Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual - PROVA II - Currículo e Didática na Educação dos Surdos (LBR103)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os processos avaliativos apresentam funções primordiais no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo quando inferem sobre os resultados dos avanços e dificuldades dos alunos, que representam a necessidade de intervenção do professor. Desta forma, a avaliação seria um instrumento que reflete as informações para que o professor avalie sua atuação didática. Sobre as modalidades e as funções da avaliação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Essa avaliação não auxilia no crescimento e desenvolvimento conceitual dos alunos, sobretudo ignorando a transformação social, a relação do professor e aluno ocorre em sentidos opostos.
( ) Essa avaliação suscita na atuação conjunta do professor e alunos, no reconhecimento dos caminhos percorridos e na identificação dos que necessitam ser atingidos.
( ) Essa avaliação pretende expor os resultados dos testes aplicados ao final dos estudos, representando o processo de ensino e aprendizagem, quantificando a aprendizagem dos alunos.
( ) Essa avaliação investiga, questiona e integra os saberes com a experiência dos alunos, proporcionando um retorno ao professor, que avalia e aperfeiçoa suas práticas educativas.
A III - I - II - IV.
B II - IV - III - I.
C II - I - IV - III.
D I - II - III - IV.

As diferenças no que tange à identidade e à cultura são muito importantes na teoria pós-moderna e, por isso, é comum encontrarmos na literatura vigente o termo "Didática Cultural" relacionado às teorias pós-modernas. O envolvimento com as diferenças, com as conexões entre saber, identidade, identidade cultural e poder são evidentes nestes contextos.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A didática cultural enxerga que para que um processo ensino-aprendizagem seja realmente eficaz é necessário abarcar outras temáticas, entre elas: alteridade, identidade, diferença, subjetividade, representação, cultura, gênero, raça, etnia, entre outros.
II- Respeito às particularidades do indivíduo em si (social, identidade e cultura) das suas especificidades linguísticas, objetivando tornar o ensino mais atraente e cativante.
III- Com relação ao processo de ensino-aprendizagem, a educação de surdos ganha muito com a teoria pós-moderna.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

O movimento escolanovista, após o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, contrapõe aos ideais da Pedagogia Tradicional. Contudo, a Escola Nova, sede lugar a partir de 1960, para a Pedagogia Tecnicista, com um teor descontextualizado, dissociado da realidade. Nesse meio, o conceito de didática sofreu alterações, assim como ao longo do desenvolvimento da sociedade, sofrendo influências dos entendimentos de grupos sociais.
Sobre o processo histórico de construção do conceito de didática no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
A Passou a ser compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho.
B Assumiu a vertente pedagógica da Alemanha e organizou o ensino segundo as influências da pedagogia de Herbart, que reorganizou a didática nas escolas infantis.
C Revelou um novo entendimento de didática voltada para a formação de professores, com o objetivo de supervisionarem e coordenarem as atividades em todos os níveis.
D Elaborou um método adotado no plano educacional, que seguia as instruções de memorização, denominado Raio Studiorum, que estruturou a didática na época.

Para Libâneo (1994), a educação consiste no fenômeno social e universal em que as ações humanas são necessárias para o funcionamento e a manutenção da sociedade. Assim, não existe uma sociedade isenta de práticas educativas, que promovem o aprendizado de conhecimentos e experiências culturais. Alguns elementos fazem parte do processo educacional, como o currículo e a didática, influenciando os fazeres e entendimentos realizados nas escolas que sofreram influências advindas das transformações sociais.
Sobre o conceito da didática na teoria tradicional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O objeto de estudo nessa teoria consiste nos processos de formação ideológicos da reprodução cultural e social, da relação do poder com a classe social e o capitalismo.
( ) Sua principal preocupação se baseia na formação dos indivíduos, segundo o modelo apresentado socialmente, que deveria ser universal a todos.
( ) A sua organização fundamenta uma estrutura tecnicista e instrumental, organizando os conteúdos, as atividades e a avaliação de forma mecânica e padronizada.
( ) A didática se constitui no controle sobre a ação pedagógica do professor, referente ao planejamento das aulas e sua efetiva concretização com a turma.
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C V - V - F - V.
D F - V - V - V.

A teoria pós-moderna é questionadora, vivemos em uma época única, ao se tratar de vivências no sentido de transgressão educacional, quando falamos em educação. Percebe-se que as relações de identidade e cultura são muito relevantes quando usa-se o termo "Didática Cultural". Sobre o termo exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O termo didática cultural vem ao encontro de diversas culturas e não favorece a questão de gênero, de raça, de cor, não possuindo alteridade, mas, em contrapartida, segue um processo no ensino.
b) Ao falar em didática cultural não obtemos respostas concretas. A evolução perante a luta de classes sociais não favorece a subjetividade, a questão de raça, de gênero e as representatividades.
c) A didática cultural enxerga que os processos de ensino-aprendizagem realmente são eficazes, sendo necessário abarcar outras temáticas, entre elas: alteridade, identidade, diferença, subjetividade, representatividade, cultura, gênero, raça, etnia, entre outros.
d) A didática cultural enxerga que há processos que não evoluem ao se tratar de outras culturas, de outras temáticas, de diferentes classes sociais, do respeito a tolerância, representação social, entre outros pontos culturais, tanto de raça e de etnia.

