Buscar

QUAL A RELAÇÃO ENTRE SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUAL A RELAÇÃO ENTRE SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS?
A evolução do que veio a ser reconhecida nos dias atuais como serviço social, fez com que as diretrizes dos direitos humanos, onde este também teve a sua evolução até chegar a sua última otimização no ano de 1993. Possibilitou que a sociedade tivesse os seus direitos assistidos e defendidos por seus representantes legais. Sendo esses os assistentes sociais, que atua pelo compromisso ético com a dignidade humana, pelo respeito ao outro, em todas as situações de vida em que se encontram, sem discriminação de raça ou etnia, religião, orientação sexual etc.
O estado que deveria garantir direitos tem sido omisso e em casos mais extremos tem sido o responsável pela violação desses direitos.
Portanto, a concepção de direitos humanos presentes no código de ética de 1993 vai além dos direitos concebidos na sociedade capitalista, pressupõe o cenário de outra forma de sociabilidade, processo esse que se da através das lutas sociais.
 É importante ressaltar que os direitos resultam de uma evolução histórica da sociedade, nascem com o seu desenvolvimento e, portanto quanto maior a sua evolução mais adequada é a efetivação destes direitos.
 serviço social enquanto profissão que tem como objeto da prática profissional a questão social e historicamente está inserido no processo de implementação, execução e elaboração de políticas públicas tem para si o desafio de compreender o processo de trabalho, desafios e demandas colocadas a partir das novas demandas no universo de defesa de direitos. As violações de direitos humanos presentes no cotidiano provenientes do processo contraditório das relações desiguais da sociedade capitalista é expressão das diversas expressões da questão social. O Projeto Ético-Político do Serviço Social vem fortalecendo desde os anos 1990 uma agenda em defesa dos direitos humanos numa perspectiva crítica e no sentido da emancipação humana. A partir da compreensão ontológica da luta pelos direitos na sociedade capitalista visa superar a visão abstrata e liberal no universo da defesa de direitos. O debate da ética da profissão é fundamental para compreender o compromisso com a defesa dos direitos humanos. Compromisso esse assumido desde o Código de Ética de 1993, o qual defende a luta pela igualdade, justiça, eliminação de todas as formas de preconceito, discriminação, tendo a liberdade como valor ético central.