A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol Artes Teorias e Metodologias

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Atente para trecho de texto a seguir: 
“As artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance). Cada uma dessas visualidades é utilizada de modo particular e em várias possibilidades de combinações entre imagens, por intermédio das quais os alunos podem expressar-se e comunicar-se entre si de diferentes maneiras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 45. 
Analisando as questões relacionadas ao ensino das Artes Visuais na escola, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, marque a alternativa correta.
	
	A
	Para o ensino das Artes Visuais na escola acontecer, o trabalho de construção e produção de visualidades se restringe ao uso de papéis e lápis de cor.
	
	B
	É crescente no Brasil a utilização de trabalhos coletivos em artes visuais que envolvem professores e alunos durante o ato de criação.
	
	C
	A utilização de técnicas tradicionais nas aulas de Artes Visuais é desnecessária, pois os alunos já sabem desenhar e pintar.
	
	D
	A contextualização histórica diverge das premissas atuais do ensino das Artes Visuais.
	
	E
	As Artes Visuais, como área do conhecimento, bem como sua aceitação no processo de ensino escolar são vistas como supérfluas.
Letra B
Questão 2/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Pensar que teatro é educação, nos dias de hoje, é relacionar o teatro a uma força gerativa. Sua energia surge não só de nossa habilidade em dar várias interpretações ao que vemos, mas do ato de ressignificar esses sentidos, fazendo com que se questione o que é teatro, o que é um ator e o que é o espectador; quais as possíveis relações entre eles e em que condições eles interagem para a construção do conhecimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Belonice Medeiros da – Práticas teatrais na escola: Histórias sobre processos coletivos de conhecimento em teatro – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Dissertação de mestrado, Porto Alegre, 2010. p. 15. 
De acordo com o fragmento de texto e o livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre a Linguagem do Teatro, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Teatro, como uma linguagem artística pode ser praticado prioritariamente por artistas profissionais.
	
	B
	As vivências teatrais realizadas na escola devem ser idênticas às praticadas por grupos profissionais de Teatro.
	
	C
	A prática teatral dá a possibilidade de o professor de arte utilizar atividades que estimulem as expressões e formas de comunicação.
	
	D
	As sensações e percepções são facultativas durante as aulas de teatro na Escola.
	
	E
	O lúdico e o imaginário estão conectados às práticas profissionais de teatro e são opcionais para o trabalho com essa linguagem artística na escola.
Letra C
Questão 3/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Observe esse fragmento textual: 
“A escola, carregada de relações explicitamente tensas e possivelmente violentas, possui em seu espaço sujeitos em transição, estudantes performando consciente e/ou inconscientemente na escola, coisas que estão presentes em sua realidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, José Luiz de Souza. Performance e Violência na escola: reflexões Bakhtinianas. Universidade Federal do Paraná, Dissertação de Mestrado. Curitiba/PR, 2017. p. 39. 
Sobre a realidade escolar, de acordo com o texto-base Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas, marque a alternativa correta:
	
	A
	Cada escola inserida numa determinada comunidade possui sua própria realidade social que difere das realidades de outras escolas.
	
	B
	A realidade de cada escola interfere somente nos conteúdos a serem abordados pelo docente.
	
	C
	É indiferente a utilização de recursos presentes na escola e a realidade dos alunos.
	
	D
	Entender sobre a história do Ensino da Arte é opcional para o docente trabalhar de acordo com a realidade escolar.
	
	E
	Analisar a realidade da escola, bem como as políticas adotadas em outros momentos, é uma ação desnecessária. 
Letra A
Questão 4/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Analise o trecho a seguir:
“A dança pode ser considerada uma arte das mais complexas. Para mapeá-la é preciso que se volte no tempo, visto que os primeiros registros de movimentos do corpo – de expressões corporais – datam de 14.000 anos atrás. Historiadores que tanto se ocuparam com a época pré-histórica, de forma global, deixaram em plano inferior a questão do movimento corporal usado na época”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGALHÃES, Marta Claus. A dança e sua característica sagrada – ‘Existência e Arte’. Revista Eletrônica do Grupo PET. Universidade Federal de São João Del-Rei. a. I, n. I, jan. 2005. p. 01. 
Analisando o fragmento de texto e os assuntos sobre a história da dança, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A imitação de movimentos corporais diverge das formas, substituiu a comunicação com o sobrenatural pelo homem primitivo.
	
	B
	Ainda na antiguidade, o homem usa dança e movimentos corporais para evitar a comunicação com o divino.
	
	C
	Na antiguidade, em civilizações como a Egípcia, a dança era também utilizada como forma de educação.
	
	D
	Na Grécia antiga, a dança era somente usada para a diversão de caráter educacional.
	
	E
	Na Antiguidade, os sentimentos se desvincularam dos movimentos corporais.
 Letra C
Questão 5/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Considere a seguinte afirmação: 
“Todo movimento é esforço, no sentido de que todo movimento denota – ou conota – um ímpeto que lhe origina. Em última instância, podemos pensar que todo movimento é um movimento contra a morte – a morte da duração e da qualidade do movimento anterior”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTILHO, Jacyan. Reinvenções de Laban – possíveis narrativas de fluência, peso, tempo e espaço. Anais do VII Congresso da ABRACE. Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre/RS, out. 2012. p. 02. 
Por intermédio dos conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre o movimento corporal a partir dos ensinamentos de Laban. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das vivências seguir:
1. Peso
2. Tempo
3. Espaço
4. Fluência
( 3 ) Onde o movimento acontece.
( 1 ) Faz referência à força do movimento.
( 4 ) É o progresso do movimento do corpo.
( 2 ) Informa o momento em que ocorre o movimento.
Assim, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2
	
	B
	1 – 2 – 4 – 3
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
	
	E
	3 – 2 – 4 – 1
 Letra A
Questão 6/10 - Artes: Teorias e Metodologias
Leia o excerto abaixo:
“Se, por um lado, não dispomos de muitas reflexões acerca da improvisação, podemos, de outro lado, observar a crescente importância atribuída ao tema, seja por sua presença nas grades curriculares dos cursos de artes cênicas, seja pela aproximação entre improvisação e teatro escolar; seja pela manifestação dos grupos de teatro acerca da utilização de técnicas improvisacionais para a formação do ator”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUTRA, Sandro de Cássio. Improvisação teatral: conceitos e experiências no Brasil. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, 2009. p. 08. 
Levando