Buscar

Tarefa unidade 2

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Santa Maria
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE ARTES E LETRAS
Curso de Licenciatura em Espanhol e Literaturas
Polo SOBRADINHO
TRABALHO DA DISCIPLINA DE LIBRAS
QUESTIONÁRIO AVALIATIVO - TÓPICO 2
Professora Formadora: Liane Camatti
Professora Tutora: Raquel Bicalho
Acadêmica: Joelma Fernanda de Oliveira Jahn
Sobradinho, 2020.
Atividade avaliativa: questionário do tópico 2
Aspectos gerais sobre a surdez
Critérios:
· Peso da tarefa: 10 pontos
· Data limite para entrega: 06 de abril de 2019.
· As respostas devem ser fundamentadas pelos dois textos disponibilizados no ambiente de estudos da disciplina. Qualquer resposta que tiver cópia literal identificada (plágio), seja qual for a origem, será zerada. Construa a sua resposta.
Questões referentes ao texto "Linguagem e Surdez"
1. Porque a língua de sinais pode ser considerada a primeira língua das crianças surdas?
De acordo com o texto Linguagem e Surdez da autora Maria Cecília de Moura, a língua de sinais pode ser considera a primeira língua das crianças surdas porque essa a criança surda adquire de forma espontânea sem que seja preciso um treinamento específico e a mesma vai possibilitar a esta criança uma possibilidade de se organizar como ser da linguagem e assim a mesma vai poder pensar, decidir, se constituir e organizar o mundo ao seu redor.
2. Considerando o processo de aquisição de linguagem por parte de crianças surdas, discuta os papeis da família e da escola.
É possível ver com a leitura do texto base, que a família tem papel fundamental na aquisição da linguagem da criança surda, pois a mesma desempenha o desenvolvimento global e de linguagem da criança surda, já a escola tem como papel de auxiliar esta criança para que ela possa se colocar no mundo, entender e se fazer entendida, neste contexto podemos ver que a autora do texto aborda que para acontecer isto, tanto a família como a escola devem estar preparadas para este processo. 
Questões referentes ao texto "Que é sinal? Estudos linguísticos de Libras. Parâmetros de Libras".
3. Com base na leitura disponibilizada, descreva como você imaginava a formação dos sinais antes da leitura e quais os elementos mais importantes que precisam ser respeitados para a formação de um sinal. Para sustentar sua resposta, podes ter como norteadora a seguinte questão:
Quais são as regras (parâmetros) para a formação de um sinal? Descreva cada um deles. Você pode escolher aleatoriamente um sinal do dicionário disponibilizado no primeiro tópico e fazer sua decomposição. 
Tendo em conta que já havia estudado a disciplina de Libras em outros cursos realizados, já tinha o conhecimento de que a língua de sinais é formada por sinais icônicos e sinais arbitrários e que para a formação de um sinal (palavra em libras) e os mesmos são formados por parâmetros (regras). 
As regras (parâmetros) para a formação de um sinal são cinco. São elas: 
1 - A configuração da mão;
2 - Ponto ou local de articulação;
3 - O movimento;
4 - Orientação/direcionalidade;
5 - Expressão facial e/ou corporal;
1 - A configuração da mão:
A configuração adotada pela mão, tem como resultado a posição dos dedos. Cada configuração pode ser feita pela mão dominante (mão direita para os destros, mão esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos dependendo do sinal. 
2 - Ponto ou local de articulação:
Este parâmetro indica onde o sinal pode ser realizado. Ele é delimitado pela extensão máxima dos braços do emissor e ocorre tocado em alguma parte do corpo ou no espaço neutro, que é a região do meio do corpo até à cabeça ou para frente do emissor. Deve-se dizer que no discurso normal as extremidades são articuladas em um espaço mais limitado que a extensão máxima, portanto, o tamanho do sinal pode ser comparado à intensidade da voz.
3 - O movimento:
Alguns sinais são estáticos em um local, outros contêm algum movimento. Dessa forma, podemos entender que o parâmetro de movimento refere-se ao modo como as mãos se movimentam (movimento linear, em movimento da forma de seta arqueada, circular, simultânea ou alternada com ambas as mãos, etc.) e para onde estão movimentando (para a frente, em direção à direita, esquerda, etc...).
4 - Orientação/direcionalidade:
É o plano em direção ao qual a palma da mão é orientada. Alguns sinais têm a mesma configuração, o mesmo ponto de articulação e o mesmo movimento, e diferem apenas na orientação da mão. É importante perceber como a modificação de um único parâmetro pode alterar completamente o significado do sinal.
5 - Expressão facial e/ou corporal:
Também chamados de componentes não manuais, incluem o uso de expressões faciais, linguagem corporal, movimentos da cabeça, olhares, etc. Se uma pessoa quer demonstrar que está com raiva de alguém ou de algo, talvez não precise usar nem um sinal. Basta utilizar apenas a expressão facial. Ou, se alguém fizer uma pergunta para responder "sim" ou "não", basta simplesmente balançar a cabeça de acordo. Estas são simples situações para exemplificar este parâmetro, todavia, durante uma conversa em Libras, é necessário combinar diversos componentes não manuais com sinais específicos para esclarecer a mensagem.
Para fazer a decomposição de um sinal, eu escolhi o sinal de SILÊNCIO, onde o dedo indicador deve ir sobre a boca, com a expressão facial calma e serena. 
REFERÊNCIAS
QUADROS, Ronice Müller & KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira- Estudos Lingüísticos. 1ªedição. Ed. Artmed, Porto Alegre-RS (2004).
HAUTRIVE, Giovana Medianeira Fracari. Língua Brasileira de
Sinais – Libras. Disponível em: https://ead08.proj.ufsm.br/pluginfile.php/575140/mod_resource/content/0/MD_LIBRAS_diagrama%C3%A7%C3%A3o%20final.indd.pdf . Acesso em: 28/03/2020.

Continue navegando