Buscar

DARCY RIBEIRO - O POVO BRASILEIRO

Prévia do material em texto

Antes dos portugueses chegarem ao Brasil, (“novo mundo”), já havia os povos indígenas habitando essas terras, seu único objetivo era viver através da natureza, onde tiravam tudo que precisavam para sobreviver através de sua cultura.
Os negros foram trazidos para o Brasil, formando outro gênero, misturando as raças, culturas, etc.
Os primeiros portugueses desembarcaram e tomaram posse das terras e quase mataram todos os indígenas que ali viviam, tanto pelas guerras como pelas doenças trazidas por eles.
Começou a surgir à mistura desses povos que não eram considerados nem negros, nem indígenas, nem europeus, logo os portugueses introduziram a religião entre os meios para ocupar o território brasileiro e “civiliza-los”, pois os indígenas eram vistos como homens sem fé, gente que viviam como selvagens e desconhecia a imortalidade da alma, a coroa portuguesa se aliou com a companhia de Jesus para tal feito.
Os jesuítas foram expulsos pelo Marques de Pombal , onde tirou a educação dos jesuítas colocando como responsabilidade do Estado.
Embora tivessem a concepção iluministas, onde acreditavam na liberadade dos povos acreditavam também na superioridade de uns sobre os outros, Acreditavam que o povo europeu era superior aos indígenas e africanos fazendo-os como escravos para ensinar a cultura europeia.

Continue navegando