Ao longo da história da educação brasileira, algumas tendências pedagógicas influenciaram e ainda emitem valores no contexto educacional atual. Com relação aos estudos da didática, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberal e progressista, com algumas subdivisões segundo suas especificidades conceituais.
Sobre o conceito de tendência pedagógica progressista, assinale a alternativa CORRETA:
A A pedagogia busca transformar somente as relações de ensino-aprendizagem, para que acompanhem a demanda da sociedade capitalista.
B Os fundamentos da sociedade capitalista não são questionados e o objetivo geral é preparar as pessoas para desempenharem bem seus papéis sociais.
C A sua organização infere no desenvolvimento de pessoas para que se adaptem às demandas emergentes do sistema capitalista, e se insiram no mercado de trabalho.
D A pedagogia progressista surge como uma crítica à continuidade da sociedade de classes e suas normas, que acaba sustentando de forma implícita as finalidades educacionais.

Ao longo da história da educação no Brasil, percebemos a gama variada de tendências pedagógicas que influenciaram e continuam influenciando o nosso contexto com relação à educação do nosso país. Cada tendência apresenta sua concepção acerca da educação e representa-se em diversas pedagogias ou tendências.
Sobre essa classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na Pedagogia Progressista, o indivíduo deve-se adequar às normas da sociedade.
( ) Na Pedagogia Liberal, o objetivo geral é preparar as pessoas para desempenharem bem seus papéis sociais.
( ) Na Pedagogia Progressista, há uma crítica às realidades sociais.
( ) Na Pedagogia Liberal, o objetivo é transformar a sociedade capitalista.
A V - V - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D F - F - V - V.

Um dos objetivos da tendência tecnicista era a preparação para o trabalho, o aluno era voltado totalmente para seu lado técnico. O objetivo principal da Tendência Liberal Tecnicista é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. Sobre essa teoria, analise as sentenças a seguir:
I- Esta tendência não está intrinsecamente ligada à modelagem do comportamento humano, visando ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
II- O professor é um mero transmissor de verdades científicas. O aluno assume uma atitude passiva diante do conhecimento, não participando ativamente do processo.
III- O relacionamento entre professor e aluno é técnico. Nesta tendência não há espaço para relações afetivas e pessoais.
IV- A afetividade não tinha um papel predominante, não havia muito contato do professor com o aluno.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Os critérios de avaliação consistem em indicadores que utilizados para identificar as aprendizagens realizadas, mais precisamente referentes ao que seria necessário para o aprendizado do aluno. Assim, a LDB/96 preconiza alguns critérios referentes ao processo de avaliação, indicando ao professor aspectos que devem ser considerados na sua organização. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Avaliação contínua e cumulativa, representando o desempenho dos alunos, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
( ) Possibilidades de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar com preferência que sejam paralelos ao período letivo.
( ) Avaliação que atenda aos requisitos dos exames anuais, com prevalências nos aspectos quantitativos aos qualitativos.
( ) Possibilidade de avanço nos cursos e séries somente após a verificação do aprendizado e condições do aluno.
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - F - V.
d) V - V - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os processos avaliativos apresentam funções primordiais no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo quando inferem sobre os resultados dos avanços e dificuldades dos alunos, que representam a necessidade de intervenção do professor. Desta forma, a avaliação seria um instrumento que reflete as informações para que o professor avalie sua atuação didática. Sobre as modalidades e as funções da avaliação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Essa avaliação não auxilia no crescimento e desenvolvimento conceitual dos alunos, sobretudo ignorando a transformação social, a relação do professor e aluno ocorre em sentidos opostos.
( ) Essa avaliação suscita na atuação conjunta do professor e alunos, no reconhecimento dos caminhos percorridos e na identificação dos que necessitam ser atingidos.
( ) Essa avaliação pretende expor os resultados dos testes aplicados ao final dos estudos, representando o processo de ensino e aprendizagem, quantificando a aprendizagem dos alunos.
( ) Essa avaliação investiga, questiona e integra os saberes com a experiência dos alunos, proporcionando um retorno ao professor, que avalia e aperfeiçoa suas práticas educativas.
A III - I - II - IV.
B II - IV - III - I.
C II - I - IV - III.
D I - II - III - IV.

