Buscar

OSMOSE - EXPERIÊNCIA

Prévia do material em texto

· OSMOSE – CONCEITO 
A osmose é um processo em que o solvente passa por uma membrana semipermeável devido às diferentes concentrações entre dois meios. É importante destacar que a membrana semipermeável permite que o solvente passe, mas detém o soluto. 
O processo osmótico tem como finalidade igualar as concentrações entre uma solução hipotônica e outra solução hipertônica, até que se atinja um equilíbrio.
· OSMOSE – COMO OCORRE
A osmose é um fenômeno natural que ocorre quando duas soluções com concentrações diferentes são separadas por uma membrana semipermeável. O solvente passa pela membrana semipermeável sempre no sentido da solução mais diluída para a solução mais concentrada, com uma tendência à uniformização das concentrações.
MEMBRANA SEMIPERMEÁVEL
FLUXO D´AGUA
 SOLUTO
· OSMOSE – COTIDIANO 
A osmose ocorre com frequência no nosso cotidiano. 
O alface, após ser temperado com sal, murcha. O alface perde água por osmose para o meio externo, que está mais concentrado por conter sal.
A carne seca é feita salgando-a bastante e, com isso, ela libera água por osmose para o meio externo que está mais concentrado por conter sal. Assim, é possível conservá-la por mais tempo, já que os micro-organismos não encontram umidade necessária para proliferar.
· EXPERIÊNCIA – OSMOSE NOS OVOS
MATERIAIS
• 2 ovos
• açúcar
• 4 copos descartáveis transparentes
• água 
• vinagre (ácido acético)
• papel alumínio
· PROCEDIMENTOS 
O primeiro passo é colocar um ovo em cada copo descartável transparente e acrescentar vinagre até que os ovos fiquem completamente cobertos. O copo descartável deve ser coberto com papel-alumínio e reservado por 24 horas. 
E, após 24 horas, os ovos devem ser retirados e lavados cuidadosamente com água corrente. Assim, os ovos estarão sem casca e apenas com a membrana semipermeável. 
 
· PROCEDIMENTOS
O quarto passo consiste em preparar uma solução supersaturada com açúcar. A próxima etapa é colocar um dos ovos nessa solução supersaturada e, em outro copo, deve-se mergulhar um ovo na água.
Os dois copos devem ser tampados com papel-alumínio e reservados por 48 horas. E, após esse período, os ovos serão lavados e seus tamanhos devem ser comparados. 
· RESULTADO – EXPLICAÇÃO
O ovo, após sua casca ser dissolvida, fica envolvido apenas por uma membrana semipermeável. Essa membrana semipermeável permite que a água passe sempre no sentido do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. 
O ovo colocado na solução supersaturada está menor, já que ele perdeu água por osmose. A solução supersaturada possui uma concentração maior que a parte interna do ovo. Assim, o ovo perde água para o meio externo e fica murcho. 
O ovo imerso na água está maior, já que ele recebeu água por osmose. É importante mencionar que a parte interna desse ovo possui maior concentração que o meio externo e, por isso, a água difundiu para o seu interior.

Continue navegando