Buscar

- Desafio Profissional doc pronto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE MATEMÁTICA
MARRION RIBEIRO DA COSTA, EAD8979238416
Psicologia da Educação
Fundamentos Filosóficos da Educação
Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação”
Tutora EAD Renata M. Schmidt
CAMPO GRANDE/CEADE
 2014
Introdução
 Com grande dificuldade com os problemas vigentes sobre a educação em sala de aula, a diversidade de desatenção é uma ocorrência constante.
 Com o método da terapia assistida por animais, pode-se evidenciar um quadro revertido com o professor o aluno.
 A onde o animal passa a ser uma atenção geral, posicionando os alunos na aprendizagem e o professor sobre o controle do ensinar. 
 O animal dócil ou feroz traz um estado de domínio e desafio, dando ao aluno a oportunidade de querer, a saber, e conhecer. 
 Passo1 - Perfil da turma/ características gerais
	Nome da Escola: Sol Amarelo
	Ano ou série: 4º ano
	Número de alunos: 29
	Meninos: 13
	Meninas: 16
	Descrição do perfil da turma:
 A turma do 4º ano- C, composta por 29 alunos com suas idades entre 9 e 10 anos, os mesmos residem nos bairros vizinhos da escola, com suas famílias a grande maioria de mães solteiras que vivem da renda da bolsa família e os pais com suas profissões na maioria são profissional liberal e outros vivem de bicos.
 Esta turma a maioria já domina a leitura e escrita, tem raciocínio lógico matemático, conseguem realizar cálculo mental e resolvem operações de adição e subtração, mas em língua Portuguesa ainda tem deficiência no uso da pontuação, na ortografia, conseguem interpretar texto com lógica, a maioria não tem problemas de segmentação.
 Durante o momento de leitura eles leem e mostram interesse, pois é uma turma bem participativa e alguns alunos apresentam problemas na grafia, com letras que dificulta a minha compreensão. Ainda tenho 08 alunos que se encontram com muita dificuldade na leitura e escrita 05 destes já se encontram nas hipóteses de escrita alfabéticas iniciais, mas 03 estão silábicos com valor sonoro.
 Passo 2 - Análise de problema comportamental
	Nome do Aluno (1): Pedro Henrique de Oliveira
	Idade: 9 anos
	Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:
 O aluno vem apresentando um comportamento agitado dentro do espaço escolar movimenta-se o tempo todo dentro da sala de aula e quando chamamos sua atenção para que se concentre nas atividades propostas, grita dizendo que não quer fazer nada.
Quando tentamos trabalhar em grupo a fim de socializar melhor o aluno, por um curto período conseguimos prender sua atenção diante do que lhe é proposto, porém logo perde o foco e começa a andar pela sala incomodando os colegas que estão focados em suas atividades.
O educando tem dificuldade para se socializar com os colegas, diante disso os educadores devem sempre estar atentos para auxiliá-lo nesta questão, promovendo atividades que possam fazer com que o aluno interaja com os colegas de sala.
Com frequência são oferecidas atividades diversificadas para que o aluno consiga se concentrar um pouco mais, porém nem sempre temos êxitos nas tentativas, pois o aluno resiste para fazer as atividades propostas.
	Nome do Aluno (2): Letícia Albuquerque
	Idade: 10
	Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:
 A aluna realiza as atividades escritas com grande facilidade, porém em atividades de interação com os colegas deixa a desejar, visto que apresenta grande dificuldade de relacionamento.
No decorrer das aulas a aluna, auto se isola do grupo, quando é tentado fazer a interação da mesma, se nega a sentar com qualquer colega, permanecendo sempre só. Em atividades livres, senta-se distante de todos e não cumpre o que lhe é proposta, não participa de jogos e brincadeiras direcionadas.
Por mais que os professores tentem fazer um trabalho de mediação e interação com a aluna para promover a socialização da mesma, sempre apresenta resistência no quesito de relacionamento entre os colegas e professores.
O comportamento da aluna preocupa a equipe pedagógica da escola, tendo em vista que, é importante para o desenvolvimento da aluna a interação com o grupo de alunos e professores.
 Passo 3 - Análise de problema de aprendizagem
	Nome do Aluno (3): Fernando Pessoa
	Idade: 9 anos
	Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem:
 Recebemos o aluno no 3º bimestre o mesmo mostrou-se logo de início desinteressado e com distúrbio comportamental, apresentando resistência para acatar regras e combinados do espaço escolar, desobedecendo assim constantemente professores e funcionários da instituição.
O aluno ainda não estava alfabetizado, estando na escrita no estágio pré-silábico. Foram realizadas com o aluno ao longo dos dois bimestres, atividades diferenciadas em torno da busca pela aquisição da leitura/escrita. As leituras foram tomadas de forma individualizada, em uma rotina diária com horários pré-estabelecidos, o aluno recebeu também apoio das professoras da biblioteca, com acompanhamento n leitura uma vez por semana. Todavia, o aluno não apresentou avanços significativos, pois sempre nos momentos de leitura mostrou-se desinteressado, reclamando que estava cansado e que não queria estudar.
