Buscar

APS Estrutura e Função - IBMR2019.2 (Nota Máxima)

Prévia do material em texto

2-Responder questões referentes ao tema abordado
A) Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame.
R: Foi usado os planos Sagital , Coronal/Frontal, Transversal/axial
B) O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico.
R: 
C) Quais as células que constituem o tecido nervoso?
R: O tecido nervoso é formado pelas Células da glia.
D) O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo.
R: As células que compõe o nervo é o neurônio, o neurônio possui estruturas como o corpo celular,dendritos, terminal sináptico e axônio, essas estruturas servem para armazenar substâncias que são responsáveis no sistema nervoso, fazer ligação entre neurônios, levar potenciais de ação e receber os mesmos. São feixes contendo muitos axônios, cujos os corpos celulares de seus neurônios se encontram no sistema nervoso central. Os nervos e as fibras nervosas são revestidas por tecido conjuntivo formando várias camadas. 
E)Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor nessa área do tronco encefálico.
R: Pelos sintomas no diagnóstico, o paciente apresenta paralisia facial e a relação com o tronco encefálico é que o troco encefálico está entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos. Ele possui três porções: o bulbo raquidiano, a ponte e o mesencéfalo. É no tronco encefálico que se encontra fixo o cerebelo. Tumores nesta região podem causar fraqueza, rigidez muscular, ou problemas com a sensação, movimento dos olhos, audição, movimento facial, coordenação dos pés ou deglutição.
F)Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
R: Quando o neurônio recebe um estímulo nervoso do tipo limiar ou supralimiar, sua d.d.p. de repouso é elevada até o limitar de despolarização ou o ultrapassa, respectivamente, desencadeando o potencial de ação. Aí na membrana celular abrem canais de sódio (Na+). Com isso, grande quantidade de sódio entra na célula, tornando seu interior mais positivo e seu exterior mais negativo. Este mecanismo é chamado de despolarização.
A entrada de grande quantidade de sódio na célula estimula o fechamento dos canais de Na+ e a imediata abertura de canais de potássio, ocorrendo a saída de K+. Nesta fase, a bomba de sódio-potássio funciona transportando ativamente três moléculas de Na+ para o exterior e colocando duas moléculas de K+ no interior da célula, fazendo seu interior mais negativo e seu exterior mais positivo.O transporte ativo de íons envolve gasto de energia, nesse caso, ocorre o aumento da atividade metabólica celular para obter mais suprimento energético. Na célula, uma molécula de adenosina trifosfato (ATP) é quebrada, liberando um fosfato inorgânico (Pi), uma molécula de adenosina difosfato (ADP) e energia, necessária para o transporte dos íons. A repolarização faz com que o potencial de membrana volte a ser negativo.
G)A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação.
R As sinapses elétricas ocorrem mediante a passagem de íons entre os neurônios, de forma que as membranas torna-se despolarizadas, além do sinal ser mais rápido. Já as sinapses químicas ocorrem mediante a transmissão do impulso nervoso por capazes de modular respostas específicas em células-alvo, de forma análoga ao sistema endócrino, na presença dos hormônios..

Continue navegando