Buscar

atividade Tributário

Prévia do material em texto

Nome: Marcelo Moraes de Oliveira
Curso: Direito Matrícula: 3-001146
Turma: Dir7A
EXERCÍCIOS 
COMPETÊNCIA PARA LEGISLAR SOBRE DIREITO TRIBUTÁRIO E COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA – DIFERENÇAS
1) NO QUE CONCERNE À COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
a. Os estados e o DF têm competência para instituir o IPVA.
b. A União tem competência para instituir o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) de veículos localizados no DF.
c. Os estados e o DF têm competência para instituir o ITBI, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como a cessão de direitos a sua aquisição.
d. Mediante lei ordinária, a União tem competência para instituir os impostos residuais.
e. A competência para instituir o imposto sobre a propriedade territorial rural é dos municípios, desde que haja convênio entre esses e a União.
Resposta: A
2) ACERCA DA INSTITUIÇÃO E COBRANÇA DE TRIBUTOS, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
a. Incumbe ao DF instituir e cobrar IPTU sobre a propriedade de imóvel em que funcione igreja devidamente reconhecida e que neste imóvel se cumpra suas formalidades essenciais.
b. Cabe à União instituir e cobrar imposto sobre a renda auferida por instituição de educação apenas e tão somente porque gera faturamento bilionário.
c. A instituição de imposto sobre venda de revista de circulação semanal é de competência dos estados, não havendo qualquer vedação constitucional.
d. À União cabe instituir e cobrar imposto sobre a renda auferida por instituição de educação que aplique parcela de sua receita em país estrangeiro.
e. Não compete ao município a instituição e a cobrança de taxas pelo exercício do poder de polícia cobradas de autarquia federal.
Resposta: D
3) CASO UM ESTADO DA FEDERAÇÃO DECIDA INSTITUIR O IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL URBANA, ELE ATENTARÁ CONTRA AS NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE A COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA.
( X	) CERTO
(	) ERRADO
4) CONFERIR A PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO ENCARGO OU FUNÇÃO DE ARRECADAR TRIBUTOS SIGNIFICA DELEGAR A COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA.
(	) CERTO
( X ) ERRADO
5) ACERCA DE COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
a. A capacidade de legislar e fiscalizar compõe todo o espectro da competência tributária.
b. A competência tributária residual é atribuída aos estados da Federação.
c. A competência tributária não exercida a tempo e a hora pode ser usufruída por outro ente da Federação.
d. A competência tributária é indelegável, mas a fiscalização da cobrança de um tributo constitucionalmente criado pode ser atribuída a outro ente da Federação.
e. Atribuir a arrecadação de tributo a uma instituição financeira configura delegação extraordinária da competência tributária.
Resposta: D
6) COMPETE AO MUNICÍPIO INSTITUIR O IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES LICENCIADOS EM SEU TERRITÓRIO, CABENDO AO SENADO FEDERAL FIXAR AS ALÍQUOTAS MÍNIMAS DESSE IMPOSTO.
(	) CERTO
( X	) ERRADO
7) NO QUE CONSISTE A TEORIA DA RECEPÇÃO?
A teoria da recepção que, segundo a qual as normas materialmente compatíveis com a nova Constituição seriam por esta recepcionadas, passando a ter o mesmo status da espécie legislativa exigida pela nova Carta para disciplinar a matéria.
Assim, recepcionada uma lei ordinária que trata de uma matéria cuja disciplina o novo ordenamento atribui à lei complementar, a lei ordinária não deixa de ser ordinária, mas passa a ter status de lei complementar, somente podendo ser revogada ou alterada por esta espécie normativa.
8) O CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL – CTN, É UMA LEI ORDINÁRIA OU UMA LEI COMPLEMENTAR?
É uma lei Ordinária com status de lei complementar.
O CTN foi editado como lei ordinária (Lei5.172/1966), tendo sido recepcionado com força de lei complementar pela Constituição Federal de 1967, e mantido tal status com o advento da Constituição Federal de 1988, visto que, tanto esta quanto aquela Magna Carta reservavam à lei complementar a veiculação das normas gerais em matéria tributária, a regulação das limitações ao poder de tributar e as disposições sobre conflitos de competência.

Continue navegando