Buscar

FLORESTAS PLANTADAS 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Antônio herdou a propriedade Fazenda Brejo das Almas de seu avô. A região na qual a fazenda está localizada é referência em produção de eucalipto para a produção de carvão. No entanto, Antônio não quer plantar eucalipto porque acredita que será difícil concorrer com os grandes produtores e também porque gostaria de uma cultura diferente. Ele, então, contrata você para fazer um diagnóstico de mercado e das potencialidades da fazenda, para assim poder escolher a cultura a implantar. Dentro deste contexto, assinale a alternativa que contém informações referentes às características de mercado que você deve levantar para apresentar para o Antônio.
a) Finalidades da produção de madeira mais requisitadas e demandadas, existência de mercado, localização dos principais consumidores.b) Benefícios sociais que a atividade florestal traz para a sociedade e para os produtores.c) Estimativa de crescimento populacional e da demanda por alimento.d) Os principais estados e regiões produtoras de eucalipto e pinus no Brasil.Responder
"Exatamente! A resposta correta é a alternativa “a”. Para a melhor definição e condução de seu plantio florestal, o produtor deve estar atento à finalidade da produção de madeira mais requisitada e demandada na região, à existência de mercado e localização dos principais consumidores.
Acompanhe a explicação para as demais alternativas:
• Apesar de a atividade florestal trazer muitos benefícios para a sociedade e para os produtores, esta alternativa não apresenta nenhuma característica referente ao mercado que deva ser considerada nessa análise. Por isso, a alternativa “b” está incorreta.
• A estimativa de crescimento populacional se apresenta como uma oportunidade de mercado a longo prazo, sendo uma boa justificativa para animar o produtor florestal que se encontra desanimado, devido as instabilidades comercias atuais, mas esta opção não apresenta nenhum indicador de mercado. Por isso, a alternativa “c” está incorreta.
• Apesar de ser interessante conhecer os principais estados e regiões produtoras de eucalipto e pinus no Brasil, a alternativa não apresenta características de mercado. Por isso, a alternativa “d” está incorreta."
2. João tem uma propriedade em Curvelo, com uma área de 10 hectares com eucaliptos de 6 anos de idade, plantados no espaçamento de 3 x 2 metros, constituindo um total de 1.666 árvores/hectare. Ele deseja fazer uma colheita, retirando apenas parte das árvores, cerca de 80%, destinando essa madeira à produção de mourões tratados. As árvores remanescentes serão conduzidas à produção de madeira para a serraria. E as brotações das cepas também serão conduzidas para mais um ciclo de cultivo. Dessa forma, João terá uma floresta com dois estratos, um inferior formado pelas brotações e o superior formado pelas árvores não cortadas. Dentro desse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao sistema de manejo adotado por João para a sua floresta.
a) Alto fuste.b) Talhadia simples.c) Talhadia composta.d) Desbaste.Responder
"Exatamente! A resposta correta é a alternativa “c”. A talhadia composta é o sistema no qual parte das árvores é cortada e outra parte não. Sendo a parte remanescente conduzida para a produção de madeira de maior valor agregado, juntamente com as brotações das árvores colhidas.
Acompanhe a explicação para as demais alternativas:
• O sistema de alto fuste consiste no corte raso da floresta e na reforma do povoamento (plantio de novas árvores). Por isso, a alternativa “a” está incorreta.
• No sistema de talhadia simples é feito o corte raso e, posteriormente, a condução da brotação de todas as cepas no povoamento. Por isso, a alternativa “b” está incorreta.
• Desbaste consiste na prática de retirada de parte das árvores e não em um sistema de manejo, propriamente dito. Por isso, a alternativa “d” está incorreta."
