Buscar

apostila-basica-cavaquinho

Prévia do material em texto

O Básico 
	Nomes de alguns acordes
C
Dó maior
Cm
Dó menor 
C4
Dó com quarta
Cm4
Dó menor com quarta
C6
Dó com sexta
Cm6
Dó menor com sexta
C7
Dó com sétima
C7+ 
Dó com sétima maior
Cm7
Dó menor com sétima
C9
Dó com nona
Cm9
Dó menor com nona
C9+
Dó com nona maior
Conhecendo o Cavaquinho
O cavaquinho tem se destacado nos últimos tempos como instrumento principal nos grupos de Samba e Pagode.
Esta preferência tem sido motivada pela nitidez da sonoridade vibrante na marcação rítmica, que é tão importante na música popular. O cavaquinho é um instrumento rico em harmonia, oferece grande facilidade na formação dos acordes devido ao tamanho do braço, e permite formar quase todos os acordes. O banjo-cavaco aparece no cenário musical, dando sua contribuição com som alto e marcante, oferecendo maior rendimento no repicar das batidas. A flexibilidade da pele favorece a vibração das cordas, produzindo um som diferente do cavaquinho, embora o tamanho da escala seja a mesma. Há diferença no som entre ambos, porém os recursos melódicos e harmônicos são iguais.
Mão direita e esquerda
Dedos da mão esquerda:
1........Indicador
2........Médio
3........Anular
4........Mínimo
Com esta mão aperta-se as cordas para formar os acordes ou posições. Veja que as unhas deverão estar bem aparadas para favorecer o posicionamento dos dedos.
posição correta 
Onde deve-se tocar
A mão direita desempenha uma função especial, que é formar o ritmo e as batidas. Para um bom aproveitamento rítmico a mão deve estar bem posicionada na imediação da boca do cavaquinho.
Como se vê no desenho acima, a palheta fica presa entre os dedos polegar e indicador. Nesta posição a palheta fere as cordas com exatidão sem agredir o timbre do instrumento. Quando a palheta é usada de forma incorreta, muda a sonoridade provocando ruídos desagradáveis. Muita força ou movimentos longos provocam marcas da palheta no tampo do cavaco, por isso deve-se tocar de maneira suave.
Quando o músico toca em outra região além da boca do cavaco, há uma rápida mudança no som em função da lei física dos harmônicos que se concentram na casa 12 do braço do instrumento. Na região entre as casas 12 e 17, a palheta entra em contato com a madeira do tampo produzindo ruído semelhante a um reco-reco e que se mistura ao som das cordas. Além disso, danifica o carro.
Iniciando as batidas
É necessário fazer um pouco de mecânica rítmica, técnica importante porque facilita as batidas junto aos acordes. Mas por enquanto é bom praticar sem as posições.
O praticante deverá tocar de acordo com as setas e fazendo a contagem rítmica (pronunciando os números), como mostra o gráfico abaixo.
Posicione o cavaquinho na posição adequada e inicie os movimentos da palheta para cima e para baixo tocando em todas as cordas de maneira suave. 
Estes sete gráficos são suficientes para expressar os ritmos mais usados no cavaco-banjo, nos dando uma noção geral através das setas. O gráfico nº2 é formado por 3 setas, seguidas dos números 1, 2, 3, 4. Observe que o nº 3 não há seta, porém deve-se pronunciar o número 3. Para um bom desempenho rítmico, observe se a seta está para cima ou para baixo.
Os gráficos 5 e 6 podem ser executados sem fazer a contagem.
O gráfico nº 7 merece uma observação especial. Ali temos a palavra "respirar", isto é, há um pequeno espaço onde você deve aspirar rapidamente e, em seguida, iniciar nova contagem rítmica. Mais uma vez lembramos: só comece a tocar com acordes quando obtiver prática . O gráfico 7 é um resumo onde são executados.
Sequência de Acordes

Outros materiais