Buscar

_Estudo_Dirigido RESPOSTAS

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Bacteriologia
1) Quais são as principais diferenças que distinguem organismos procariotos e eucariotos?
2) Indique as formas básicas das bactérias. 
Morfologicamente, qual a diferente entre estreptococos e estafilococos. 
3) Descreva a estrutura e a função do glicocálice
4) Diferencie flagelos, filamentos axiais, fímbrias e pili (pilus)
5) Por que as capsulas bacterianas tem importância médica?
6) Compare e diferencie a parede celular de bactérias gram-positivas e gram-negativas. 
7) Descreva a estrutura, a composição e as funções da membrana plasmática procariótica.
8) Defina difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo. 
9) Como a concentração de meio afeta o movimento de água através da membrana plasmática de bactérias (osmose). Defina plasmólise.
10) Como ocorre a formação do endosporo? 
Cite as principais diferenças entre endósporos e células vegetativas.
Sob que condições os endósporos são formados pelas bactérias?
11) O que são plasmídeos e qual a sua importância de transferência entre bactérias? Como o plasmídeo é transferido de uma bactéria para outra?
12) Diferencie o metabolismo de bactérias aeróbias e anaeróbicas fermentadoras. Faça um breve resumo do metabolismo da glicose para a produção de ATP (energia).
13) Como ocorre o crescimento bacteriano?
14) Quais são as fases de crescimento bacteriano? Cite os eventos que ocorrem em cada uma das fases e identifique na curva de crescimento. 
15) Como as bactérias podem ser classificadas de acordo com a temperatura e o pH ideal para o crescimento bacteriano?
16) Quanto a exigência de oxigênio para o crescimento, classifique as bactérias. 
 Respostas
1- Procarionte; [ BACTÉRIA] DNA não está envolvido por uma membrana; Não possuem organelas revestidas por membranas; Divisão celular: fissão binária. Parede celular com peptideoglicano.
Eucarionte; [ VEGETAL] DNA no núcleo da célula separa do citoplasma pela membrana nuclear; mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomos; Divisão celular, MITOSE.
2- Forma básica bactéria: Célula procariótica- unicelular. Estreptococos, cocos agrupados em cadeia. Estafilococos; cachos de uvas, colônias com ou sem pigmentos.
3- Estrutura: Substância secretada pelas bactérias na sua superfície. Polímero viscoso composto de polissacarídeo ou peptídeo situado externamente á parede celular. CÁPSULA, glicocálice aderido á parede celular. Protegem as bactérias patogênicas da fagocitose; contribuem para a virulência bacterianas; * viruluência = medida do grau com que um patógeno causa doença.
4- Flagelo; longos apêndices filamentos que propelem as bactérias- estruturas de locomoção. FILAMENTOS AXIAIS; formam espiral em torno da célula, espiroquetas. FIMBRIAIS; Apêndice semelhantes a pelos[mais curtos e finos que os flagelos. PILI[PILUS], Estrutura mais longas que as fimbrias, apenas um ou dois por célula.
5- Grau de medida sobre um patógeno.
6- Gram-positiva; consiste em várias camadas de peptideoglicano; Formam uma estrutura espessa e rígida. Gam-Negativa; contém somente uma camada fina de peptideoglicano; Apresentam uma membrana externa lipídica. Quimicamente mais complexas.
7- Estrutura; situada no interior da parede celular-reveste o citoplasma. [ Composição], fosfolipídios e proteína. [ Função] permeabilidade seletiva, digestão de nutrientes, produção de energia ATP.
8- Difusão simples; através da bicamada lipídica. e um tipo de transporte passivo, não há gastos de energia celular. [Facilitada]; através de um transportador não especifico. existe o auxilio de proteínas, as permeases. [Osmose;] através da bicamada lipídica [esquerda] e uma aquaporina[direita]. fluxo do solvente de uma solução pouco concentrada. [ transporte ativo] ocorre através da membrana celular com gasto de energia.
9- A água se move para dentro da célula. Se a parede celular é forte, ela contém a dilatação ,se a parede estiver fraca ou danificada, a célula se rompe [ lise osmótica] , [ Plasmóide]- A água se move para fora da célula, fazendo seu citoplasma encolher.
10- ENDOSPOROS; Formado em condições de exaustão de nutrientes do meio. [ Endósporo] metabolicamente inerte e extremamente resistente; [ Célula vegetativa] metabolismo ativo.
11- Plasmídeo; molécula de DNA extracromossômico circular. Importante; essa condição torna algumas infecções por bactérias difíceis de ser controladas. Transferência genética .
12- Aeróbicas; em geral compreendem os seres que depedem do o2 para sobreviver. Anaeróbicos; são capazes de respirar sem a presença do o2. A molécula de glicose se quebra, forma 2 moléculas de ácido pirúvico e gera 4 moléculas de ATP.
13- Pode ocorrer em meio líquido com as células em suspensão ou associado a suoerficie, sob forma de biofilmes.
14- Fases de crescimento; LAG, LOG, ESTACIONÁRIA, E FASE MORTE CELULAR.
FASE 1- intensa atividade de preparação para crescimento populacional, mas sem aumento. 
FASE 2- aumento logarítimo ou exponencial da população.
FASE 3- Não há crescimento da população.
FASE 4- Número de células mortas excede o de células vivas.
15- Pode ser classificada; A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de PH, sempre perto da neutralidade , entre PH6,5 E 7,5.
16- A] Aeróbicos obrigatórios
17- B] Anaeróbios obrigatórios
18- C] Anaeróbicos falcultativos 
19- D] Microaerófilos.

Continue navegando