A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
eniac 22102019

Pré-visualização | Página 1 de 2

2
OFICINA DE EDIFICAÇÕES, TÉCNICAS E MATERIAIS / PROJETO INTEGRADOR
RUAN GARCIA ALMEIDA DE LAPUENTE – RA 516222019
PAULO OTAVIO MENDONÇA FERREIRA – RA 517602019
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO
ARAÇATUBA - SP
2019
ENIAC ENSINO BÁSICO E SUPERIOR
RUAN GARCIA ALMEIDA DE LAPUENTE - RA516222019
PAULO OTAVIO MENDONÇA FERREIRA - RA517602019
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO
 
Trabalho de Conclusão de Módulo Oficinas de Edificações, técnicas e materiais da Faculdade ENIAC, apresentado à disciplina de Oficinas de Edificações, técnicas e Materiais / Projeto Integrador.
Profª. Danielly Arcini de Souza 
Sumário
1. resumo	7
2. introdução	8
3. objetivo	8
4. metodologia	8
4.1 apresentação da praça	9
QUESTÃO 7	10
QUESTÃO 8	10
QUESTÃO 9	11
QUESTÃO 10	11
QUESTÃO 11	11
QUESTÃO 12	11
QUESTÃO 13	12
 referencias	13
1. RESUMO 
No presente trabalho foram destacados todas as necessidades, especificidades e aplicabilidade do sistema de estrutura mista de um templo multirreligioso e a revitalização da praça Dr. Rubens Furquim, ambos situado na cidade de Lins, no interior de São Paulo. 
2. INTRODUÇÃO 
Foram encontrados inúmeros problemas existentes para a implantação do templo, sendo estes de caráter social e econômico. 
A praça encontra-se em péssimas condições de acessibilidade e mobilidade para os frequentadores, principalmente para os deficientes físicos e devido a falta de iluminação, pode ocasionar riscos à segurança dos moradores.
A praça é de domínio público, sendo a falta de recursos por parte dos órgãos públicos um dos principais fatores para a permanência dos problemas que se encontra.
O motivo inicial para a escolha da praça foi o aumento significativo no índice de roubos e assaltos que ocorreram nos últimos anos, dentro e no entorno da praça. 
A construção do templo multirreligioso permite atingir uma massa social, portanto, a pesquisa pode ser importante para todo o tipo de frequentador sem restrições de sexo ou idade ou perfil sócio econômico, tão pouco credo, mas sim abrangendo um espaço para todos dentro da sociedade, visto que a praça se encontra abandonada.
MAPA CONCEITUAL 
Figura 01: Mapa conceitual do projeto
Fonte: Autor.
3. OBJETIVO
A finalidade do trabalho é solucionar os problemas mais evidentes já destacados neste trabalho, para que atenda todas as necessidades no âmbito social dos atuais e novos frequentadores. 
Para a solução deste trabalho, iremos nos basear na revitalização da praça e na construção do templo multirreligioso, afim de garantir a segurança e acessibilidade para todos, pois isso é um direito previsto na constituição.
Será destacado também, qual o tipo de sistema estrutural empregado para a construção do templo e os materiais utilizados para a revitalização da praça e as técnicas aplicadas. 
4. METODOLOGIA 
4.1 APRESENTAÇÃO DA PRAÇA
Para o desenvolvimento do TCM, vamos utilizar como fonte de coleta de pesquisa e informações a Praça Dr. Rubens Furquim, situado na cidade de Lins, no interior de São Paulo, com uma área total de 4.592 m². No entorno, possui áreas residenciais e comerciais, tendo como ponto de referência a lanchonete Chips e o restaurante 3 Azes. 
4.2 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA PRAÇA
A Avenida José Ariano Rodrigues é predominantemente residencial com 88,66% endereços residenciais e está localizada no bairro de Jardim Ariano. 
Com mais de 85 domicílios, a Avenida José Ariano Rodrigues caracteriza-se por 92,94% de domicílios constituído de casas, sobrados ou similares e 7,06% de 4 edifícios de apartamentos ou conjuntos residenciais com vários domicílios de famílias distintas.
Figura 02: Localização da Praça Dr. Rubens Furquim
Fonte: https://www.google.com/maps/place/Lins+-+SP/@-21.6811788.
4.3 IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO
Para a implantação da solução será atendido todos os aspectos de conforto ambiental. O novo ambiente, precisa ser agradável e que promova o bem-estar dos envolvidos, ou seja, iluminação, conforto, ventilação, cores, sendo todos estes pontos afetam positivamente às pessoas que frequentam o local. 
4.3.1 ACÚSTICO 
Ao refletirmos a respeito da acústica, precisa-se incluir alguns subsídios como som, barulho e ruído. O projeto acústico do templo terá como objetivo de corrigir ou minimizar os ruídos ou ecos existentes, os quais são danosos às suas qualidades de ressonância e o seu tempo de reverberação, a fim de aperfeiçoar a compreensão da palavra, a percepção de sons.
4.3.2 ILUMINAÇÂO
Ao se tratar de ambientes religiosos, a iluminação difere-se das demais neste ambiente, exigindo um entendimento da organização do espaço, respeitando a liturgia, solicitando uma análise do espaço, das exigências para celebração e dos atos de orações individuais e em grupo. 
O projeto de iluminação terá como ponto principal a luz natural, como uma condição para o processo de incentivo do projeto arquitetônico, utilizando-se como ponto chave dos elementos construídos, o resultado final será a concepção de um ambiente de qualidade com menos impacto ambiental.
4.3.3 VENTILAÇÃO
Para otimizar a luz natural, será feito um estudo para entender e analisar a direção, intensidade e distribuição dos ventos, respeitando o dia em si e as estações do ano. 
O estudo da ventilação constituirá de informações satisfatórias sobre os ventos locais e ventos dominantes. Sendo este, mais um fator primordial para estabelecer um projeto religioso.
4.4 STAKEHOLDERS ENVOLVIDOS 
Figura 03: Lanchonete Chips
Fonte: Google maps.
Figura 04: Restaurante 3 Azes
Fonte: Google maps.
Figura 05: Clínica
 