3. A escolha da espécie que será utilizada na formação do povoamento florestal é decisiva para o sucesso do empreendimento, pois a escolha de uma espécie errada pode acarretar uma produtividade ruim ou a não aceitação deste produto no mercado. O produtor individual, que quer iniciar seu plantio, deve ficar atento a quais caraterísticas para a correta seleção da espécie?
a) A primeira coisa a ser considerada na escolha da espécie é a finalidade da madeira produzida, seguida por adaptação às condições do solo, do clima local e do sistema de produção a ser utilizado.b) Adaptação às condições do solo e do clima são as características que o produtor deve levar em consideração na escolha da espécie a ser implantada.c) O produtor deve optar por plantar o material que tenha acesso, mesmo que este material não tenha sido testado na sua região e as características da madeira produzida não sejam as desejadas pelo mercado.d) O sistema de produção utilizado que irá definir qual espécie será implantada, pois uma espécie plantada no sistema de talhadia simples não pode ser usada no sistema de alto fuste.Responder
"Exatamente! A resposta correta é a alternativa “a”. A definição da finalidade da madeira é a primeira característica a ser observada, pois espécies diferentes possuem características distintas na sua madeira, sendo seguida pelas particularidades de solo, clima e sistema de produção a ser utilizado.
Acompanhe a explicação para as demais alternativas:
• A adaptação da espécie às condições do solo e clima é muito importante na definição da espécie, mas não é a única a ser considerada. A finalidade da madeira e o sistema de produção utilizado são também muito importantes. Por isso, a alternativa “b” está incorreta.
• Testes que comprovem a viabilidade de determinada espécie às condições locais de solo e clima são necessários, pois uma espécie produtiva em um lugar pode não se adaptar a outro local com condições de solo e clima diferentes e a finalidade da madeira, também, é muito importante na definição da espécie. Por isso, a alternativa “c” está incorreta.
• O sistema de produção é muito importante na definição da espécie, porém não é a única característica que deve influenciar. É verdade que algumas espécies não se adaptam bem ao sistema de talhadia, sendo conduzidas apenas em alto fuste, mas também existem espécies que se adaptam a diferentes sistemas de produção. Por isso, a alternativa “d” está incorreta."
4. No momento da definição do espaçamento, algumas características devem ser levadas em consideração, tais como: espécie a ser plantada; grau de melhoramento genético do material; fertilidade do solo no local; e objetivo do plantio. Determinado produtor deseja fazer o plantio florestal em uma área de baixa fertilidade do solo, com pouca disponibilidade de água, com o objetivo de explorar múltiplos produtos em sistema de talhadia composta. Baseado nessas características escolha a opção correta:
a) O produtor deverá optar por um espaçamento menor, colocando mais árvores por hectare, pois nessas condições de solo e clima as plantas vão competir menos.b) O produtor deverá optar por um espaçamento maior, colocando menos indivíduos por hectare, visto que ciclos mais curtos de cultivo demandam espaçamentos maiores que possibilitem um volume individual superior.c) O produtor deverá optar por um espaçamento maior, pois diminuirá a quantidade de indivíduos por hectare, reduzindo a competição entre as plantas. E para produção de múltiplos produtos e condução da talhadia, o espaçamento maior tem melhores resultados.d) O produtor deverá optar por espaçamento menor, para favorecer o brotamento e a condução da talhadia, pois em ambientes mais sombreados, a cepas brotam melhor.Responder
"Ah, não. Você ainda não acertou. Mas, não prossiga no curso sem antes compreender corretamente a escolha do espaçamento. A alternativa correta é a “c”. Em ambientes de baixa disponibilidade de água e de baixa fertilidade do solo, são recomendados maiores espaçamentos para diminuir a competição entre os indivíduos. Em sistemas de cultivo com talhadia composta é recomendado maiores espaçamentos, para que os indivíduos restantes não sombreiem as cepas.
Acompanhe a explicaçãopara as demais alternativas:
• Em condições de estresse hídrico e deficiência nutricional a competição entre as plantas é maior, pois existe menor quantidade dos recursos disponíveis. E como nos espaçamentos menores há um maior número de indivíduos por área, aumenta essa competição. Por isso, a alternativa “a” está incorreta.
• Ciclos curtos demandam espaçamentos menores que possibilitem o aumento da produção por área, mesmo que em detrimento da produção individual. Para ciclos mais longos são recomendados maiores espaçamentos. Por isso, a alternativa “b” está incorreta.
• Espécies que tenham maior capacidade de brotamento necessitam de espaçamento maior quando forem plantadas para condução futura em regime de talhadia ou de talhadia composta. Por isso, a alternativa “d” está incorreta."
