Buscar

Teorias e Práticas do Currículo PROVA 1

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Paulo Freire é considerado um dos grandes nomes da educação brasileira, conhecido pela metodologia de trabalho com Educação de Jovens e Adultos. Ele utilizava as experiências dos alunos como fonte de "temas geradores" para desenvolver as práticas em sala de aula. Referente à educação defendida por Freire, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Limitadora, pois é fortemente baseada no behaviorismo.
	 b)
	Depositária, pois os estudantes são passivos perante o aprendizado.
	 c)
	Interativa, trabalhando com diversas mídias.
	 d)
	Libertadora, favorecendo a formação humana e a ação transformadora.
	2.
	A avaliação é um processo dinâmico que se inicia pelo diagnóstico das aprendizagens e decorre a partir das falhas a serem superadas no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, dizemos que a avaliação não possui neutralidade, ela traduz o currículo e as aspirações do modelo social. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação conservadora coloca a avaliação a serviço de uma pedagogia dominante, cujo modelo teórico pressupõe a educação como um mecanismo de conservação e reprodução da sociedade.
II- As pedagogias hegemônicas foram se definindo historicamente nos períodos subsequentes à Revolução Francesa e ainda estão a serviço desse modelo social.
III- As teorias liberais têm o compromisso com a emancipação do sujeito.
IV- Qualquer forma de avaliação vale a pena, sobretudo aquelas que se preocupam com a verificação da aprendizagem de todos os alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	3.
	Historicamente, o negro e o índio foram demasiadamente discriminados. Atualmente, a valorização étnico-racial e cultural está prevista em lei, destacando a cultura negra e indígena. Referente à maneira de como o professor pode contribuir para atualizar a figura do índio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Incentivando a padronização cultural, em que o índio deve adequar-se à cultura da cidade.
	 b)
	Apresentando a imagem do indígena do período colonial como verdadeira e atual.
	 c)
	Supervalorizando a cultura indígena em detrimento às outras, conforme determinação legal.
	 d)
	Desconstruindo a imagem estereotipada, que leva ao preconceito contra os índios.
	4.
	O modo como as palavras baixa cultura aparecem em nossa sociedade acabam depreciando a noção de cultura popular, ao mesmo tempo em que privilegiam uma expressão intelectualizada, baseada em referências legitimadas por críticos e autores especializados em repertórios restritos à história da arte sobre o que seja alta cultura. O currículo, a exemplo da cultura, é formado por um conjunto de práticas em que os significados são construídos, disputados, rejeitados, contestados e compartilhados. Sobre alta e baixa cultura, analise as sentenças a seguir:
I- São conceitos importantes dentro da escolarização para detectar obras de arte e objetos de origem real.
II- A baixa cultura é definida pela classe dominante como uma cultura que não lhe pertence, apontando-a como banal e insignificante 
III- A baixa cultura geralmente é considerada indigna de legitimação acadêmica ou de alto prestígio social.
IV- O caminho da baixa cultura para a alta cultura deve ser entendido como um caminho natural para a "elevação cultural" de um povo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Segundo Young (2007), há conhecimentos que são mais importantes que outros, desenvolvidos nas escolas. Assim, existem dois tipos de conhecimento: curricular e não escolar. Young (2007, p. 1294) afirma que "existe algo no conhecimento escolar ou curricular que possibilita a aquisição de alguns tipos de conhecimento". Sobre as características do conhecimento curricular e do não escolar, analise as sentenças a seguir:
I- Conhecimento não escolar depende do contexto que o indivíduo se encontra inserido, refletindo sobre as resoluções de problemas cotidianos.
II- O conhecimento escolar nos estudos de Young recebe a denominação de conhecimento poderoso.
III- O conhecimento escolar depende do contexto vivenciado pelos alunos, valorizando exclusivamente suas experiências.
IV- Espera-se que na escola os alunos aprendam o conhecimento poderoso, não sendo oferecido em suas famílias.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n 101, p. 1287-1302, 2007.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	As narrativas contidas no currículo tradicional corporificam noções particulares sobre conhecimento, formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais. Sobre a lógica monocultural esboçada nesses currículos, analise as sentenças a seguir:
I- Sua concepção cultural reflete a epistemologia da lógica dominante.
