Buscar

FIXAÇÃO 2

Prévia do material em texto

FIXAÇÃO 2 - Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Questão 1CorretoMarcar questão
Texto da questão
A leitura de formação de leitor tem por objetivo desenvolver no aluno a familiaridade com a língua escrita mediante a leitura de vários gêneros textuais, numa quantidade tal que o faça gostar de ler e de perceber a importância da leitura para sua vida pessoal e social, transformando-a num hábito capaz de satisfazer o gosto e a necessidade. Com base no enunciado analise as afirmações a seguir:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, II e IV.
c. I, II, III, IV e V
d. I, III e IV.
e.
I. A inserção do aluno no universo da cultura letrada por meio da leitura desenvolve a sua habilidade de dialogar com os textos lidos, auxiliando-o na formação de sua cidadania, cultura e sensibilidade.
II. Ensinar a ler é levar o aluno a reconhecer a necessidade de aprender a ler tudo o que já foi escrito, desde o letreiro do ônibus aos nomes das ruas, dos bancos e das casas comerciais – leituras fundamentais para a sobrevivência e orientação em uma civilização construída a partir da língua escrita.
III. Ler o jornal que vai relacioná-lo minimamente com o mundo lá fora; ler os poemas que vão dar concretude, qualificar e expandir os limites de seus sentimentos; ler narrativas que vão organizar sua relação com a complexidade da sua vida social.
IV. Ensinar a ler é também dar acesso aos meios expressivos necessários para que o aluno leia não apenas textos contemporâneos, dialogando com eles dentro de um universo comum de questões, problemas e descobertas, mas também textos antigos, para que ele possa perceber que a língua portuguesa que ele lê é produto do trabalho de pessoas como ele, que a tornaram capaz de expressar o que for necessário.
V. Assim que uma criança nasce já começa de alguma forma a aprender a ler com as pessoas que estão ao seu redor, a leitura faz parte do nosso cotidiano.
É correto apenas o que se afirma em:{
f. I, II, III e IV.
É o professor quem deve orientar o aluno para a definição de interlocutores, reais ou possíveis, para a reflexão mais profunda sobre os fatos abordados nos textos produzidos, fazendo sempre perguntas ao aluno a partir do seu texto para que seja enriquecido, ampliado. Ao mesmo tempo em que o educando reflete sobre o uso da linguagem no texto produzido por ele, deve refletir sobre a linguagem dos textos produzidos por outros.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 2CorretoMarcar questão
Texto da questão
Geraldi (1991, p. 100) define texto como uma sequência verbal escrita coerente formando um todo acabado, definitivo e publicado não quer dizer lançado por uma editora, mas simplesmente dado a público, isto é, cumprindo sua finalidade de ser lido. A destinação de um texto é sua leitura pelo outro, imaginário ou real. Por isso, cada professor em sala de aula deve vincular por meio da produção escrita conteúdos específicos da disciplina com a vida de seus alunos, solicitando-lhes que escrevam sobre aspectos de suas vidas e propor que esses textos sejam lidos para colegas e discutidos em sala de aula. Quanto à produção do texto na escola, Geraldi (2002) apresenta algumas condições necessárias. Seriam elas:
I. É preciso que o aluno tenha o que dizer.
II. Que tenha uma razão para dizer.
III. Que tenha para quem dizer.
IV. Que domine totalmente a escrita e a norma padrão.
V. Que domine a fala e a escrita na norma padrão;
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I.
b. III e IV.
c. I, II e III.
Quanto à produção do texto na escola, Geraldi (2002) apresenta algumas condições necessárias. É preciso que o aluno tenha o que dizer, que tenha uma razão para dizer, que tenha para quem dizer que se constitua como sujeito, assumindo a responsabilidade da palavra e que sejam escolhidas estratégias adequadas, de acordo com o interlocutor.
d. II e III.
e. V e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 3CorretoMarcar questão
Texto da questão
Vivenciando diferentes formas de comunicação, em situações reais e concretas de uso social da escrita, o aluno perceberá diferentes estruturações de textos. Sendo assim, aponte a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Gêneros textuais apenas se estabelecem por força de estudo rigoroso da língua, assim, cabe ao professor se ater às práticas de dissertação, descrição e narração.
b. Estudo de gêneros textuais diversificados é oportuno à educação, pois tal conhecimento facilita a comunicação em diferentes ambientes.