1. O preparo da área para plantio de eucalipto deverá considerar como prioridade a conservação do solo por meio do revolvimento mínimo e da descompactação do mesmo. Considerando essa priorização, é correto afirmar:
a) O revolvimento mínimo diminui a degradação ou “queima” de matéria orgânica.b) O revolvimento mínimo diminui a taxa de entrada de água no solo.c) O revolvimento mínimo reduz o desenvolvimento das raízes do eucalipto.d) O revolvimento mínimo aumenta o custo de implantação da área.Responder
"Exatamente! A resposta correta é a alternativa “a”. O revolvimento mínimo reduz a degradação ou “queima” de matéria orgânica ao apresentar menor quantidade de solo exposto.
Acompanhe a explicação para as demais alternativas:
• O revolvimento mínimo aumenta a taxa de entrada de água no solo. Por isso, a alternativa “b” está incorreta.
• O revolvimento mínimo promove um bom desenvolvimento das raízes do eucalipto. Por isso, a alternativa “c” está incorreta.
• O revolvimento mínimo diminui o custo de implantação da área ao possibilitar o preparo de menor quantidade de solo. Por isso, a alternativa “d” está incorreta."
2. A deficiência de fósforo é a que mais prejudica o crescimento de eucalipto no Brasil. Você, como consultor, foi contratado por um silvicultor que deseja implantar 100 hectares de eucalipto em sua propriedade, localizada em área de Cerrado de Minas Gerais. Em relação à adubação fosfatada, qual recomendação deve ser dada ao silvicultor?
a) O adubo fosfatado deve ser aplicado em toda a área de plantio.b) O fósforo deve ser fornecido à planta 90 dias após o plantio, na adubação de cobertura.c) O fósforo deve ser aplicado no sulco feito com o subsolador e uma adubação localizada próxima à muda.d) O adubo fosfatado deve ser aplicado em superfície.Responder
"Exatamente! A resposta correta é a alternativa “c”. Por ser pouco móvel no solo, o fósforo deve ser aplicado no sulco feito com o subsolador e uma adubação localizada próxima à muda.
Acompanhe a explicação para as demais alternativas:
• O adubo fosfatado não precisa ser aplicado em toda a área de plantio, pois ele é pouco móvel no solo, devendo ser colocado em um ponto onde a raiz possa prontamente fazer uso dele. Por isso, a alternativa “a” está incorreta.
• Apesar da importância do nutriente, não adianta pôr fósforo de qualquer forma. Colocar este nutriente um tempo depois do plantio não adianta muita coisa. O ideal é aplicar no momento do plantio. Por isso, a alternativa “b” está incorreta.
• O fósforo não se move no solo e, portanto, se for aplicado na superfície não vai adiantar muita coisa para as raízes do eucalipto. Por isso, a alternativa “d” está incorreta."
3. Um silvicultor plantou 100 hectares de eucalipto em sua propriedade, localizada em área de Cerrado de Minas Gerais. Para decidir se seria viável fazer o replantio na área, o silvicultor entrou em contato com o consultor que elaborou o projeto para tomarem a decisão em conjunto. A respeito do replantio, é correto afirmar:
a) O replantio deve ser realizado 90 dias após o plantio, junto com a adubação de cobertura.b) Deve-se optar por um replantio a pleno Sol e com mudas tratadas com a calda de cupinicida mais monofosfato de amônio (MAP).c) As mudas para o replantio devem ser estocadas à sombra entre o plantio e o momento do replantio.d) Quando o percentual de falhas do talhão for superior a 2% ou ocorrerem mortes em reboleiras, deve-se efetuar o replantio.Responder
Exatamente! A resposta correta é a alternativa “d”. Quando o percentual de falhas do talhão for superior a 2% ou ocorrerem mortes em reboleiras, é viável efetuar o replantio.
Acompanhe a explicação para as demais alternativas:
• É indicado que o replantio seja realizado, no máximo, até 21 dias após o plantio. Por isso, a alternativa “a” está incorreta.
• Deve-se optar por realizar o replantio com tempo chuvoso e com mudas tratadas com a calda de cupinicida mais monofosfato de amônio (MAP). Por isso, a alternativa “b” está incorreta.
• Uma das causas de mortalidade no campo é a estocagem de mudas à sombra, na propriedade, antes do plantio. Isso não é recomendável, também, porque pode quebrar o efeito da rustificação. Por isso, a alternativa “c” está incorreta.

Outros materiais