Buscar

Avaliação Tópicos Especiais I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. São os valores culturais que identificam um povo, uma comunidade e cada pessoa. É através da cultura que se pode observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento.
(    ) A cultura é uma construção histórica, não é algo natural, é o produto coletivo da vida humana.
(    ) Conhecendo a cultura do outro em um contexto de diversidade, pode-se identificar e valorizar cada movimento cultural de forma a promover uma vivência plena com respeito e ética social.
(    ) Cada povo, cada região tem sua cultura semelhante entre os diferentes continentes, de modo a apresentar formas de pensar e agir iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - F.
	b)
	V - F - V - V.
	c) 
	V - V - V - F.
	d)
	F - V - F - V.
	2.
	A democracia é um sistema de governo, no qual o povo governa para a sua própria sociedade, podendo ser exercida de duas formas distintas, pois ela pode ser direta ou indireta. Considerando as formas de democracia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Democracia Direta. 
II- Democracia Indireta.
(    ) Na qual o povo decide por meio de referendo/plebiscito se aceita ou não determinadas questões políticas.
(    ) Nesta, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político.
(    ) Também conhecida como representativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - II - I.
	b)
	I - II - I.
	c) 
	I - II - II.
	d)
	II - I - II.
	3.
	Analise as regiões a seguir:
Na Região Sudeste, os principais elementos da cultura regional são: Festa do Divino, festejos da Páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, Bumba meu boi, Carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, Folia de reis, caiapó. A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza etc. 
A Região Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa; a tirana e o anuo, de origem espanhola; a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o Boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária, estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	a) 
	A diversidade e as diferenças culturais não são apenas o que se vê a olho nu, mas também a cultura construída socialmente, por um período longo, construídas pelas relações pessoais, assim como sociais, mas nem sempre é de comum acordo.
	b)
	A cultura da diversidade das regiões do país se destaca apenas pela cor da pele, raça e religião.
	c)
	Pode-se dizer que a diversidade em sua totalidade engloba uma única cultura no território inteiro do Brasil.
	d)
	Sobre a diversidade pode-se dizer que é uma mudança de culturas combinadas entre várias raças, clero, religião e sociedade, desenvolvendo motivos para mudanças sociais.
	4.
	Grandes desigualdades raciais e étnicas continuam existindo na sociedade brasileira (especialmente com relação a alguns grupos específicos, tais como a população indígena, a população afrodescendente, os quilombolas, a população carcerária e a população rural). A literatura especializada mostra que há forte correlação entre a origem étnica e as oportunidades educacionais. Estas coexistem lado a lado com desigualdades sociais e regionais, contribuindo, assim, para a exclusão educacional de um número considerável de jovens e adultos. O texto evidencia a necessidade de novas políticas públicas para promover a inclusão escolar para todos. Com relação às propostas para melhorar o acesso à escola, analise as sentenças a seguir:
I- Oportunizar transporte público de qualidade aos estudantes, especialmente para os de bairros mais distantes das escolas.
II- Acolher os deficientes físicos na escola, oferecendo infraestrutura adequada para sua acessibilidade.
III- Priorizar a qualidade do ensino, reduzindo o salário dos professores e aumentando as despesas com livros impressos.
IV- Promover o resgate de nossa própria humanidade, no sentido de reconhecer que somos responsáveis uns pelos outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/inclusive-education/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c) 
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	5.
	O conjunto de direitos e deveres fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. Sobre o nome desse conjunto de direitos e deveres, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Ética.
	b)
	Moral.
	c) 
	Cidadania.
	d)
	Democracia.
	6.
	O Brasil pode ser considerado um dos países mais multiculturalistas do mundo, pois as diferentes raças e culturas do norte ao sul, do leste ao oeste, mostram que podemos viver bem em um lugar com diferentes tipos de culturas, sem que haja lutas específicas de cada grupo. A aceitação das pessoas é o ponto fundamental, erradicados conceitos e fanatismo que vão contra a cultura local. No que se refere ao multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O multiculturalismo pode ser considerado a vivência de vários grupos com valores, tradições e ideias diferenciados em um único local.
(    ) O multiculturalismo busca a igualdade entre as minorias.
(    ) O multiculturalismo é apenas a diferença entre as religiões das pessoas, sem identificar a cor, a raça ou a orientação sexual.
