Buscar

O crédito tributário é uma obrigação tributária exigível, devidamente lançada e passível de cobrança, devido a atividade realizada pela administraç...

O crédito tributário é uma obrigação tributária exigível, devidamente lançada e passível de cobrança, devido a atividade realizada pela administração fazendária. Este crédito tributário decorre da obrigação principal, tendo a mesma natureza desta, segundo o art. 139 do CTN. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o crédito tributário e seu lançamento, analise as afirmativas a seguir: 

I. Lançamento designa a atividade privativa da autoridade administrativa mediante a qual é realizada a relação tributária. 

II. Lançamento é uma atividade administrativa que tem a finalidade de verificar a ocorrência do fato gerador. 

III. Lançamento é ato declaratório do crédito tributário, é constitutivo da obrigação correspondente. 

IV. Lançamento é uma atividade administrativa que tem a finalidade de verificar a ocorrência do fato gerador e os elementos que compõem a relação jurídica- tributária. 

Está correto apenas o que se afirma em: 


  1. II e III.
  2. I, III e IV.
  3. II, III e IV.
  4. I e III.
  5. I e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) II, III e IV. Justificativa: - A afirmativa I está incorreta, pois o lançamento é uma atividade privativa da autoridade administrativa, mas não é a atividade mediante a qual é realizada a relação tributária. - A afirmativa II está correta, pois o lançamento tem a finalidade de verificar a ocorrência do fato gerador. - A afirmativa III está correta, pois o lançamento é ato declaratório do crédito tributário e é constitutivo da obrigação correspondente. - A afirmativa IV está correta, pois o lançamento tem a finalidade de verificar a ocorrência do fato gerador e os elementos que compõem a relação jurídica-tributária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais