Buscar

Assessoria e consultoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639455) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16719390
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O consultor é um profissional que poderá emitir conselhos, pareceres, auxiliar e orientar determinada situação mais complexa. Esta ação é sempre pontual e mais rápida que as ações de um assessor. Referente ao consultor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É de competência do consultor levar a cabo as tarefas de resolução, deve assessorar e oferecer as estratégias profissionais à empresa.
	 b)
	O consultor não trabalha à base de planejamento de suas ações para prestar um serviço com responsabilidade estratégica.
	 c)
	O consultor deve ser imparcial, pois sempre terá que apresentar seu ponto de vista e indicar os erros, ou o que não está sendo positivo para a empresa.
	 d)
	O consultor terá sempre que ser o responsável direto pelos resultados finais alcançados.
	2.
	O assessor institucional é admitido pela instituição e organização, públicas, privadas ou terceiro setor, para prestar serviços especializados, a partir de determinada área de conhecimento, ou seja, para coletar ou analisar informações ou dados técnicos. Sobre o trabalho do assessor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Elaborar o plano tático e sistemas orçamentários não é uma atribuição do assessor.
	 b)
	O assessor proporciona um notório diferencial nas atividades e nos processos desenvolvidos na esfera privada.
	 c)
	O assessor na esfera pública não pode atuar nas áreas humanas, jurídica e de assessoria de comunicação.
	 d)
	Para uma empresa, alguns trabalhos são muito especializados, sendo necessário o trabalho de um assessor permanentemente, sem onerar o quadro de pessoal da empresa.
	3.
	A compreensão sobre o significado dos termos é fundamental para que não cometamos enganos nos momentos de verbalizar nossas ideias, impressões e explicações sobre os fatos. Isso se torna ainda mais importante quando estamos diante de situações que dizem respeito aos nossos principais afazeres, inclusive os profissionais. É quando precisamos nos expressar de maneira clara e correta, a fim de que a comunicação flua de maneira natural e a compreensão possa ser alcançada, possibilitando as melhores decisões. Nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Assessorar significa subsidiar, auxiliar e dar assistência no nível das decisões organizacionais.
	 b)
	A origem do verbo assessorar vem do tupi-guarani, significando prestar ajuda em situações difíceis.
	 c)
	Embora ambas importantes nas organizações, assessoria e consultoria são opostos na condução e administração das entidades públicas e privadas.
	 d)
	Assessorar significa dar acesso àqueles que precisam transitar.
	4.
	No trabalho de assessoria em programas e projeto sociais, avalia-se para analisar as ações que estão sendo desenvolvidas ou que foram realizadas, bem como os resultados e as metas alcançadas ou não. Assim, sobre o processo de avaliação, analise as afirmativas a seguir:
I- A avaliação também tem como intuito oferecer informações e respostas aos beneficiários, à sociedade e ao governo sobre o emprego dos recursos públicos aplicados nos programas e projetos desenvolvidos.
II- Encaminhar os resultados dos projetos para a administração pública e privada, apreciar a realidade social cotidiana, bem como controlar a moralidade dos programas e projetos são também objetivos da avaliação.
III- A avaliação enquanto técnica e estratégia investigativa procura responder aos interesses das instituições, de seus gestores e dos profissionais envolvidos.
IV- A avaliação não busca uma melhor adequação de suas atividades, por isso está relacionada à busca constante de melhorias no processo de implantação e implementação de programas e projetos sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	5.
	A consultoria vem para contribuir em pontos específicos, por um tempo determinado e conhecimento na área, ou seja, a consultoria é um processo interativo de um agente de mudanças externo para a instituição, que mantém o controle geral. Referente à consultoria, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A consultoria busca enfoque geral para a visão de todas as áreas, independentemente do conhecimento e de um problema específico.
	 b)
	O consultor deve dedicar-se à determinação do contorno e das possíveis expansões do trabalho a ser desenvolvida, com definição à prioridade de ação.
	 c)
	O consultor não tem objetivo de convencer o cliente sobre a sua atuação no processo de assessoria e consultoria.
	 d)
	A consultoria é somente realizada por um profissional de carreira em serviço público, cedido para prestar serviços à empresa.
	6.
	Tanto nas instituições públicas quanto privadas, muitas vezes é necessário buscar o conhecimento de outros profissionais, de um consultor para auxiliar em pontos específicos, em um tempo determinado e com conhecimento específico. Sobre a consultoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O consultor fornece ajuda e conselhos, elaborando relatórios e pareceres sobre determinado assunto de sua especialidade, que necessitará de ações específicas, ampliando a possibilidade de se chegar na melhor solução para o problema por possuir um enfoque mais pontual com a problemática envolvida.
(    ) Dentre os conhecimentos do consultor, este deve possuir raciocínio lógico e inteligência empresarial. Necessita também de sustentação conceitual e prática, bem como saber como e onde buscar informações e administrar o tempo.
(    ) Pela própria natureza dos trabalhos de consultoria, um fator importante é a intangibilidade do serviço, ou seja, a impossibilidade de vê-lo antes de ser comprado e, por consequência, ser finalizado.
(    ) Com relação ao contorno e à extensão dos trabalhos dos consultores, no que se refere às formas de trabalho, não é necessária a averiguação de este desempenhar o trabalho em equipe, assumindo responsabilidade exclusiva nos resultados esperados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	A consultoria é um agente de mudanças externo à organização, que acaba assumindo a responsabilidade de assessorar seus executivos e profissionais nas tomadas de decisão, porém não possui o controle direto da situação em que está atuando. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O consultor como agente de mudanças apresenta em suas ações transformadoras as seguintes características: presta conselhos e pareceres; desenvolve ações pontuais; desenvolve um processo interativo entre outros.
II- O consultor não poderá prestar pareceres, opiniões ou diagnósticos às instituições que está assessorando.
III- O assessor deverá apresentar conhecimento na área, com formação na área de atuação, possuir habilidades e diferenciais técnicos para que possa contribuir com a qualidade dos serviços prestados.
IV- A consultoria não é considerada um agente de mudanças externo, pois a organização não assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	Por dispor de conhecimentos sobre o cotidiano da população usuária dos serviços públicos, a/o assistente social tem prestado assessoria tanto aos gestores das políticas públicas quanto aos movimentos sociais. Sobre essa atividade da/do assistente social, analise as afirmativas a seguir:
I- A assessoria prestada por esse profissional deve ser cotidianamenteconstruída com os sujeitos fundamentais - os assessorados -, os quais devem ter autonomia para acatar, ou não, as proposições. 
II- A assessoria aos gestores públicos exige do profissional do Serviço Social desvelar os interesses a serem fortalecidos com o seu trabalho. 
III- Por meio da assessoria, a/o assistente social, no espaço da criação de políticas sociais, pode direcionar o seu trabalho para a ampliação do acesso aos serviços. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	9.
	O profissional de Serviço Social atua em diversas áreas e também pode assessorar em programas e projetos sociais. Dentre estas atribuições do assistente social, este deverá se apoderar de três grupos de características que podem valorizar o seu fazer profissional no exercício de suas funções, como assessor ou consultor. Referente a estes grupos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Por se tratar de um profissional externo que presta esse serviço para uma instituição, ele não é valorizado perante toda a equipe.
	 b)
	Não é atribuição do assistente social possibilitar a articulação entre teoria e prática.
	 c)
	Não cabe aos profissionais consultores lançar conhecimentos a partir da sistematização e da socialização de sua prática profissional.
	 d)
	A necessidade da prestação desse serviço deve representar a demanda da equipe. As estratégias profissionais no processo de consultoria se organizam para alcançar resultados positivos.
	10.
	A compreensão sobre o significado dos termos é fundamental para que não cometamos enganos nos momentos de verbalizar nossas ideias, impressões e explicações sobre os fatos. Isso se torna ainda mais importante quando estamos diante de situações que dizem respeito aos nossos principais afazeres, inclusive os profissionais. É quando precisamos nos expressar de maneira clara e correta, a fim de que a comunicação flua de maneira natural e a compreensão possa ser alcançada, possibilitando as melhores decisões. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Embora ambas importantes nas organizações, assessoria e consultoria são opostos na condução e administração das entidades públicas e privadas.
	 b)
	A origem do verbo assessorar vem do tupi-guarani, significando prestar ajuda em situações difíceis.
	 c)
	Assessorar significa subsidiar, auxiliar e dar assistência no nível das decisões organizacionais.
	 d)
	Assessorar significa dar acesso àqueles que precisam transitar.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando