Buscar

Aula 1 (METODOS DE OBS)

Prévia do material em texto

Métodos de Observação
Psicologia
Professor Antonio Dalbone
Epistemologia
CONHECIMENTO FILOSÓFICO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
 (CLÁSSICO) (MODERNO) 
 P Ser P Realidade
		 Realidade
Método: - Intuição/contemplação Método: - Teoria matemática
 - Discurso (teoria) - Experimental
 - Controle (precisão)
Objeto: - Realidade (essência) Objeto: - Realidade (essência)
	 						 
Definições
OBSERVAÇÃO
Verificação ou constatação de um fato, quer se trate de uma verificação espontânea ou ocasional, quer se trate de uma verificação metódica ou planejada. A Observação foi algumas vezes restringida ao primeiro significado; neste caso, contrapõe-se a experiência ou experimentação como verificação deliberada ou metódica (cf. C. BERNARD, Introduction a l’étude de Ia medicine expérimentale, 1865, I, cap. 1). Outras vezes foi restringida ao segundo significado, caso em que se contrapõe a experiência ingênua, primitiva, comum ou ocasional (nesse sentido, este termo é empregado habitualmente na linguagem científica contemporânea). 
3
Definições
OBSERVAÇÃO
Em vista disso, é possível estudar ambos os significados, distinguindo:
1- Observação natural: em que as condições da Observação não são planejadas ou planejáveis; 
2- Observação experimental (ou experimentação): que é a Observação planejada, caracterizada pela aferição das variáveis. Neste segundo tipo de Observação, pode-se agir sobre a variável independente e estudar o comportamento correspondente da variável dependente, ou seja, da função vinculada. 
Qualquer Observação, seja natural ou experimental, apresenta a divisão entre sistema observante e sistema observado. A validade desta divisão foi posta à prova (e reconfirmada) pela física quântica, a propósito das relações de indeterminação (v.), ou seja, da ação que o sistema observante exerce sobre o sistema observado.
	
					
	
					
4
Filosofia antiga
INTUIÇÃO
Recapitulando as características comuns e as diferenciais da Intuição ao longo da história da filosofia, podemos dizer sobre as primeiras que a Intuição é uma relação com o objeto, caracterizada:
1- pela imediação e 
2- pela presença efetiva do objeto. 
5
Epistemologia
CONHECIMENTO FILOSÓFICO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
 (CLÁSSICO) (MODERNO) 
 P Ser P Realidade
		 Realidade
Método: - Intuição/contemplação Método: - Teoria matemática
 - Discurso (teoria) - Experimental
 - Controle (precisão)
Objeto: - Realidade (essência) Objeto: - Realidade (essência)
	 						 
Ciência moderna
A ciência supõe que o mundo funciona de modo ordenado, baseado em leis físicas.
A investigação científica tem quatro objetivos básicos, que correspondem a descrever o que acontece, quando isso acontece, o que causa esse acontecimento e por que isso acontece. 
Objetivos da ciência: 
Descrição
Predição
Controle causal
Explicação
	
					
7
Ciência moderna
Descrição: são feitas observações de modo sistemático. 
Ex.: Um cientista interessado na intoxicação alcoólica poderia observar os clientes dos restaurantes para ver se eles consomem álcool.
Predição: pergunta quando o comportamento ocorre. Por meio da observação, podemos descobrir que dois eventos tendem a acontecer juntos, o que significa que um pode ser usado para predizer a ocorrência do outro. 
Ex.: Um pesquisador poderia descobrir que as pessoas que bebem álcool tendem a tropeçar, a apresentar uma linguagem prejudicada e mau julgamento social. Assim, o pesquisador poderia predizer que beber álcool está associado a esses comportamentos.
	
					
8
Ciência moderna
Controle causal: envolve variar sistematicamente a situação para produzir uma mudança de comportamento ou estado mental. Os cientistas buscam relações de causa-efeito entre as variáveis.
Ex.: O pesquisador interessado em estudar a intoxicação poderia dar às pessoas álcool ou água tônica para ver se produzem efeitos diferentes.
Explicação: o objetivo final da ciência é a explicação, compreender por que uma coisa acontece.
Ex.: As pessoas agem como agem devido aos efeitos fisiológicos do álcool ou devido às suas crenças sobre os efeitos do álcool?
Compreender verdadeiramente um fenômeno requer que o examinemos em muitos níveis de análise diferentes, o que constitui a essência da investigação científica.
	
					
9
Ciência moderna
Perguntas científicas podem ser respondidas objetivamente
A investigação científica é o estudo de perguntas empíricas – perguntas que podem ser respondidas se observarmos e mensurarmos o mundo ao nosso redor.
Será que o álcool prejudica a capacidade de dirigir? Essa é uma pergunta que pode ser respondida pela mensuração. 
O ponto-chave é: as perguntas científicas são aquelas que podem ser testadas e confirmadas ou refutadas como falsas. A resposta a uma pergunta científica não depende do que o respondente ou cientista pensa sobre a pergunta. 
Ex.: É irrelevante o pesquisador acreditar que consumir álcool é algo bom ou ruim. 
	