Espera-se que o aluno reflita sobre a importância do trabalho com diferentes gêneros textuais. Pretende-se também que o estudante perceba que tanto os gêneros tradicionalmente trabalhados como dissertação, descrição e narração, quanto os gêneros mais cotidianos como bula de remédio, edital de concurso, manuais, quadrinhos, entre outros, devem ser abordados em sala de aula.
c. Gêneros textuais como artigos científicos, entrevistas, resenhas e resumos devem ser priorizados em detrimento de cardápio, outdoor e classificados.
d. Gêneros textuais estabelecem informações corretas sobre a formalidade da língua padrão.
e. Gêneros textuais vão se estabelecendo socialmente e, portanto, não é oportuno que o professor aborde o estudo de gêneros não eruditos como bate-papo de computador, mensagens, piadas, entre outros.
Feedback
A resposta correta é: Estudo de gêneros textuais diversificados é oportuno à educação, pois tal conhecimento facilita a comunicação em diferentes ambientes..
Questão 4CorretoMarcar questão
Texto da questão
O desenvolvimento da capacidade de expressão na língua portuguesa, propiciando o acesso a uma nova forma de leitura do mundo e introduzindo o aluno num contexto gradativo de sistematização das situações de aprendizagem é uma finalidade da educação. Qual é afinal, a finalidade do trabalho com a língua portuguesa?
Escolha uma:
a. Facilitar a interpretação de vários gêneros teatrais, pois entendendo o texto, podem expressar com mais clareza e precisão o que pretendem passar.
b. Facilitar o raciocínio lógico do alunado, melhorando a postura e o tom de voz.
c. Facilitar compreensão do texto, na forma em que o aluno interpreta , porém conduzir texto de linguagem informal.
d. Facilitar a produção de textos do aluno, dando-lhe as condições ideais para tornar-se um escritor competente, um produtor de significados (e não um mero reprodutor de textos).
É o professor quem deve orientar o aluno para a definição de interlocutores, reais ou possíveis, para a reflexão mais profunda sobre os fatos abordados nos textos produzidos, fazendo sempre perguntas ao aluno a partir do seu texto para que seja enriquecido, ampliado. Ao mesmo tempo em que o educando reflete sobre o uso da linguagem no texto produzido por ele, deve refletir sobre a linguagem dos textos produzidos por outros.
e. Facilitar a interpretação de vários gêneros musicais, pois ajuda muito no momento da leitura das partituras.
Feedback
A resposta correta é: Facilitar a produção de textos do aluno, dando-lhe as condições ideais para tornar-se um escritor competente, um produtor de significados (e não um mero reprodutor de textos)..
Questão 5CorretoMarcar questão
Texto da questão
Somente o conhecimento pleno da língua que a escrita representa é capaz de oferecer ao leitor condições adequadas para uma leitura que englobe a decifração e a compreensão. Ou seja, para que o aluno leia um texto e compreenda o que está escrito, não basta decifrar os sons da escrita, nem é suficiente descobrir os significados individuais das palavras. Um texto é composto das relações entre as palavras e as frases em todos os níveis linguísticos. Baseado no que diz o enunciado, podemos dizer que:
I. O adequado é uma leitura na qual o leitor decifra o que está escrito, apropria-se das ideias que descobriu no texto, elabora todos esses conhecimentos como se fossem seus e, seguindo a lei da fidelidade ao literal do texto, passa a dizer o que leu, em uma fala que traduz o texto e revela seu modo de interpretá-lo.
II. A leitura é ponto vital para a interpretação. Interpretaré, antes de mais nada, compreender. A interpretação bem feita envolve uma leitura criteriosa.
III. Em se tratando de um texto, interpretar significa ir às entrelinhas, aos detalhes, às sutilezas da mensagem. Interpretar é ir além da superfície, penetrar fundo no texto, sentir todas as emoções que ele pode despertar.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I, somente.
c. III, somente.
d. I e II.
e. I, II e III.
A adequação do texto à turma é outro fator de grande importância. Não adianta o professor apresentar belos textos, mas de conteúdo abstrato para uma turma de segunda série, por exemplo. Considera-se que a exploração do texto deve ser principalmente oral, porque desperta e desenvolve a atenção, o diálogo e o senso crítico. Nesse sentido, devem ser evitadas as perguntas que fazem da resposta uma cópia mecânica.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 6CorretoMarcar questão
Texto da questão
Para os PCN (1998), ensinar a língua oral deve significar para a escola possibilitar acesso a usos da linguagem mais formalizados e convencionais, tendo em vista a importância que o domínio da palavra pública tem no exercício da cidadania.