II- Nessa perspectiva, o currículo faz uma opção clara pelo modelo eurocêntrico, cristão, masculino, branco e heterossexual.
III- Valorizam as ligações pessoais, a interação, a intuição e o pensamento divergente. 
IV- Valorizam as artes e a estética, o comunitarismo e a cooperação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A reforma necessária do pensamento é aquela que gera um pensamento do contexto e do complexo. O pensamento contextual busca sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre qualquer fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário. O complexo requer um pensamento que capte relações, inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais, realidades que são simultaneamente solidárias e conflitivas (como a própria democracia, que é o sistema que se nutre de antagonismos e que, simultaneamente, os regula), que respeite a diversidade, ao mesmo tempo que a unidade, um pensamento organizador que conceba a relação recíproca entre todas as partes (MORIN, 2005). Sobre o conceito de interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I- A perspectiva interdisciplinar emergiu para superar a fragmentação e a especialização do conhecimento, advindos da epistemologia positivista. 
II- Encontra-se articulada com o processo de ensino e aprendizagem, mas desvinculada da organização curricular e opções metodológicas educativas.
III- Apresenta uma relação de cooperação entre os especialistas que integram as disciplinas no mesmo projeto de trabalho educativo.
IV- Objetiva a recuperação da concepção de cultura, papel da escola e do homem, enquanto sujeitos atuantes no processo de ensino e aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
	 a)
	I.
	 b)
	II e III.
	 c)
	II, III e IV.
	 d)
	I, III e IV.
	8.
	O currículo é uma seleção culturalmente estruturada que determina a lógica do ensino. A cultura expressa nos currículos posiciona nossas percepções e representações nas complexas relações estabelecidas socialmente. Sobre currículo e cultura, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é um terreno onde os grupos marginalizados lutam pela manutenção das divisões sociais.
II- É preciso ficar atento a como determinados grupos e instituições escolares se colocam frente à realidade cultural, pois muitas vezes acabam concebendo-a de forma unitária e homogênea.
III- A escola deve ser um espaço de resistência, de produção, de busca, de crítica a das formashegemônicas.
IV- A escola deve ser espaço que oportuniza os alunos a aprenderem a agir com respeito, solidariedade e não violência frente à diversidade cultural.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos (AUSUBEL; NOVAK; HANESIAN, 1980). Para eles, as pessoas constroem significados com base na aprendizagem de questões gerais e pertinentes a um determinado tema, ao invés de compreenderem as situações específicas sobre o assunto. Os mapas conceituais inferem a aprendizagem de informações na mesma proporção que os textos, quando os organizadores gráficos necessitam ser construídos integrando informações complexas. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir:
I- A princípio o aluno não tem a consciência do processo de aprendizagem de um tema, mas nas dificuldades de entendimento passa a construir e estabelecer relações entre os conceitos. 
II- O professor precisa acompanhar o processo da turma na construção do mapa conceitual, para que todos na turma tenham o mesmo esquema e assim possam estudar o mesmo conteúdo para as avaliações.
III- O aluno na elaboração do mapa conceitual, percebe algumas lacunas, dúvidas com relação à compreensão de certos conceitos, necessitando buscar outras fontes de consulta como os livros e materiais de estudo. 
IV- A construção dos significados pelos alunos na elaboração dos mapas conceituais, permite o desenvolvimento de habilidades e sua autonomia no processo da aprendizagem dos conceitos. 
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. (1980). Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana.
	 a)
	I, III e IV.
	 b)
	I e IV.
	 c)
	III.
	 d)
	I, II e III.
	10.
	O currículo na educação passou por profundas transformações no último século e, consequentemente, por várias tendências ao longo do tempo, sendo elas: tradicional; crítica; pós-crítica e contemporânea. Sobre os preceitos da perspectiva crítica, analise as sentenças a seguir:
I- Reproduzir a cultura das classes dominantes.
II- Denunciar o racismo, as injustiças sociais e o sexismo.  
III- Mediar e reproduzir diferentes interpretações do ?eu?.
IV- Conscientizar os explorados de sua condição.
V- Evitar que um único discurso seja tido como certo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando