A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Ap 1 - Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais

Pré-visualização | Página 1 de 1

Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais
Administração de Recursos Materiais
O que significa RECURSO / RECURSOS MATERIAIS ?
Recursos é tudo aquilo que gera ou pode gerar riqueza, administrar recursos é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar e um conceito que toda Empresa deve obter. Entendemos também que a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro.
Recursos Materiais são componentes que uma empresa utiliza nos processos diários para a construção do seu produto final, matéria prima (material direto), material em processo e material indireto.
A administração de recursos materiais é a parte da administração geral que trata da área específica dos materiais. Nas empresas é uma atividade integrada da Logística Empresarial, que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção, um conceito que toda empresa deve obter em sua filosofia e organização.
A administração de recursos materiais engloba a sequencia de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
A administração de Recursos Materiais tecnicamente bem aparelhada é, sem dúvida uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa.
Tratar adequadamente do abastecimento, do planejamento e do reaproveitamento de materiais contribui para a melhoria do resultado de qualquer organização.
Qual a definição para Administração de Recursos Materiais ?
Ciclo da Administração de Materiais
A atual situação da Administração de Recursos Materiais é muito importante, pois, precisa estar antenada com todas as inovações, atualizações que o setor administrativo e tecnológico proporciona.
A produção, com a sua mecanização, racionalização e automação, eleva o nível de produção e o excedente terá de ser tratado pela atividade de marketing, a qual também terá de receber apoio da Administração de Recursos Materiais.
Poderíamos definir a Administração de Recursos Materiais como:
 Atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado ao cliente.
A ideia básica é considerar a passagem dos materiais pela empresa como um fluxo que deverá ter um mesmo administrador, a montante e a jusante, pois a “água” que passa por esses dois pontos será sempre a mesma.
A necessidade de utilizar sistemas de computação mais modernos facilitou a integração e o comando único na administração desse fluxo.
Tarefas da Administração de Recursos de Materiais
Organograma simplificado de uma empresa industrial
O que são Recursos Patrimoniais ?
Recursos Patrimoniais resume-se no conjunto de riquezas da empresa, os prédios, equipamentos, instalações e veículos podem ser classificados como:
 - Tangíveis ou móveis: são os que podem ser tocados, que podem ser movimentados, deslocados de posição, sem que percam sua composição física, como por exemplo, máquinas, móves e veículos.
Intangíveis ou imóveis: aqueles que não podemos tocar, ou que se forem movidos ou deslocados do local, perdem sua forma física, por exemplo, o logotipo, prédios, pontes, terrenos, e jazidas.
Patrimônio: pode ser conceituado como o conjunto de bens, valores direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado monetariamente e que seja utilizado na realização de seus objetivos sociais.
Qual a definição para Administração de Recursos Patrimoniais ?
Administração de Recursos Patrimoniais trata da sequencia de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem inicio na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.
Administração de Recursos Patrimoniais significa gerir os direitos e obrigações, ou, de outro modo, os ativos e passivos da empresa.
Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais, mais detalhada...
A administração dos recursos materiais e patrimoniais faz parte da gestão de uma empresa.
A empresa para continuar a ter lucro e ver seus ativos materiais e patrimoniais crescendo é preciso gerir bem seus custos operacionais e ter um controle afinado de seus materiais.
O gestor responsável pela administração dos recursos materiais e patrimoniais deve ter uma visão ampla dos recursos naturais, mão de obra e capital e saber como o mercado externo (fornecedores) de sua organização funciona para que a empresa tenha sempre o material necessário para o funcionamento da empresa na quantidade certa e no tempo certo para que não haja problema na produção e consequentemente aumento dos custos.
Saber armazenar e controlar os estoques e saber a hora de comprar são essenciais para um bom administrador de recursos materiais e patrimoniais.
É necessário conhecer a matéria-prima utilizada em todo o processo de produção até o produto acabado.
Na administração de materiais, a função responsável pela inspeção das entregas, incluindo a realização de testes apropriados, sempre que necessário, é denominada Controle de qualidade.
A recepção é a área encarregada de recebimento de todos os suprimentos e sua conferência no ato da entrega.
Deve compreender as categorias de classificação dos materiais como a Identificação, codificação, cadastramento, catalogação.
No processo de compra ele deve ter em mente os materiais críticos, perigosos, prazos de validade e dificuldade de compra e saber o mais aprofundado possível o mercado fornecedor, para que nunca falte o produto e que não perca matérias-primas já estocadas. Ele deve ficar atendo aos prazos de entrega dos fornecedores e reposição de estoque para não faltar materiais para produção e não ter mais estoque do que o necessário.
O gestor de recursos materiais e patrimoniais tem que entender da produção da empresa e ter uma visão geral da organização para manter a lucratividade dela.
Os estoques das organizações constitui todos os materiais que a empresa possui e utiliza no processo de produção dos seus produtos e serviços.
PORTANTO.....
A administração de recursos materiais e patrimoniais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização, quando é adequadamente executada.  
O objetivo central da administração de materiais é maximizar o uso dos recursos materiais e patrimoniais na organização, evitando os desperdícios. Para que isto aconteça adequadamente, é necessário ficar atento aos estoques de matérias primas e insumos, além da gestão de compras e logística dos mesmos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.