção. Ele se preocupava com o ser humano no interior das organizações com um ambiente agradável onde o trabalhador é valorizado na sociedade com motivações e lideranças e com mais participação no trabalho.
	4ª Teoria comportamental
	A teoria comportamental visa uma melhor aproximação entre o indivíduo e organização, ou seja não só o administrador tem direito de tomar decisões mais os trabalhadores também tem o mesmo direito segundo Simom. A maior preocupação é tratar do comportamento humano no ambiente organizacional.
	5ª Teoria da burocracia 
	Segundo Welber o trabalhador tem seus direitos e seus deveres, de seguir uma burocracia dentro das organizações onde busca maior desempenho humano, a preocupação exagerada com esse ponto levou a depender a possibilidade de prever o comportamento do individuo.
	Por isso a burocracia está presente em quase todos os setores da economia bem como nas organizações profissionais do nosso cotidiano.
	6ª Teoria da contingência 
	Essa teoria concebe o homem como um ser social que vive dentro de organizações, defendendo as condições do ambiente que é a causa da transformação no interior da organizações, uma relação funcional entre as condições ambiental e as técnicas administrativa apropriadas dos objetivos de qualquer organização.
	De acordo com Saviane (1997) sistema é a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formarem um conjunto coerente e aparente.

Continue navegando