Hoje o aluno esta no nível silábico, com muita dificuldade na leitura autônoma. 
Seu raciocínio lógico é muito bom, realiza os cálculos propostos apresentando facilidade na disciplina. Os responsáveis estão cientes em relação ao desenvolvimento do aluno, visto que, foram chamados e comunicados.
Sendo assim, saliento através deste que o aluno apresenta dificuldade em torno da leitura/escrita.
 Passo 4 - Implementação do Projeto 
	1 – Definição do (s) animal (s) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.
	 Os cães podem atuar como facilitadores são variados. Eles podem ajudar a evitar o bullying, faltas escolares e problemas de comportamento, além de promover a leitura e o desenvolvimento das habilidades sociais, ensinar sobre responsabilidade, reforçar a autoestima, e como apoio em casos de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e autismo.
	2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.
	 Para cada situação, são sugeridas diversas dinâmicas com pacientes e terapeutas, com a assistência dos animais. Por exemplo, no caso de uma criança autista, a comunicação verbal que um animal exige é consideravelmente inferior à de um ser humano. Um exemplo é ensinar a criança a dar ordens simples ao cachorro, como sentar e levantar. O fato de o animal obedecer com um comando simples permite que a criança mude os papéis habituais e aprenda a exercer algum controle sobre seu entorno.
 As crianças com problemas comportamentais que tendem a desvalorizar amigos, pais e outros adultos para justificar o próprio comportamento agressivo, costumam perceber os animais e sua participação na terapia de forma positiva, facilitando a cooperação e o progresso do tratamento.
	3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.
	 A proposta é expor o aluno em uma interação com o animal, sem afetividade direta, mas sim técnica, posicionando o aluno como o instrutor do animal.
 Exercendo suas habilidades e interesses em aprender e ensinar.
	4 – Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.
	 A avaliação e conceito podem ser requeridos tanto por notas disciplinares como por meio das atividades comportamentais, dentro ou fora de aula.
 As avaliações do aluno têm por meio de nível de atenção em sala de aula e dialogo descritivo sobre sua interação com o cão e descrição das atividades em seu diário sobre o mesmo. 
	5 – Definição dos objetivos gerais e específicos o projeto.
	 Em todo o projeto, deve-se manter a atenção dos profissionais da saúde e bem-estar do animal e seu adestrador, tendo a eles as aptidões pedagógicas em terapia assistidapor animais.
 O objetivo é estimular os alunos com baixo nível de interesse e desatenção, e interagir socialmente os alunos, deixando a cada um a trocar experiências e conceitos sobre suas atividades com o animal. 
Passo 5 – Apresentação dos resultados esperados
	Problemas Comportamentais
	Resultados Esperados – Aluno (1):
 O aluno Pedro Henrique se espera uma interação com as regras e normas da escola, viabilizando uma tendência às disciplinas propostas pelos docentes. 
	Resultados Esperados - Aluno (2):
 A aluna Letícia se espera a vencer sua timidez e o seu conceito de auto rejeição.
 Aos pais da Letícia foi comunicado a interação ao programa e aconselhado que adotasse um bichinho de estimação a ela.
	Problemas de Aprendizagem
	Resultados Esperados - Aluno (1):
 O aluno Fernando Pessoa se espera uma conduta disciplinar e comportamental em sala de aula, se atentando as atividades propostas e respeito para com o corpo de docentes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Na área da educação cães, ratos, coelhos, porquinhos-da-índia e até algumas aves têm auxiliado o trabalho com crianças e adolescentes, tornando-o mais atrativo e auxiliando o tratamento de problemas de linguagem, de percepção corporal e de controle da ansiedade. A experiência mostrou-se promissora no tratamento de crianças com hiperatividade e com quadros depressivos (JULIANO ET al., 2007).
 A importância dos animais na sociedade não tem limites. A interação homem–animal desde o começo dos tempos sempre nos trouxeram benefícios. Eles estão sempre prontos e dispostos a nos ajudar, então cabe a nós humanos cuidar desses ”terapeutas” tão dedicados, respeitando e protegendo das atrocidades cometidas pelo próprio homem com criaturas tão inteligentes e importantes para nossa sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/terapia-com-animais/
http://breltchat.wordpress.com/2012/04/30/como-lidar-com-alunos-com-necessidades-especiais-um-resumo-do-chat-do-dia-2604/
http://consueliam.blogspot.com.br/2012/04/perfil-da-turma-4ano-c.html
Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária é uma publicação semestral da Faculdade de Medicina
Veterinária e Zootecnia de Garça FAMED/FAEF e Editora FAEF, mantidas pela Associação Cultural e
Educacional de Garça – ACEG. Rua das Flores, 740 – Vila Labienópolis – CEP: 17400-000 – Garça/SP – Tel: (0**14)
3407-8000 – www.revista.inf.br – www.editorafaef.com.br – www.faef.br.
e:///C:/Users/Dayane&Marrion/Documents/Faculdade%20Matemética/ateac_estatuto.pdf
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Continue navegando