Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA teste

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Leia as afirmações a seguir: I. Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer e de buscar o conhecimento; II. Metodologia científica é o estudo dos caminhos e dos instrumentos usados para se fazer ciência. III Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. Das alternativas acima:
	
	Resposta = Todas as alternativas são verdadeiras
	
	2) O Método Científico consiste na análise dos métodos de pesquisa, partindo do princípio de que existem quatro tipos de conhecimentos que embasam e formam o pensamento
	
	Resposta = Senso comum, filosófico, científico e religioso
	
	3) Marque a opção INCORRETA a respeito da definição de Ciência
	
	Resposta = O aspecto exato e preciso do conhecimento científico está exatamente na independência dos métodos empregados em cada um dos momentos históricos: ele terá sempre o mesmo resultado, levando infalivelmente às mesmas conclusões
	
	4) A Ciência agrega conhecimentos precisos e ordenados em diferentes áreas do saber. Para que um certo conhecimento pertença ao campo da Ciência, ele necessariamente dependerá:
	
	Resposta = Do emprego do método científico.
	
	5) O professor de história WF , explicando os bairros da cidade do Rio de Janeiro,propôs uma pesquisa de campo aos seus alunos.Mas ao falar em pesquisa,ressaltou que o aluno não poderia apenas consultar a internet ou observar a realidade,sem antes iniciar a pesquisa por:
	
	Resposta = Investigação Planejada
	
	6) A pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado, desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, monografias, dissertações, teses, artigos, isto é, material acessível ao público em geral. Esse material pode constituir-se em fonte primária ou secundária. Com relação ao tipo de fonte, analise as seguintes afirmações: Quando o livro Metodologia Científica, de Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, publicado pela Editora Atlas, é referenciado em um dado estudo sobre o tema, o mesmo é considerado fonte primária porque foi utilizado por um autor que escreveu ou analisou o tema abordado por Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, logo o estudo desse autor é considerado fonte secundária. Acerca dessas afirmações, assinale a opção CORRETA.
	
	Resposta = As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	7) O fichamento de leitura ajuda na construção de análises textuais como os resumos e resenhas. Segundo apontam Lakatos e Marconi (1996, p. 211), a resenha:
	
	Resposta = apresenta um conteúdo crítico sobre determinada obra. Sua importância está em desenvolver a capacidade de proferir juízos críticos sobre a leitura
	
	8) A elaboração de uma resenha consiste em etapas, tais como:
I  Situar as ideias do autor no contexto geral de seu próprio pensamento;
II   Situar o autor em um contexto mais amplo, mostrando o sentido de sua perspectiva e destacando os pontos importantes ou originais de seu pensamento;
III Desvelar os pressupostos que aparecem e que justificam a posição assumida pelo autor;
IV  Comparar as ideias do texto com ideias afins;
V Crítica: formular um juízo crítico, uma avaliação, uma tomada de posição.
Assim,
	Resposta = todas as opções estão corretas
	
	
	9) O planejamento de um projeto de pesquisa é fundamental para a o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos de maior profundidade, como um TCC. Esse momento que antecede a execução do trabalho possui etapas claras. Assinale a opção que não representa uma dessas etapas.
	
	Resposta = Coleta de dados em campo.
	
	10) Dentre os trabalhos acadêmicos, mais comuns encontra-se o Relatório e este está estruturado em ( elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais). Selecione a opção que possui os elementos que um Relatório deve ter.
	
	Resposta = Introdução,revisão bibliográfica, metodologia e conclusão.
	
METODOLOGIA CIENTÍFICA pág. 2

Outros materiais