A Professora Iêda Maria Janz Woitowicz, em sua aula de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, destaca que a oralidade é contraída nas relações sociais do nosso cotidiano, desde o nosso nascimento, somos participantes de circunstâncias sociais e cabe a nós nos comportarmos de um modo distinto em cada circunstância comunicativa.
Marque a alternativa correta segundo o que afirma o autor Luiz Antônio Marcuschi sobre a oralidade:
Escolha uma:
a. A oralidade enquanto prática social é inerente ao ser humano e será substituída por outra tecnologia. Ela será sempre a porta de nossa iniciação à racionalidade e fator de identidade social, regional, grupal dos indivíduos.
b. A interatividade pode ser alcançada apenas com simulações de exercícios gramaticais no cotidiano escolar.
c. Segundo o autor, a oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora, ela vai desde uma realização mais informal a mais formal nos mais variados contextos de uso.
Segundo o autor Luiz Antônio Marcuschi a oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora, ela vai desde uma realização mais informal a mais formal nos mais variados contextos de uso.
d. O autor destaca que a oralidade é um fenômeno natural equivalente para todos os homens, ainda que se manifestem em línguas que se fizeram historicamente desiguais.
e. Oralidade, segundo Marcuschi, é usada apenas nos contextos sociais basilares da nossa vida como no trabalho, no colégio, na família, na vida burocrática e na vida intelectiva.
Feedback
A resposta correta é: Segundo o autor, a oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora, ela vai desde uma realização mais informal a mais formal nos mais variados contextos de uso..
Questão 7CorretoMarcar questão
Texto da questão
Segundo Paulo Freire, a leitura não tem fronteiras, compreendendo todo o processo de aprendizagem que se inicia no instante do nosso nascimento. A leitura está relacionada à forma que é oferecida nas escolas, sendo a literatura infantil um ponto de partida para outros textos. Portanto, é necessário uma conscientização da importância da literatura infantil para a vida, para a formação de um povo.
Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F sobre o que é literatura infantil.
( ) Literatura é uma questão de leitura, restringia-se a mera decodificação ou repetição do autor.
( ) A literatura infantil é arte, e como arte deve ser apreciada e corresponder plenamente a intimidade da criança. A criança tem um apetite voraz pelo belo e encontra na literatura infantil o alimento adequado para os anseios da psique infantil, alimento esse que traduz os movimentos interiores e sacia os próprios interesses da criança.
( ) Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas
( )A literatura infantil, portanto, pode ser utilizada apenas como um "pretexto" para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler.
( ) Ler é interpretar, mas nem sempre é necessária a compreensão. Pode tratar de simples decifração de signos.
Alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V, V, F, V. F
b. V, V, V, F , V
c. F, V, F, F, F
d. F, V, V, F, F
Como destaca a Professora Iêda Maria Janz Woitowicz,a literatura infantil é arte, e como arte deve ser apreciada e corresponder plenamente a intimidade da criança. A criança tem um apetite voraz pelo belo e encontra na literatura infantil o alimento adequado para os anseios da psique infantil, alimento esse que traduz os movimentos interiores e sacia os próprios interesses da criança, a literatura não é, como tantos supõem, um passatempo. É uma nutrição.
e. F, F, V, V, V
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, F, F.
Questão 8CorretoMarcar questão
Texto da questão
A língua portuguesa já é entendida e falada pela criança que se vai alfabetizar, ela, geralmente com sete anos, demonstra estar em processo de aquisição da linguagem. Já sabe falar, entende o que dizem, tem diversidade de ações dependendo de situações, executa alguns trabalhos e, se é preciso, devido a circunstâncias adversas, sobrevive com essa capacidade de encontrar soluções para atravessar estágios de fome ou miséria. Nos encantamos em observar uma criança quando esta começa a discriminar os sons da fala, a pronunciar as primeiras palavras. Cada criança tem seu tempo e a aprendizagem do código linguístico procede da interação complexa entre a capacidade biológica e a estimulação ambiental e evolui de acordo com o progresso do desenvolvimento neuropsicomotor. Relacione as colunas de acordo com os estágios de desenvolvimento da aquisição da linguagem da criança.
I- Balbucio, produção de sons vogais.
II- Consoantes e vogais.
III- As primeiras palavras.
IV- Os enunciados de uma palavra.
V- Aquisição completa do processo de linguagem.
( ) em torno de 12 meses.
( ) entre os 10 e 12 meses.
( ) em torno dos 6 meses.
( ) dos 3 a 4 meses.
