Buscar

O intelectual mineiro Darcy Ribeiro se tornou conhecido por seus estudos sobre a comunidade indígena. O autor buscou compreender o que unia os bras...

O intelectual mineiro Darcy Ribeiro se tornou conhecido por seus estudos sobre a comunidade indígena. O autor buscou compreender o que unia os brasileiros em uma identidade nacional e quais eram as principais características da formação cultural do nosso país.

Assinale a alternativa que melhor define a contribuição intelectual de Darcy Ribeiro para o desenvolvimento do pensamento social brasileiro.


a. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo singular, isto é, à formação de um povo com pluralidade cultural menorizada, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade.
b. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo sem identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade.
c. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro é contrário ao posicionamento de que o progresso civilizatório põe em risco essa comunidade.
d. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade.
e. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório são acolhedores para essa comunidade.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022_2CIENCIAS SOCIAIS
11 pág.

Logística Centro Universitário Cidade VerdeCentro Universitário Cidade Verde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. Darcy Ribeiro afirma que, no Brasil, a miscigenação levou à formação de um povo multiétnico, isto é, à formação de um povo com identidade própria, porém, isso não ocorreu de forma pacífica. Com base nessa perspectiva, Darcy Ribeiro defende que a integração da população indígena na sociedade brasileira e o progresso civilizatório põem em risco essa comunidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais