Buscar

SIMULADOS EDUCAÇÃO ESPECIAL 8ª AULA

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0249_EX_A8_201809133815_V1 
	06/04/2020
	Aluno(a): 
	2020.1 EAD
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Transtorno Global do Desenvolvimento compromete 3 áreas: das habilidades de interação social; das habilidades da comunicação; presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas. A única resposta que NÂO está incluída no Transtorno Global do Desenvolvimento é:
		
	 
	Hidrocefalia
	
	Autismo
	
	Autismo de Kanner
	
	Síndrome de Rett
	
	Ásperger
	Respondido em 06/04/2020 17:31:59
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Muitos educadores sentem dificuldades apara compreender os quadros que fazem parte dos Transtornos Globais dos Desenvolvimentos. Quais são esses quadros?
		
	 
	Transtornos Desintegrativos da Infância, Autismos, Síndrome de Asperger e Rett
	
	Transtorno de Humor Bipolar, Retardo Mental e Psicose Infantil
	
	Psicose, Retardo Mental e Esquizofrenia
	
	Síndrome de Asperger, Altas Habilidades e Superdotação
	
	Neurose, Psicopatia e Paranóia
	Respondido em 06/04/2020 17:32:17
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento podem apresentar variações e diferenças em relação à:
		
	
	apenas a interação social
	
	apenas no comportamento
	 
	todas as alternativas estão corretas.
	
	alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.
	
	apenas na comunicação
	Respondido em 06/04/2020 17:32:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Todos os alunos que são diagnosticados como pertencentes ao grupo dos Transtornos Globais do Desenvolvimento apresentam uma tríade de comprometimento. Quais são as características que formam essa tríade?
		
	 
	Interesses e comportamentos restritos, dificuldades na interação social e prejuízo na comunicação e desenvolvimento da linguagem.
	
	Dislexia, Disgrafia e Dislalia.
	
	Retardo Mental, Isolamento Social, Dificuldade na comunicação.
	
	Retardo mental, comportamentos estereotipados, tiques e ecolalia.
	
	Prejuízo na comunicação, habilidade acima da média para cálculos matemáticos e boa memória.
	Respondido em 06/04/2020 17:32:28
	
Explicação:
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um importante número de crianças incluídas nas escolas da rede públicas são portadores dos Transtornos Globais do Desenvolvimento. Marque a alternativa que caracteriza corretamente esses transtornos:
		
	
	São doentes psiquiátricos crônicos que mantém fraco contato coma realidade em função dos seus prejuízos cognitivos.
	
	São todos os alunos que se enquadram no quadro de deficiência intelectual e apresentam o desenvolvimento abaixo do esperado em todos os aspectos da inteligência.
	 
	São alunos que apresentam interesses restritos, estereotipados e repetitivos além de prejuízo na interação social e na comunicação.
	
	São alunos psicopatas que não possuem superego que se desequilibram ao enfrentarem uma frustração e sua libido está fixada na fase oral.
	
	São os psicóticos que já sofreram uma sucessão de surtos em função dos seus desequilíbrios emocionais.
	Respondido em 06/04/2020 17:33:01
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O americano Jason McElwain, 18 anos, diagnosticado com autismo e apaixonado por basquete, protagonizou uma história incrível.
No dia 15 de fevereiro de 2006, o técnico da escola deu o uniforme do time a McElwain e o avisou de que se, no final da partida o time estivesse liderando o placar com folga, ele poderia entrar. Faltando quatro minutos para o fim da partida e com uma diferença de dois dígitos, Jason entrou em quadra.
 McElwain acertou seis arremessos de três pontos e mais um de dois pontos, totalizando 20 pontos em pouco menos de quatro minutos. A cada cesta convertida, a torcida explodia no ginásio da escola. O time de McElwain venceu por 79 a 43. O show de Jason foi eternizado ao receber o prêmio ESPY de melhor momento do esporte em 2006.
Fonte:  http://www.espbr.com/busca/Mcelwain
A história de McElwain revela que o processo de inclusão educacional no desenvolvimento da pessoa com TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento):
 
		
	 
	possui uma importância significativa, pois o ingresso da criança com TGD em um processo de inclusão escolar, marcará um enorme diferencial no desenvolvimento do indivíduo.
 
	
	é significativo, desde que o aluno permaneça somente em uma escola especial, segregado do convívio com outros alunos.
	
	prejudica o desenvolvimento do aluno com  TGD, dificultando histórias de superação como a de McElwain.
 
	
	revela que somente a estimulação  familiar promoverá todo sucesso no desenvolvimento da criança com Transtorno Global do Desenvolvimento.
 
	
	nada significa, pois o tratamento médico será o único responsável pelo avanço no processo de desenvolvimento da pessoa com TGD.
 
	Respondido em 06/04/2020 17:33:36
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam
		
	
	duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual.
 
	
	comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso.
	 
	comprometimento grave global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de esterotipias de comportamento, interesses e atividades.
	
	potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
 
	
	incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas.
 
	Respondido em 06/04/2020 17:33:49
	
Explicação:
De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam comprometimento grave global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de esterotipias de comportamento, interesses e atividades.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Mauro tem 5 anos, é um aluno que não fala, não brinca com outras crianças, fica sempre em um canto sozinho, batendo palmas e balançando o corpo. A pedagoga da escola encaminhou o aluno para uma avaliação, que resultou num diagnóstico neuropsicológico de autismo. O Autismo está inserido dentro do Transtorno:
		
	 
	Global do Desenvolvimento
	
	Psiquiátrico Neurológico
	
	Desintegrativo
	
	Neurobiológico
	
	Esquizofrênico

Continue navegando