Buscar

Resenha Filme Extraordinario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação Especial I 2º ano Diurno
Professora: Mayara
RESENHA DO FILME: EXTRAORDINÁRIO
Material consultado para a Resenha Crítica:
Filme Extraordinário baseado no livro O Extraordinário de R. J. Palácio lançado em 2012.
O filme conta a história de um menino de 10 anos de idade chamado Auggie Pullman que nasceu com uma deformidade facial e que passou por 27 cirurgias plásticas e que até seus então foi alfabetizado em casa por sua mãe que é professora, e que decidiu que ele deve frequentar a escola pois esta preste a iniciar o quinto ano e ele precisa se esforçar para viver a sua nova realidade. E se para as crianças comuns já é difícil este inicio de aula em uma escola nova, com professores novos, colegas novos, conteúdo novo, para o menino o desafio seria ainda maior, pois ele precisaria lidar com as outras crianças encarando seu rosto, fazerem perguntas, comentários maldosos, comparações e até lidar com crianças assustadas com sua aparência. Auggie tem também o grande desafio de abandonar o capacete de astronauta que ele usa a 2 anos para esconder sua aparência, com o capacete ele se sente de certa forma seguro. 
O menino nesses momentos de insegurança e desconforto usa um mecanismo de defesa paralelo com sua realidade, sempre que ele se encontra em uma situação de desconforto, bullyng, constrangedora ele se imagina em um lugar que gostaria de estar e assim consegue seguir em frente, esse lugar que ele se imagina estar é no filme Star Wars e se iguala ao personagem “Chewbacca”. No filme o que mais se destaca é o fato do menino estar acostumado a ser o centro de tudo, o foco dos olhares das pessoas de fora e dentro do seu circulo familiar, principalmente de sua mãe que sempre foi superprotetora, mas quando a história muda para pontos de vista diferentes podemos entender como os outros personagens veem a si mesmos e a sua relação com o garoto.
Sua irmã Via, por exemplo, sempre foi compreensiva com os pais por eles se dedicarem muito ao garoto, mesmo que ela sinta falta da presença da mãe, falta do carinho, do abraço, e da companhia da mãe ela compreende que o irmão precisa mais do apoio dos pais do que ela. Descobrimos também ao longo do filme que a mãe de Auggie estava prestes a concluir sua tese do mestrado mas que por conta do nascimento do filho e a sua saúde debilitada nos primeiros anos de vida ela teve que interromper sua tese, e com Auggie na sua nova rotina na escola ela decide terminar sua tese e assim a faz. O novo desafio de Auggie envolve toda a sua família que é composta por seus pais, sua irmã e a cachorrinha da família, a dinâmica familiar em que todos se apoiam e se ajudam faz com que a ida de Auggie na escola deixe todos ansiosos e isso muda a rotina de todos inclusive da cachorrinha que agora não recebe mais os mesmos cuidados que antes, ela começa a ficar doente, porém com a rotina ninguém percebe e ela piora e acaba sendo sacrificada devido ao avanço da doença. 
A mãe de Auggie sempre utiliza frases de impacto que o ajudam a superar o bullyng e as adversidades do cotidiano. Auggie é uma criança extremamente inteligente, e aos poucos vai conquistando os coleguinhas na escola, alguns praticam bullyng com ele durante o decorrer do filme, fazem piadinhas, desenhos, Auggie tem muitos momentos de tristeza durante o filme, porém sua força de vontade em provar que ele é um garoto assim como todos os outros apesar de sua aparência incomum e pouco a pouco vai aproximando e conquistando o carinho de todos a sua volta. 
Auggie com sua superação durante ao filme nos mostra o quanto é importante a auto aceitação, durante o filme conseguimos ver o quanto uma síndrome afeta não somente o portador mas sim todos a sua volta. Mas com o esforço e dedicação de todos á sua volta todos os seus medos, angustias são solucionados, tornando assim um garoto como todos os outros, com muitos amigos, com toda sua família unida. O Extraordinário não é só um filme sobre um menino vítima das circunstâncias da vida. Com um formato leve que mistura sentimentos de alegria, diversão e tristeza, a história nos envolve pelo fato de ser real e ter os pés no chão, de mostrar que é possível enfrentar os nossos problemas, seja lá qual for, mas também de compreender e respeitar que cada pessoa enfrenta uma batalha interna da qual nem sempre ficamos cientes. Ou seja, por fora podemos estar plenos, mas por dentro, um conflito com os nossos próprios sentimentos pode estar iniciando silenciosamente, sem saber a proporção que irá tomar.
A narrativa do filme é feita através do ponto de vista de Auggie, mas se divide com os pontos de vista da irmã Via , do amigo Jack Will e da amiga de Via, Miranda com o propósito de revelar não só o que se passa na mente e no coração de Auggie, mas também como os demais enxergam o menino e como ele afeta positivamente a vida de cada um, com o seu jeito único, amável e espontâneo. Além disso, a divisão da narrativa tem o objetivo de mostrar as tais batalhas que cada um enfrenta e, ao mesmo tempo, como todos estão conectados. Da mesma forma que a história nos encanta e nos amolece, ela também revela o lado cruel de ser julgado sem ao menos ter a chance de mostrar quem somos de verdade. Tal julgamento ganha forma e diálogo entre Auggie e Julian, o menino responsável pelo bullyng e pelos dizeres mais duros e tristes do filme há vários pontos de vista que faz quem assiste ao filme ganhar uma perspectiva maior sobre Auggie, 
Extraordinário é um filme leve e repleto de bons sentimentos que, por meio da história de um garotinho com uma deformidade facial, dá lições sobre aceitação, gentileza e respeito. Mais do que extraordinário, o longa impacta dando a esperança de ensinar as pessoas a terem compaixão e serem melhores a cada dia.

Outros materiais