Buscar

Humanismo e Cidadania (1)

Prévia do material em texto

Humanismo e Cidadania
 Universidade Católica de Pernambuco
 Professor: 
 Aluna: Flávia Batista Gonçalves
TREY 
research
‘’Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo (…). Considerando que as Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e valor da pessoa humana (…).’’
2
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, assinala o princípio da humanidade e da dignidade já no seu preâmbulo:
TREY 
research
O que é dignidade humana?
A desvalorição da dignidade humana.
Certo dicionário define dignidade como ‘qualidade moral que infunde respeito; consciência do próprio valor; honra, autoridade, nobreza’. Portanto, a dignidade humana envolve o modo como encaramos a nós mesmos e como outros nos tratam. Embora haja muitos fatores que podem influenciar o modo como encaramos a nós mesmos, a maneira como outros nos encaram ou tratam tem um papel muito importante em nosso senso de valor próprio no dia-a-dia.
3
How to customize this template
Toda sociedade tem segmentos que incluem os pobres, os indefesos e os vulneráveis. Mas estar nessas circunstâncias não diminui necessariamente o senso de dignidade da pessoa. A atitude e a reação dos outros é o que pode constituir uma ofensa à dignidade de alguém. A triste realidade é que as pessoas em situações mais difíceis geralmente são as que mais sofrem ataques ao seu direito à dignidade humana. Quando se abusa de idosos, pobres e deficientes mentais ou físicos, é comum ouvirmos palavras como “inútil”, “imprestável” e “desprezível”.
TREY 
research
A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.
O respeito e a garantia da dignidade humana.
A dignidade da pessoa humana, deve ser compreendida como qualidade integrante e irrenunciável da condição humana, podendo ser reconhecida, respeitada promovida e protegida, não podendo ser criada, concedida ou retirada, já que é inerente ao ser humano.
Respeito ao outro
Respeito a integridade física e moral
Respeito à autonomia da vontade
Não coisificação do ser humano, (o homem não é um objeto mas um fim em si mesmo). 
4
TREY 
research
Dignidade humana : um direito muitas vezes violado.
As violações à dignidade humana, não se limitam às barbáries que mancharam a história da humanidade. Em geral, essas violações ocorrem de maneiras mais sutis. Pense, por exemplo, na criança que é alvo de zombaria por causa de alguma característica física. Ou no imigrante que é ridicularizado por causa de certos costumes “estrangeiros”. Ou na pessoa que é discriminada por causa da nacionalidade ou da cor da pele. Os que tratam outros dessa forma talvez achem isso engraçado, mas a dor e a humilhação que as pessoas envolvidas sentem não é motivo de piada.
5
TREY 
research
Adicionar um rodapé
6
TREY 
research

Continue navegando