Buscar

TAREFA 1 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A mucina é uma proteína presente na saliva e em outras secreções. Quando misturada com a água, torna-se uma substância escorregadia, conhecida como muco. Descreva sucintamente o percurso feito pela mucina na célula, a partir de sua síntese até sua secreção para o meio extracelular, enumerando as organelas, seu papel e os processos participantes.
Mucinas (proteínas ricas em prolina) - As mucinas são glicoproteínas responsáveis pela viscosidade da saliva de vido ao seu alto teor de carboidratos. Elas controlam a permeabilidade da superfície da mucosa, limitando a entrada de a gentes irritantes e tóxicos e protegendo as células da mucosa contra a ação das proteases produzidas pelas bactérias da placa bacteriana. Ainda, elas atuam controlando a colonização da cavidade oral por bactérias e vírus. 
A produção de uma mucina envolve diversos processos biológicos. A síntese da mais simples mucina glicosilada madura requer transcrição de um gene MUC que codifica um RNA mensageiro (RNAm) o qual é então translacionado num esqueleto de proteína MUC e pós translacionada, modificada, em um ou várias glicotransferases.
Fatores transcripcionais ativados supra regulam a expressão de genes MUC no núcleo. Os novos transcritos de MUC são translacionados às proteínas MUC nos ribossomos (•) e inseridos cotranslacionados no retículo endoplasmático (RE). A O – glicosilação do esqueleto da proteína MUC é iniciada pós-translacionalmente no cis-Golgi, seguindo-se há a transferência de GalNAc aos aminoácidos serina ou treonina pela NAcetilgalactosanil peptidil transferase. A adição de GalNAc altera a conformação, 50 semelhante à apomucina, para uma molécula mais linear o que facilita a transferência de hexoses e ou hexosaminas para cada nascente O – glicano de um modo gradual por uma série de glicosil transferases (GT). Uma mucina é considerada madura quando está completamente glicosilada. As mucinas são então empacotadas e estocadas em grânulos secretórios até que um secretagogo dispare a secreção de mucina na superfície apical.
Secreção - Após estimulação, a proteína MARCKS (Myristoylated alanine-rich C-kinase substrate) coordena a secreção de mucina a partir de vesículas cheias de mucina nas células epiteliais especializadas. A fusão das vesículas com a membrana plasmática causa a libertação de mucina, o qual, uma vez que troca Ca2+ por Na+ se expande até 600 vezes. O resultado é um produto viscoelástico de moléculas imbricadas, combinadas com outras secreções (por exemplo, a partir do epitélio das vias aéreas e nas glândulas submucosas no sistema respiratório), é chamado de muco.

Continue navegando