Buscar

Quanto ao alcance da Administração de Materiais, aí temos uma “enxurrada” de funções, áreas, subsistemas, nichos etc., tudo a depender do autor que...

Quanto ao alcance da Administração de Materiais, aí temos uma “enxurrada” de funções, áreas, subsistemas, nichos etc., tudo a depender do autor que a questão utilizar como referência. Então, aqui, não tem jeito: você vai ver todo tipo de cobrança em provas! Mas antes de analisarmos cada um dos autores que as bancas costumam referenciar, vamos entender como funciona o chamado Ciclo da Administração de Materiais. O Ciclo da Administração de Materiais envolve o conjunto de atividades que permite o planejamento e a operação de sistemas que envolvem as diversas etapas pelas quais passam tanto a matéria-prima como os produtos acabados, desde o fornecedor, as fases intermediárias, até o consumidor final. Assim, uma visão completa desse ciclo seria essa: O autor Gonçalves (2007), de forma didática, agrupa as atividades inerentes à gestão de materiais em três nichos principais, dispostos de acordo com o seguinte esquema: A esses nichos, poderíamos adicionar outro: a gestão de recursos patrimoniais. Cada um desses nichos contém atividades típicas, que são arroladas no quadro a seguir: ATIVIDADES NA GESTÃO DE MATERIAIS NICHO ATIVIDADES ENVOLVIDAS Gestão dos centros de distribuição Recebimento, armazenagem, distribuição, movimentação de materiais etc. Gestão de estoques Análise dos custos de estoque, previsão de consumo, operacionalização dos sistemas de reposição de estoque, inventários dos estoques, apuração de indicadores (giro e cobertura de estoques, entre outros) etc. Gestão de compras Identificação de fornecedores, pesquisa de preços, negociação com o mercado, licitações, compras diretas (dispensa e inexigibilidade de licitação) acompanhamento de pedidos, liquidação etc. Gestão de recursos materiais Tombamento, desfazimento (alienação), guarda e conservação, inventário de bens patrimoniais, cálculo de depreciação etc. A diferença fundamental entre recursos materiais e recursos patrimoniais é:


a) Recursos materiais são permanentes e podem ser estocados, enquanto recursos patrimoniais não são permanentes e não podem ser estocados.
b) Recursos materiais são estocados e destinados à manutenção das atividades, enquanto recursos patrimoniais são permanentes e não podem ser estocados.
c) Recursos materiais são empregados para a constituição do produto final, enquanto recursos patrimoniais são destinados à manutenção das atividades.

Essa pergunta também está no material:

2022-12-12-09-33-58-70240770-classificacao-de-materiais-e1670848437
133 pág.

Ciência dos Materiais Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença fundamental entre recursos materiais e recursos patrimoniais é: c) Recursos materiais são empregados para a constituição do produto final, enquanto recursos patrimoniais são destinados à manutenção das atividades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais