Buscar

Prova Presencial HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Presencial- Disciplina: 100749 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1 *
(ENADE - Licenciatura em Filosofia - 2014) Os pais cuidam da casa; os príncipes, do Estado. Uns e outros deixam de se propor como fim último o bem geral e a perfeição que está destinada à humanidade e para a qual esta tem as disposições. O estabelecimento de um projeto educativo deve ser executado de modo cosmopolita. O bem geral é uma ideia que pode se tornar prejudicial ao nosso bem particular? Nunca! Já que, ainda que pareça que lhe devamos sacrificar alguma coisa, na verdade, trabalhamos desse modo, melhor para o nosso estado presente. E, então, quantas consequências nobres se seguem!
KANT, O. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999. p. 23. (Adaptado).
Considerando as ideias apresentadas no texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. A educação deve ser cosmopolita, pois a espécie é obrigada a extrair de si mesma todas as qualidades que pertencem à humanidade.
II. Uma boa educação visa à transmissão de conhecimentos e ao aprimoramento de experiências para a geração seguinte.
III. Os pais e os príncipes desejam que a educação de seus filhos e súditos, respectivamente, seja aperfeiçoada a fim de se alcançar o bem universal.
IV. O projeto educativo que se desenvolva com vistas a gerações futuras prejudica as gerações atuais.
É correto o que se afirma em
 d ) I e II, apenas.
QUESTÃO 2
Sobre o pensamento behaviorista, marque a alternativa correta.
d )Foi desenvolvido por pensadores como John B. Watson e B. Frederich Skinner a partir dos estudos de Ivan Pavlov sobre comportamento, estímulo e resposta.
QUESTÃO 3 *
(ENADE - 2011) Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim, através de um esforço continuado, a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Pareira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. p. 10-11.
Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações seguintes.
I. A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.
II. A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento, que se estendia pela matemática, astronomia, física, biologia, ética, entre outros.
III. A Grécia possuía diferentes cidades-estado com processos de ensino semelhantes e caracterizados pela igualdade de oportunidades aos diferentes segmentos da população.
IV. A educação grega foi caracterizada pela presença de diferentes pensamentos filosóficos como os de Sócrates, dos Sofistas Platão e Aristóteles, que compartilhavam dos mesmos ideais e processo de ensino.
É correto apenas o que se afirma em
b ) I e II
QUESTÃO 4
De um ponto de vista positivista, a forma mais plena de conhecimento é a que se baseia em princípios cientificistas. Efetivamente, isso significa que
 d ) deve-se obter ideias claras, com base em modelos científicos objetivos, capazes de chegar a resultados conclusivos e aplicáveis.
QUESTÃO 5
Existe atualmente uma grande uniformidade nos sistemas de ensino. Entretanto, essa uniformidade existe junto a um grande descompasso, que está no caminho da verdadeira globalização do conhecimento. Que descompasso é este?
 a ) As diferenças de desenvolvimento econômico, bem como disparidades culturais e sociais ao redor do globo.
QUESTÃO 6 *
(ENADE - 2008) A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população
b ) vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
QUESTÃO 7
Marque a alternativa que compreende eventos que tiveram impacto significativo no pensamento humanista e, consequentemente, na educação moderna.
 e ) A Era das Navegações, o desenvolvimento do pensamento antropocêntrico, a Reforma e a Contrarreforma.
QUESTÃO 8
Nos termos da Constituição da República, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
c ) educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
QUESTÃO 9 *
(ENADE - 2005) Leia e relacione os textos a seguir.
O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude. Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004. In: MAZZA, Mariana. JB on-line.
Comparando a proposta acima com a charge, pode-se concluir que
 c ) a dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.
QUESTÃO 10
A educação recebida pelo indivíduo no período renascentista variava muito conforme suas origens. Marque a alternativa mais coerente sobre este tópico
c ) Estudantes das classes subalternas, desde o século XII, frequentemente dependiam dos professores disponibilizados pelas dioceses locais.
QUESTÃO 11
Marque a alternativa que melhor explica a importância do ensino de História na abordagem populista.
 d ) A História era a educação política baseada no conhecimento das origens, dos caracteres e da estrutura das instituições políticas e administrativas brasileiras.
QUESTÃO 12 *
(ENADE - 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias.
Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais.
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era
 b ) inovador, pois compreendia a educação como um direito social.

Continue navegando