Buscar

RELATÓRIOPRÁTICASEAD_ANATOMIA HUMANA - aula 1

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA : I
	
	
	DATA:
19/10/2019
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA _ Aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Eunice do Nascimento de Paulo
	MATRÍCULA: 01319167
	CURSO: Farmácia
	POLO: Sobral
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):Sergio Ponte
 
		TEMA DE AULA: ARTROLOGIA 
RELATÓRIO:
As articulações podem ser definidas como o local de conexão entre dois ou mais ossos ou destes com as cartilagens. As principais funções desses locais são permitir a movimentação dos segmentos do corpo e manter todos os ossos do esqueleto juntos e estáveis. 
Podem ser classificadas em três tipos básicos:
Articulações fibrosas: Também chamadas de sinartroses ou imóveis, possuem uma pequena separação com tecido conjuntivo fibroso e não apresentam cavidade articular. A mobilidade dessa articulação é bastante reduzida ou inexistente, porém apresenta certa elasticidade. Existem dois tipos principais de articulação fibrosa: as suturas e a sindesmoses. O primeiro grupo está relacionado com as articulações do crânio. Já as sindesmoses referem-se à articulação entre tíbia e fíbula e entre o rádio e a ulna.
 Articulações cartilaginosas: Também chamadas de anfiartroses ou levemente móveis, possuem uma separação cartilaginosa e não apresentam cavidade articular. A mobilidade dessas articulações é reduzida. Existem dois tipos de articulações cartilaginosas: as sincondroses e as sínfises. 
 Articulações sinoviais: Também chamadas de diartroses ou móveis, possuem uma cavidade articular (cavidade sinovial) que apresenta uma cápsula cheia de líquido sinovial, que funciona como um lubrificante.
			TEMA DE AULA: MIOLOGIA
RELATÓRIO:
.
 Nesta aula o professor nos mostrou o sistema muscular bem como as suas funções, através de vídeos e do material que se encontrava na sala de aula, que nos possibilitou conhecer um pouco sobre os sistemas que compõe o nosso corpo, foi uma aula bastante significativa e que complementou bastante essa área do no conhecimento. As estruturas anatômicas abordadas foram: região axial e apendicular. Como já tínhamos um conhecimento prévio sobre o assunto, o professor explicou de uma forma mais rápida cada músculo que compõe essas regiões.
Sistema muscular: Composto de músculo esquelético, que contrata para mover ou posição partes do corpo (por exemplo, os ossos que se articulam), lisa e músculo cardíaco que impulsiona, expulsa, ou controla o fluxo de fluidos e substância contida.
Os músculos são os órgãos ativos do movimento. Eles são dotados da capacidade de se contrair e de se relaxar, e, em consequência, transmitem os seus movimentos aos ossos sobre os quais se inserem, os quais formam o sistema passivo do aparelho locomotor. O movimento de todo o corpo humano ou de algumas das suas partes – cabeça, pescoço, tronco, extremidades deve-se aos músculos. De músculos estão, ainda, dotados os Órgãos que podem produzir certos movimentos (coração, estômago, intestino, bexiga etc.).
			TEMA DE AULA: SISTEMA DIGETÓRIO 
RELATÓRIO:
O sistema digestivo é formado pelo trato digestório, que compreende a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, intestino grosso, o reto e o ânus, bem como pelos órgãos acessórios, que são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
Boca: É onde acontece a primeira parte do processo do sistema digestivo. Sua estrutura é composta pelas bochechas, palatos (paredes) duros (superior) e moles (posterior), além da língua.
Faringe: Tubo muscular membranoso que ao receber o alimento transporta-o para o esôfago. Ele se comunica com a boca, através do istmo da garganta (espaço entre a raiz da língua, o palato mole e a epiglote) e na outra extremidade com o esôfago. 
Esôfago: O esôfago consiste em um tubo que se estende da laringe até o estômago, com cerca de 25 cm de comprimento. Ele é responsável pelos movimentos peristálticos (contrações involuntárias), que movem o bolo alimentar para o estômago, garantindo que a digestão seja realizada da forma correta.
Estômago: O estômago é um dos órgãos mais importantes do sistema digestivo, pois nele é produzido o suco gástrico, um líquido ácido e corrosivo que auxilia na fragmentação e deturpação das proteínas do bolo alimentar, além de atuar sobre alguns lipídios, favorecer a absorção de substâncias e matar bactérias.
Intestino delgado: Dentro do sistema digestivo o intestino delgado é responsável pela fase principal da digestão, que é a absorção dos nutrientes dos alimentos. Ele fica próximo ao intestino grosso, dividindo- se em três porções: duodeno, jejuno e íleo.
Intestino grosso: Ele é responsável pela absorção da água, decomposição e fermentação dos restos alimentares, pela formação das fezes e sua eliminação.
				TEMA DE AULA: CARDIOVASCULAR 
RELATÓRIO:
VEIAS
 As veias são vasos sanguíneos que possibilitam a circulação do sangue até o coração. Elas têm como função garantir a oxigenação do sangue e transportar os produtos nocivos gerados no organismo, resultado do metabolismo humano.
Veias pulmonares: Transportam o sangue oxigenado para o átrio esquerdo do coração.
Veias cavas: Levam o sangue pobre em oxigênio ao átrio direito do coração.
Veia jugular: Localizada no pescoço, tem a função de levar o sangue rico em gás carbônico do crânio para outras partes do corpo.
ARTÉRIA
 As artérias são vasos sanguíneos que passam por todo o corpo, levando o sangue oxigenado para as mais diversas partes do ser humano. Há vários tipos de artérias, sendo de grande, médio e pequeno calibre.
Arteríolas: De pequeno calibre, que transferem o sangue para os vasos capilares. Muito pequenas, são responsáveis por transferir sangue rico em oxigênio para quase todos os tecidos do corpo.
Artérias musculares: De médio calibre, elas contam com paredes mais grossas, com células musculares lisas que facilitam a contração, controlando o fluxo.
Artérias elásticas: De grande calibre, são cruciais para que a pressão arterial e a velocidade do sangue estejam estabilizados.
Partes que compõem o coração
O coração, como qualquer outro músculo do corpo, necessita de receber oxigênio para que funcione adequadamente. A musculatura do coração é nutrida através de um sistema de artérias, as artérias coronárias, que se originam da aorta. As duas artérias coronárias mais importantes são a coronária direita e a coronária esquerda.
				TEMA DE AULA: OSTEOLOGIA 
RELATÓRIO:
FUNÇÃO DOS OSSOS:
Temos no nosso corpo por volta de 206 ossos, os quais tem a função de: suporte, movimento, proteção, deposito mineral, formação das células sanguíneas (na medula óssea vermelha) e estoque de energia (na medula óssea amarela). 
DIVISÃO DO ESQUELETO:
O nosso esqueleto é dividido em duas principais regiões: axial (cabeça, pescoço e tórax) e apendicular (membros superiores e inferiores).
Fazem parte do esqueleto axial:
 O Crânio, osso hioide, vértebras, costelas e esterno.
Fazem parte do esqueleto apendicular:
Membros superiores:
 Úlmero (osso do braço), ulna e rádio (antebraço) carpos (ossos do punho), metacarpos (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos). Cintura escapular: clavícula e escápula.
Membros inferiores:  
Fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos),Cintura pélvica (ossos do quadril, também chamados de ossos pélvicos).

Continue navegando