As diferenças no que tange à identidade e à cultura são muito importantes na teoria pós-moderna e, por isso, é comum encontrarmos na literatura vigente o termo "Didática Cultural" relacionado às teorias pós-modernas. O envolvimento com as diferenças, com as conexões entre saber, identidade, identidade cultural e poder são evidentes nestes contextos.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A didática cultural enxerga que para que um processo ensino-aprendizagem seja realmente eficaz é necessário abarcar outras temáticas, entre elas: alteridade, identidade, diferença, subjetividade, representação, cultura, gênero, raça, etnia, entre outros.
II- Respeito às particularidades do indivíduo em si (social, identidade e cultura) das suas especificidades linguísticas, objetivando tornar o ensino mais atraente e cativante.
III- Com relação ao processo de ensino-aprendizagem, a educação de surdos ganha muito com a teoria pós-moderna.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

O movimento escolanovista, após o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, contrapõe aos ideais da Pedagogia Tradicional. Contudo, a Escola Nova, sede lugar a partir de 1960, para a Pedagogia Tecnicista, com um teor descontextualizado, dissociado da realidade. Nesse meio, o conceito de didática sofreu alterações, assim como ao longo do desenvolvimento da sociedade, sofrendo influências dos entendimentos de grupos sociais.
Sobre o processo histórico de construção do conceito de didática no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
A Passou a ser compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros docentes as orientações necessárias ao seu trabalho.
B Assumiu a vertente pedagógica da Alemanha e organizou o ensino segundo as influências da pedagogia de Herbart, que reorganizou a didática nas escolas infantis.
C Revelou um novo entendimento de didática voltada para a formação de professores, com o objetivo de supervisionarem e coordenarem as atividades em todos os níveis.
D Elaborou um método adotado no plano educacional, que seguia as instruções de memorização, denominado Raio Studiorum, que estruturou a didática na época.

Para Libâneo (1994), a educação consiste no fenômeno social e universal em que as ações humanas são necessárias para o funcionamento e a manutenção da sociedade. Assim, não existe uma sociedade isenta de práticas educativas, que promovem o aprendizado de conhecimentos e experiências culturais. Alguns elementos fazem parte do processo educacional, como o currículo e a didática, influenciando os fazeres e entendimentos realizados nas escolas que sofreram influências advindas das transformações sociais.
Sobre o conceito da didática na teoria tradicional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O objeto de estudo nessa teoria consiste nos processos de formação ideológicos da reprodução cultural e social, da relação do poder com a classe social e o capitalismo.
( ) Sua principal preocupação se baseia na formação dos indivíduos, segundo o modelo apresentado socialmente, que deveria ser universal a todos.
( ) A sua organização fundamenta uma estrutura tecnicista e instrumental, organizando os conteúdos, as atividades e a avaliação de forma mecânica e padronizada.
( ) A didática se constitui no controle sobre a ação pedagógica do professor, referente ao planejamento das aulas e sua efetiva concretização com a turma.
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C V - V - F - V.
D F - V - V - V.

A teoria pós-moderna é questionadora, vivemos em uma época única, ao se tratar de vivências no sentido de transgressão educacional, quando falamos em educação. Percebe-se que as relações de identidade e cultura são muito relevantes quando usa-se o termo "Didática Cultural". Sobre o termo exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O termo didática cultural vem ao encontro de diversas culturas e não favorece a questão de gênero, de raça, de cor, não possuindo alteridade, mas, em contrapartida, segue um processo no ensino.
b) Ao falar em didática cultural não obtemos respostas concretas. A evolução perante a luta de classes sociais não favorece a subjetividade, a questão de raça, de gênero e as representatividades.
c) A didática cultural enxerga que os processos de ensino-aprendizagem realmente são eficazes, sendo necessário abarcar outras temáticas, entre elas: alteridade, identidade, diferença, subjetividade, representatividade, cultura, gênero, raça, etnia, entre outros.
d) A didática cultural enxerga que há processos que não evoluem ao se tratar de outras culturas, de outras temáticas, de diferentes classes sociais, do respeito a tolerância, representação social, entre outros pontos culturais, tanto de raça e de etnia.

Ao longo da história da educação brasileira, algumas tendências pedagógicas influenciaram e ainda emitem valores no contexto educacional atual. Com relação aos estudos da didática, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberal e progressista, com algumas subdivisões segundo suas especificidades conceituais.
Sobre o conceito de tendência pedagógica progressista, assinale a alternativa CORRETA:
A A pedagogia busca transformar somente as relações de ensino-aprendizagem, para que acompanhem a demanda da sociedade capitalista.
B Os fundamentos da sociedade capitalista não são questionados e o objetivo geral é preparar as pessoas para desempenharem bem seus papéis sociais.
C A sua organização infere no desenvolvimento de pessoas para que se adaptem às demandas emergentes do sistema capitalista, e se insiram no mercado de trabalho.
D A pedagogia progressista surge como uma crítica à continuidade da sociedade de classes e suas normas, que acaba sustentando de forma implícita as finalidades educacionais.

