A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Currículo e Didática na Educação dos Surdos - Avaliação II - Semipresencial

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Currículo e Didática na Educação dos Surdos 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A história da educação brasileira aponta uma variada constituição de tendências pedagógicas, que influenciaram o processo de desenvolvimento das práticas pedagógicas e a compreensão sobre os processos educacionais. Assim, há a pedagogia progressista que se divide nas tendências libertadora, libertária e a crítico-social dos conteúdos. Sobre as características que constituem a tendência crítico-social dos conteúdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Essa tendência objetiva influenciar a sociedade para que se organize de forma democrática, considerando a todos.
(    ) O papel da escola seria influenciar a transformação da personalidade dos alunos para uma formação autogestionária. 
(    ) Os conteúdos assumem uma formatação mais acessível e contextualizam os saberes advindos das experiências dos alunos.
(    ) Como pressupostos de aprendizagem, sustentam a premissa da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	A didática no Brasil apresenta muitas semelhanças com o panorama atual, mas também algumas especificidades. Conhecer a história  da didática em nosso contexto nos possibilita perceber o quanto já avançamos, bem como traçar os novos rumos que a didática deve tomar a fim de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem de real qualidade, ou seja, a didática tem um olhar avançado para cada época. Ela se preocupa com a utilidade, a validade e ainda a eficiência deste método. Um docente pode ser metodológico sem ser didático, mas nunca será didático sem ter métodos. A didática, obrigatoriamente, precisa da metodologia. Sobre a história da didática no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Pedagogia Tradicional, a didática é sinônimo de regras. Nesta concepção, teoria e prática encontram-se em campos opostos.
(    ) Em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova é lançado se opondo à Pedagogia Tradicional.
(    ) A educação formal no Brasil inicia em 1549, com a chegada dos jesuítas.
(    ) Na década de 1960, inicia-se a Pedagogia Tecnicista. O conceito de didática a partir daí passa a se relacionar diretamente com a eficiência e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PILETTI, C. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2000.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Na educação brasileira percebe-se que existem muitas tendências pedagógicas que influenciam, influenciaram e continuam influenciando  a escola de modo geral em nosso país. Em contrapartida, há mecanismos de aprendizagem, ou melhor, tendências capazes de simbolizar, valorizar, instigar os alunos para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Qual tendência que demonstra esses caminhos para a aprendizagem?
	 a)
	Na tendência tecnicista.
	 b)
	Na pedagogia tradicional.
	 c)
	Na pedagogia liberal não diretiva.
	 d)
	Na pedagogia liberal renovada progressista.
	4.
	A influência da Igreja na época do Brasil Colônia foi muito marcante, controlando as instituições de ensino da época. Iniciou-se a troca da força de trabalho escravo pela chegada dos imigrantes para desbravar as novas terras. Sobre os fatos históricos acerca da didática, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil Colônia, a Igreja continua a controlar as instituições de ensino e passa a ter fortes influências da pedagogia de Herbart.
II- No Brasil Colônia é adotado o famoso plano educacional: Ratio Studiorum. O método de instrução era baseado na memorização. Foram criados colégios e seminários.
III- No Império e Primeira República, o ensino secundário ficava sob responsabilidade da União, e o ensino primário e a formação do magistério primário ficaram sob responsabilidade dos estados. 
IV- A didática, após a Primeira Guerra Mundial, era compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho, separando a teoria da prática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III, IV estão corretas.
	5.
	O movimento escolanovista, após o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, contrapõe aos ideais da Pedagogia Tradicional. Contudo, a Escola Nova, sede lugar a partir de 1960, para a Pedagogia Tecnicista, com um teor descontextualizado, dissociado da realidade. Nesse meio, o conceito de didática sofreu alterações, assim como ao longo do desenvolvimento da sociedade, sofrendo influências dos entendimentos de grupos sociais. Sobre o processo histórico de construção do conceito de didática no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Assumiu a vertente pedagógica da Alemanha e organizou o ensino segundo as influências da pedagogia de Herbart, que reorganizou a didática nas escolas infantis.
	 b)
	Passou a ser compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho.
	 c)
	Elaborou um método adotado no plano educacional, que seguia as instruções de memorização, denominado Raio Studiorum, que estruturou a didática na época.
	 d)
	Revelou um novo entendimento de didática voltada para a formação de professores, com o objetivo de supervisionarem e coordenarem as atividades em todos os níveis.
	6.
	Anteriormente à época de Comenius, a pedagogia estava num ensaio, muitas questões didáticas pedagógicas estavam em teste. Naquela época, somente as pessoas de classe alta tinha acesso à educação. Comenius escreveu a Didática Magna e iniciou a pedagogia moderna. Depois da Didática Magna de Comenius, os grupos menos favorecidos (pobres, mulheres e negros) começaram a ganhar vez no contexto educacional. Estudar os recortes históricos acerca da didática nos possibilita identificarmos em que aspectos ainda precisamos evoluir. O estudo da didática nos remete, obrigatoriamente, a algumas figuras importantes na história evolutiva do conceito da didática. Sobre estas figuras importantes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- John Frederick Herbart.
II- Friederich Froebel.
III- John Dewey.
(    ) Considerado o pai do Jardim de Infância.
(    ) Influenciou o movimento Escola Nova, que contestava o ensino tradicional.
(    ) Formulou a teoria do interesse.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - III - I.
	7.
	A avaliação em si é um dos temas mais polêmicos, que geram traumas para todo e qualquer professor ou mesmo para o aluno. Apesar de sua importância, é um tema pouco discutido dentro das instituições educacionais. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade. O avaliar está presente em todos os aspectos de nossa vida social e perpassa por todo o desenvolvimento humano. Sobre as características do processo de avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- O avaliar funciona basicamente da mesma forma, independentemente do objeto de estudo. 
II- Independentemente de qualquer coisa, a avaliação não pode ser num todo.
III- O processo avaliativo sempre deve propiciar decisões que nos encaminhem para melhores resultados.
IV- A avaliação sempre deve ter por premissa diagnosticar para reorientar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentenças I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão