Buscar

ATIVIDADE DOMICILIAR ÉTICA 31 03 19 LEANDRO KARNAL - ANTONIO LIMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DOM PEDRO II
DISCENTE: ANANDA DE SOUZA DOS SANTOS 
DOCENTE: ANTÔNIO LIMA TURNO: NOTURNO
MATÉRIA: ÉTICA GERAL TURMA: 1º SEMESTRE
ATIVIDADE DOMICILIAR DE ÉTICA GERAL
PROVOCAÇÕES SOBRE ÉTICA: LEANDRO KARNAL
Palestra ministrada pelo Leandro karnal, (nascido em São Leopoldo, 1 de fevereiro de 1963) é um historiador brasileiro, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especializado em História da América. Que iniciou sua participação no 4º congresso sobre gestão de pessoas no setor público Paulista, em 2015 com o tema bem interessante, pois sempre que tratamos de serviço público, um termo que aparece de forma frequente, a ética, e não é pra menos, no serviço público, como o nome determina servimos ao público, deve-se produzir valor social, melhoria da convivência dos cidadãos na coletividade.
Leandro Karnal fala em sua palestra os valores éticos em torno da sociedade. Ele afirma que os jovens da atualidade têm mais conhecimento do que os mais velhos dos anos passados, explicando também, que a ética é um fator muito importante, visto que é ela quem cria a possibilidade de qualquer indivíduo ver e ser visto no meio social. Seu pensamento sobre a base ética de um adulto são os reflexos dos ensinamentos ainda na infância e que através do tempo é que estas ações se transformam e se constituem e o mesmo ironiza pelo tema e o local, logicamente com todos os motivos, logo após explica a consequência da modernidade, e seus excessos, ou na falta da comunicação pessoal. Ressaltando ainda que a ética é a acima de tudo a capacidade de estabelecer a comunicação. E que a ao agirmos com ética tudo fica bem mais fácil, bem menos complicado, e acima de tudo não podemos confundir o povo com o Estado. Dando exemplos, que ele mesmo fez, em uma sala de aula. 
Frisando a frase e Marx no Manifesto em fevereiro de 1848, “Tudo o que é sólido desmancha no ar”, onde os valores são muito rápidos, onde a novidade se sobrepõe, há uma atualidade ou uma atualização que por diversas vezes nos faz esquecer deveres primordiais da ética. Nessa mesma frase explica um mundo líquido, onde perdemos referências, aumentando a individualização ou o individualismo, onde ninguém tem certeza de como agir, de como criar seus filhos, não sabendo como agir com nossas crianças, estamos no mundo de liquidez contemporânea, e evidenciando a inversão de valores vigentes na sociedade atual. 
A sua forma de pensar sobre o mundo atual é bastante crítico, pois, para ele, as mudanças repentinas da atuação do indivíduo na sociedade em balanço com valor ético vêm se corrompendo, deixando de lado a importância e significância necessária para o estudo destas fontes que são precisas dentro do convívio humano.
No geral, a palestra de Leandro Karnal teve como principal objetivo, mostrar que as pessoas estão cada vez mais despreocupadas e se tornando dependentes da tecnologia, se individualizando e esquecendo o real valor da vida com ética, nos induzindo a reflexão dos nossos atos.

Continue navegando