(    ) Em muitos países, o multiculturalismo foi, através dos processos autoritários, impondo suas culturas para todos os membros da sociedade para construir suas novas identidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	F - V - V - F.
	d) 
	V - V - F - V.
	7.
	Quando se pensa em regime democrático e na sua implementação, buscam-se estratégias mínimas essenciais. Essa implementação só é possível se houver quatro condições básicas para o regime democrático acontecer. Sobre o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Para escolher seus governantes, os eleitores recebem o direito ao voto, através das eleições.
II- Para ocorrer um regime democrático, são necessárias as eleições. Estas não necessitam ser periódicas, podendo ser designadas de acordo com a vontade do povo. 
III- Expressar-se faz parte do contexto e, neste sentido, a formação de partidos políticos resulta na garantia de direitos.
IV- Uma das condições básicas para acontecer o regime democrático é a acessibilidade informacional das ações políticas.Assinale a alternativa CORRETA:
	a) 
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	8.
	O feminismo tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Essas conquistas se dão pelas grandes revoluções, como a Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, e foram reivindicadas por elas, pois acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs. Algumas conquistas podem ser registradas como consequência da participação da mulher nesta revolução, um exemplo é o divórcio, movimentos políticos cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Houve momentos na história da humanidade, como na Idade Média, em que a mulher tinha direitos mais abrangentes, como acesso total à profissão e à propriedade, além de chefiar a família. No entanto, foram diminuindo com o advento do capitalismo. De modo geral, quase sempre houve hegemonia masculina nos diferentes espaços públicos e da mulher no espaço doméstico. As feministas afirmam que sua luta não tem por objetivo destruir tradições ou a família, mas alterar a concepção de que "lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos". 
O compromisso dos movimentos feministas é pôr fim à dominação masculina e à estrutura patriarcal, garantindo a igualdade de direitos. Sobre o que buscam esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Direitos contratuais e de propriedade iguais entre homens e mulheres.
(    ) Direitos legais das mulheres, como votar, licença-maternidade, salários iguais aos dos homens.
(    ) Direitos de estudos e questionamento com relação à opressão. 
(    ) A diversidade cultural e a diferença cultural entre o machismo e o feminismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/feminismo/>. Acesso em: 10 ago. 2015.
	a)
	V - V - F - V.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	F - V - V - F.
	d) 
	V - V - V - F.
	9.
	A responsabilidade social apresenta desafios éticos pelas diversas identidades culturais, e por motivo dessas diferenças existe o desprezo das minorias. A responsabilidade social está empregada na sociedade através de ONGs, setor privado e do terceiro setor. Todos estão envolvidos com alguma ação social, podendo ser ambiental, diferenças das raças e etnias, animais, orientação sexual, drogados, os excluídos, entre outros. Diante desses fatos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Terceiro setor.
II- Setor privado.
III- ONGs (Organizações não governamentais).
(    ) É um modelo na forma entre privada e estatal, sendo considerada por diversos atores um espaço de participação e desenvolvimento para novos pensamentos referentes à realidade social.
(    ) Não deve aceitar a participação pública.
(    ) Serve para pressionar o governo a realizar os trabalhos como leis e política no âmbito de buscar as necessidades da população, bem como a sustentabilidade do planeta.
(    ) Faz a ponte entre o governo e a sociedade.
(    ) A organização social é uma parte específica do terceiro setor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	III - II - I - II - II.
	b)
	II - II - I - I - III.
	c)
	II - I - III - II - I.
	d) 
	I - II - III - III - I.
	10.
	Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o estudo das diferentes culturas deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, em que toda forma de discriminação e exclusão seja superada, proporcionando ao povo brasileiro uma vivência plena de sua cidadania (BRASIL, 1997, p.13). Sob a perspectiva dos PCNs, com relação ao conhecimento cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer diferentes culturas é irrelevante para o aprendizado da história brasileira, pois a cultura em nosso país é homogênea. 
(    ) É preciso evitar o etnocentrismo, para favorecer o reconhecimento e a convivência harmônica com as diferentes culturas.
(    ) Estudar a história e a cultura afro-brasileira e indígena é uma forma de reconhecer nossa história e respeitar a diversidade cultural do país.
(    ) É necessário ampliar o conhecimento cultural, com o propósito de banir aspectos de enxergar apenas a sua cultura específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	a)
	V - V - V - F.
	b) 
	F - V - V - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - V - F - V.
Parte inferior do formulário

Outros materiais