					
10
Ciência moderna
Perguntas científicas podem ser respondidas objetivamente
Replicação: Os estudos adequadamente planejados e realizados podem ser repetidos e produzem os mesmos resultados.
	
					
11
Ciência moderna
O processo empírico depende de teorias, hipóteses e pesquisas
Formalmente falando, o processo empírico reflete uma interação dinâmica entre três elementos essenciais:
Teoria: Uma idéia ou modelo de como algo no mundo funciona.
Hipótese: Uma predição específica do que deve ser observado no mundo se a teoria em consideração estiver correta. Dessa maneira, a hipótese serve como um teste direto da teoria. Se a teoria for razoavelmente exata, a predição estruturada na hipótese está correta.
Pesquisa: Processo científico que envolve a coleta sistemática e cuidadosa de dados para examinar ou testar se a hipótese – e, essencialmente, a teoria correspondente – é na verdade sustentável. 
Dados: Observações ou mensurações objetivas.
					
12
Ciência moderna
O processo empírico depende de teorias, hipóteses e pesquisas		
Uma vez de posse dos achados do estudo, o pesquisador retorna à teoria original para avaliar as implicações dos dados obtidos. Ou os achados apóiam a teoria ou requerem que ela seja modificada para levá-los em conta. Como mostra a figura, uma boa pesquisa reflete uma interação dinâmica, cíclica, entre esses três elementos. 
13
Ciência moderna
14
TEORIA 
A intoxicação alcoólica prejudica as habilidades de dirigir.
DADOS 
Medir quantos segundos a pessoa consegue se equilibrar em um pé só depois de beber álcool.
HIPÓTESE
 As pessoas que estão intoxicadas apresentarão menor coordenação motora.
Ciência moderna
O processo empírico depende de teorias, hipóteses e pesquisas		
 As teorias devem gerar hipóteses
Como podemos distinguir entre uma “boa” teoria e outra “não tão boa”? Primeiro, uma boa teoria é aquela que produz uma ampla variedade de hipóteses testáveis.
Ex.: No início do século XX, o grande psicólogo do desenvolvimento Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento do bebê e da criança sugerindo que o desenvolvimentocognitivo ocorria em uma série fixa de “estágios”, do nascimento à adolescência. Uma boa teoria científica é o modelo de Piaget, que levou a inúmeras hipóteses sobre os comportamentos específicos que deveriam ser observados em cada estágio de desenvolvimento.
15
Ciência moderna
O processo empírico depende de teorias, hipóteses e pesquisas
		
Boas teorias também tendem à simplicidade. Essa ideia tem raízes históricas nos escritos de Sir William de Occam, que, no século XIV, propôs o que é atualmente conhecido como a navalha de Occam: quando existem duas teorias concorrentes para explicar o mesmo fenômeno, geralmente se prefere a mais simples das duas.
 Isso também é conhecido como a lei da parcimônia.
O valor dos achados inesperados
16
Ciência moderna
Quais são os tipos de estudo na pesquisa psicológica?
Depois que o pesquisador definiu a hipótese, a próxima questão a ser tratada é o tipo de planejamento de estudo que deve ser utilizado. Existem, essencialmente, três tipos principais de planejamento: 
Experimental
Correlacional 
Descritivo
Esses planejamentos diferem na extensão em que o pesquisador tem controle sobre as variáveis do estudo e, portanto, na extensão em que a pesquisa pode tirar conclusões sobre a causação.
17
Ciência moderna
Quais são os tipos de estudo na pesquisa psicológica?
Variáveis - São tudo aquilo que pode ser medido e que pode variar.
Ex.: Algumas das variáveis no estudo do álcool e da direção incluiriam a quantidade de álcool ingerida, o nível de intoxicação, a coordenação motora, o equilíbrio e assim por diante. 
Observe que o termo variável pode referir-se a algo que é medido ou manipulado pelo experimentador.
Os pesquisadores precisam definir as variáveis de maneira precisa que reflita os métodos utilizados para avaliá-las. Eles fazem isso empregando definições operacionais, que quantificam as variáveis de modo a medi-las.
Ex.: Como quantificar a “coordenação” para poder julgar se ela foi afetada pelo álcool? Uma opção seria medir quão facilmente as pessoas conseguem tocar o nariz com o dedo de olhos fechados. A definição operacional poderia ser o número de centímetros pelo qual as pessoas erram. Essa definição concreta ajudaria outros pesquisadores a saber precisamente o que está sendo medido, o que então lhes permitiria replicar a pesquisa.
18
Ciência moderna
Quais são os tipos de estudo na pesquisa psicológica?
Experimental: Um método de pesquisa para testar hipóteses causais, em que as vaiáveis são medidas e manipuladas.
Correlacional: Um método de pesquisa que examina como as variáveis estão naturalmente relacionadas no mundo real, sem qualquer tentativa, por parte dos pesquisadores, de alterá-las ou modificá-las. 
Descritivo: Um método de pesquisa que envolve observar e registrar o comportamento das pessoas e animais, para poder analisar o comportamento de forma sistemática e objetiva.
19

Continue navegando