Buscar

Teoria do Octeto Tabela QUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria do octeto: Na natureza, poucos elementos aparecem como átomos isolados, de forma estável. Esses elementos fazem parte do grupo dos gases nobres (família 18, ou 8A). Isto ocorre, pois apresentam sua última camada completa: o elemento He com 2 elétrons e os demais elementos com 8 elétrons. Os demais, para permanecerem estáveis, realizam ligações químicas. Uma ligação química se estabelece quando dois átomos se combinam.
TEORIA DO OCTETO Embora existam muitas exceções à teoria (ou regra) do octeto, ela ainda é bastante utilizada para explicar a ocorrência da maioria das substâncias encontradas na natureza, e é aplicada principalmente para os elementos representativos. De acordo com a teoria do octeto, um grande número de átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresenta oito elétrons na sua camada mais externa. Ao adquirir oito elétrons, o átomo assemelha-se à configuração estável de um gás nobre.
https://www.youtube.com/watch?v=sLjJLHrHzdU Descomplica site
Fonte
Hoje são conhecidos alguns compostos que não obedecem à regra do octeto:
· Em alguns casos, as ligações se completam com menos de 8 elétrons. Isso acontece com o berílio (Be) e o boro (B), que, em certas moléculas, não completam o octeto.
No primeiro caso temos o difluoreto de berílio. Veja que apenas com duas ligações, isto é, com 4 elétrons na camada de valência, o berílio já atinge a estabilidade eletrônica.
Já no segundo caso, no trifluoreto de boro, o boro adquire estabilidade compartilhando seus três elétrons de valência com três átomos de flúor, assim ele fica estável com apenas 6 elétrons na camada de valência.
· Em outros casos, as ligações perfazem mais do que 8 elétrons. Ocorre geralmente com o fósforo (P) e o enxofre (S), que, em certas moléculas, aparecem com 10 e 12 elétrons na camada de valência.
Exemplo:
Exceção à regra do octeto dos elementos Fosforo (a) e Enxofre (b)
No primeiro caso, o fósforo ficou estável com 10 elétrons em sua camada de valência; já no segundo exemplo, o enxofre ficou com 12 elétrons.
https://www.youtube.com/watch?v=UDXWUKy7Ww0
TODAS AS MENTIRAS QUE TE CONTARAM NAS AULAS DE QUÍMICA| UOLRÁCULO #01
https://www.youtube.com/watch?time_continue=297&v=evE592zZte8&feature=emb_logo

Outros materiais