Buscar

MORFO ANATOMIA

Prévia do material em texto

Anatomia e Fisiologia do Cardíaca
 
O coração é um órgão muscular que exerce função de
bomba. Este é dividido em quatro câmaras, sendo 2 átrios
e 2 ventrículos.
 Os átrios possuem a função de receber o sangue que chega a este órgão. O átrio direito recebe o sangue rico em CO2 proveniente do corpo através da veia Cava inferior e superior. O átrio esquerdo, por sua vez recebe o sangue rico em oxigênio, proveniente dos pulmões após a realização da hematose através das veias pulmonares.
 Os ventrículos possuem a função de expulsar o sangue que chega até ele. O ventrículo direito ejeta o sangue venoso para os pulmões através das artérias pulmonares para que possa ocorrer a hematose. Por sua vez o ventrículo esquerdo ejeta o sangue oxigenado para todo o corpo através da artéria Aorta.
 O coração trabalha de duas formas, sendo a mecânica (contração e relaxamento) e a elétrica (estímulo elétrico para que ocorra a função mecânica) esta função elétrica funciona da seguinte maneira: o sino nódo atrial é uma glândula de aproximadamente 2cm, que possui um formato semilunar e atua realizando o pulso elétrico que é denominado despolarização.
 Após o sino nódo atrial despolarizar, o pulso elétrico é conduzido pelo feixe de His até o nó atrioventricular. Esta glândula capta o pulso
 elétrico, liberando simultaneamente para o ramo esquerdo e direito do feixe de His. Após o pulso elétrico ser liberado para os ramos, este será conduzido até as fibras de Purking onde será liberado fazendo com que a musculatura miocárdica contraia.
 O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é caracterizado pela ausência ou diminuição
 acentuada do oxigênio em uma determinada área do coração. Logo, podemos afirmar que o IAM representa o processo isquêmico da musculatura miocárdica. Infarto = redução de oxigênio = isquemia. O IAM pode ser ocasionado pela forma trombótica e embólica.
 A trombótica é caracterizada pela formação de um trombo dentro de uma coronária, onde este nasce, cresce e obstrui no mesmo lugar. Já o embólico é caracterizado pelo deslocamento de um trombo de uma área do corpo, chegando ao coração e obstruindo uma coronária.
 O coração é nutrido por quatro coronárias principais, estas possuem a função de levar sangue oxigenado para a musculatura do miocárdio.
As coronárias são: Coronária Direita (CD), Coronáriaesquerda (CE), Coronária descendente anterior (DA), Coronária circunflexa (CX).
 O IAM é visto como sua gravidade a extensão da sua lesão causada pela obstrução da coronária principal ou de um de seus ramos. Sendo assim o coração é subdividido em 3 partes sendo a parte proximal, medial e distal. Como o coração se localiza na região esternal sendo esta a mesma região da linha média, o parâmetro para a definição da subdivisão cardíaca é o sistema nervoso central.
 Fatores de Risco
 São divididos em dois tipo, modificáveis e não
modificáveis.
Modificáveis: Histórico familiar positivo, idade, doença crônica.
Não modificáveis: Obesidade, sedentarismo, tabagismo, etilismo, hipercolesterolemia.
 
Diagnóstico
É realizado em 3 fases, sendo elas:
Anamnese: É realizado uma entrevista para obtermos coleta de dados o suficiente para traçarmos um plano se ação de acordo com a necessidade do cliente.
Exame físico: É realizado a parte da coleta de dados através da inspeção, palpação e ausculta.
Exames complementares: Curva enzimática,
eletrocardiograma, ecocardiograma, cateterismo cardíaco.
 Sinais e Sintomas
 Precordialgia podendo se irradiar para membros superiores, dorso, região epigástrica, pescoço e mandíbula.
 Dispneia, desorientação, cianose de extremidades, palidez, sudorese intensa, taquicardia ou bradicardia, hipotensão ou hipertensão, síncope. 
 Obs: No coração, quanto mais distal for a obstrução da coronária (infarto), mais grave é.
 Diagnostica-se infarto com pelo menos 3 sintomas.

Continue navegando