Fonte: Google maps.
Figura 06: CCBEU
Fonte: Google maps.
Figura 07: Hospital UNIMED
Fonte: Google maps.
5. DESENVOLVIMENTO 
No desenvolvimento deste trabalho, iremos fazer o uso de estrutura mista, ou seja, a combinação de dois materiais: concreto armado e estrutura metálica. 
 O concreto armado é uma estrutura que emprega armações feitas com barras de aço. Essas ferragens são utilizadas devido à sua baixa resistência aos esforços de tração do concreto, que tem alta resistência á compressão. Além de ser a técnica mais utilizada em todo o mundo, o concreto armado apresenta vantagens de ser capaz de adquirir qualquer forma de moldagem, fácil aplicação e por fim não menos importante, o concreto faz a proteção do aço por conta do seu cobrimento. 
O outro tipo de estrutura que será utilizado é a estrutura de aço, que vai ser aplicada na fachada e cobertura. Nessa estrutura serão compostos de perfis de aço com fechamento de vidro na fachada para manter o ambiente com a luz natural. 
5.1 PROBLEMAS ENCONTRADOS
Nós fomos até o local da implantação da obra e tiramos algumas fotos que estão em anexo, para evidenciar os problemas existentes destacados da praça em analise, antes de darmos início a construção do templo propriamente dito. 
Figura 08: Falta de iluminação
 Fonte: Autor.
Figura 09: Calçada trincada
Fonte: Autor.
Figura 10: Entulho
Fonte: Autor.
Figura 11: Falta de vegetação
Fonte: Autor.
5.2 APRESENTAÇÃO DO TEMPLO E DA PRAÇA
As soluções dos problemas serão apresentadas através de uma maquete eletrônica utilizando o software Sketchup. A explicação detalhada para a banca examinadora será através de um vídeo, mostrando como o templo se encaixou na praça e para isso teremos que fazer um mapeamento detalhado de toda a praça.
Como pode ser visto na figura abaixo, a praça em planta baixa foi toda setorizada para uma melhor harmonização e distribuição.
1 – Templo 3 – Academia ao ar livre
2 – Parque para crianças 4 – Lanchonete do Chips
Figura 12: Projeto visto em planta
Fonte: Autor.
6. RESULTADOS 
Os resultados do projeto foram inúmeros e mostraremos detalhadamente o que foi feito em cada setor que subdividimos.
Foi implantando um templo multirreligioso, sendo a sua superestrutura em concreto armado (lajes, vigas e pilares) e a cobertura de estrutura metálica.
Na fachada foi utilizado vidros para que se seja