( ) aos 7 anos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. III, IV, I, II, V
b. I,V ,II, III, IV.
c. I, IV, II, V, III.
d. IV, III, II, I, V
Os estágios de desenvolvimento da aquisição da linguagem da criança são: Balbucio, produção de sons vogais dos 3 a 4 meses, consoantes e vogais em torno dos 6 meses, as primeiras palavras entre os 10 e 12 meses os enunciados de uma palavra em torno de 12 meses.
e. II, I, V, IV, III,
Feedback
A resposta correta é: IV, III, II, I, V.
Questão 9CorretoMarcar questão
Texto da questão
Segundo o Referencial Curricular Nacional, os livros didáticos de língua portuguesa destinados a educação infantil são fundamentais para oferecer para os alunos inúmeras oportunidades de se apropriarem do sistema de escrita, oportunizando o contato com textos que fazem parte do ambiente extraescolar. É importante frisarmos que atualmente com a ampliação de estudos sobre letramento e alfabetização surge a necessidade de distinguir e relacionar o que é alfabetização apropriação do ato de ler e escrever, e o que é letramento uso social da leitura e da escrita. Afinal, o panorama da sociedade atual exige cidadãos que participem do universo letrado. Nesse sentido, é necessário que o livro didático promova o contato com textos de diversos gêneros. A Professora Camila Marcelina Pasqual, em sua aula de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, destaca as sete atividades consideradas indispensáveis para trabalhar com alunos da Educação Infantil: familiarização com as letras, análise fonológica, identificação de letras epalavras, escrita, composição e decomposição de palavras, contagem de letras, cópia e diferenciação entre desenho e escrita.
Nesse contexto avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Familiarização com as letras são atividades que propõem o trabalho sistemático com uma determinada letra, no entanto essa atividade tem por objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras.
PORQUE
Sabe-se que a escrita concebe a pauta sonora, por isso é importante sugerir atividades que arranjam a relação grafofônica.
Diante desse contexto, contribui também para formação leitora do aluno.
Escolha uma:
a. As duas são alternativas verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. A primeira é uma alternativa verdadeira, e a segunda, falsa.
c. A primeira é uma alternativa falsa, e a segunda, verdadeira.
d. Ambas são alternativas falsas.
e. As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A Professora Camila Marcelina Pasqual, destaca as sete atividades consideradas indispensáveis para trabalhar com alunos da Educação Infantil: familiarização com as letras, análise fonológica, identificação de letras e palavras, escrita, composição e decomposição de palavras, contagem de letras, cópia e diferenciação entre desenho e escrita. Familiarização com as letras são atividades que propõem o trabalho sistemático com uma determinada letra, no entanto, essa atividade tem por objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras. Sabe-se que a escrita concebe a pauta sonora, por isso, é importante sugerir atividades que arranjam a relação grafofônica.
Feedback
A resposta correta é: As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira..
Questão 10CorretoMarcar questão
Texto da questão
A Professora Camila Marcelina Pasqual, em sua aula de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, nos questiona da seguinte forma: O que é uma hibridização de gêneros? Hibridização é a mescla de gêneros em que uma forma de gêneros serve de função para outros gêneros, isso ocorre frequentemente no ambiente virtual. Podemos citar como um exemplo híbrido de gênero digital, o chat, um gênero hipertextual que carrega sinais de transmutação do diálogo cotidiano, mesclando oralidade e escrita em um mesmo texto de suporte. Nesse contexto avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
O hipertexto proporciona uma leitura dinâmica não sequencial e não linear, que permite ao leitor percorrer diversos caminhos em busca de informações.
PORQUE
Vale ressaltar que os gêneros digitais são semelhantes ao hipertexto, visto que o hipertexto é um modo de produção textual dos ambientes digitais ou virtuais e que se estende a diversos gêneros. Diante do contexto, contribui também para formação leitora do aluno.
Escolha uma:
a. As duas são alternativas falsas.
b. As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira é uma alternativa verdadeira, e a segunda, falsa.
A Professora Camila Marcelina Pasqual, afirma que os Gêneros Orais desempenham um importante papel na realidade escolar e extraescolar: a oralização da escrita. Três formas são particularmente importantes: a recitação de poemas, a performance teatral em suas múltiplas formas e a leitura em voz alta. Trabalhar com a oralidade além de incluir o lúdico nas atividades cotidianas em sala de aula, contribui para a formação leitora do aluno.
d. As duas são alternativas verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
e. A primeira é uma alternativa falsa, e a segunda, verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: A primeira é uma alternativa verdadeira, e a segunda, falsa..

Continue navegando