Ao longo da história da educação no Brasil, percebemos a gama variada de tendências pedagógicas que influenciaram e continuam influenciando o nosso contexto com relação à educação do nosso país. Cada tendência apresenta sua concepção acerca da educação e representa-se em diversas pedagogias ou tendências.
Sobre essa classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na Pedagogia Progressista, o indivíduo deve-se adequar às normas da sociedade.
( ) Na Pedagogia Liberal, o objetivo geral é preparar as pessoas para desempenharem bem seus papéis sociais.
( ) Na Pedagogia Progressista, há uma crítica às realidades sociais.
( ) Na Pedagogia Liberal, o objetivo é transformar a sociedade capitalista.
A V - V - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D F - F - V - V.

Um dos objetivos da tendência tecnicista era a preparação para o trabalho, o aluno era voltado totalmente para seu lado técnico. O objetivo principal da Tendência Liberal Tecnicista é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas. Sobre essa teoria, analise as sentenças a seguir:
I- Esta tendência não está intrinsecamente ligada à modelagem do comportamento humano, visando ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
II- O professor é um mero transmissor de verdades científicas. O aluno assume uma atitude passiva diante do conhecimento, não participando ativamente do processo.
III- O relacionamento entre professor e aluno é técnico. Nesta tendência não há espaço para relações afetivas e pessoais.
IV- A afetividade não tinha um papel predominante, não havia muito contato do professor com o aluno.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Os critérios de avaliação consistem em indicadores que utilizados para identificar as aprendizagens realizadas, mais precisamente referentes ao que seria necessário para o aprendizado do aluno. Assim, a LDB/96 preconiza alguns critérios referentes ao processo de avaliação, indicando ao professor aspectos que devem ser considerados na sua organização. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Avaliação contínua e cumulativa, representando o desempenho dos alunos, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
( ) Possibilidades de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar com preferência que sejam paralelos ao período letivo.
( ) Avaliação que atenda aos requisitos dos exames anuais, com prevalências nos aspectos quantitativos aos qualitativos.
( ) Possibilidade de avanço nos cursos e séries somente após a verificação do aprendizado e condições do aluno.
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - F - V.
d) V - V - V - F.

Prévia do material em texto

20/03/2023, 09:35 Avaliação II - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:823194)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 61472018
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Os processos avaliativos apresentam funções primordiais no processo de ensino e 
aprendizagem, sobretudo quando inferem sobre os resultados dos avanços e dificuldades dos alunos, 
que representam a necessidade de intervenção do professor. Desta forma, a avaliação seria um 
instrumento que reflete as informações para que o professor avalie sua atuação didática. Sobre as 
modalidades e as funções da avaliação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Avaliação diagnóstica.
II- Avaliação classificatória.
III- Avaliação diagnóstica-formativa.
IV- Avaliação somativa.
( ) Essa avaliação não auxilia no crescimento e desenvolvimento conceitual dos alunos, sobretudo 
ignorando a transformação social, a relação do professor e aluno ocorre em sentidos opostos. 
( ) Essa avaliação suscita na atuação conjunta do professor e alunos, no reconhecimento dos 
caminhos percorridos e na identificação dos que necessitam ser atingidos. 
( ) Essa avaliação pretende expor os resultados dos testes aplicados ao final dos estudos, 
representando o processo de ensino e aprendizagem, quantificando a aprendizagem dos alunos. 
( ) Essa avaliação investiga, questiona e integra os saberes com a experiência dos alunos, 
proporcionando um retorno ao professor, que avalia e aperfeiçoa suas práticas educativas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - I - II - IV.
B II - IV - III - I.
C II - I - IV - III.
D I - II - III - IV.
As diferenças no que tange à identidade e à cultura são muito importantes na teoria pós-
moderna e, por isso, é comum encontrarmos na literatura vigente o termo "Didática Cultural" 
relacionado às teorias pós-modernas. O envolvimento com as diferenças, com as conexões entre 
saber, identidade, identidade cultural e poder são evidentes nestes contextos. Então, o que implica 
neste campo é aquilo que promove as produções culturais dos sujeitos, advindos de vários espaços 
sociais. Sobre as características da Didática Cultural, analise as sentenças a seguir:
I- A didática cultural enxerga que para que um processo ensino-aprendizagem seja realmente eficaz é 
necessário abarcar outras temáticas, entre elas: alteridade, identidade, diferença, subjetividade, 
representação, cultura, gênero, raça, etnia, entre outros.
II- Respeito às particularidades do indivíduo em si (social, identidade e cultura) das suas 
especificidades linguísticas, objetivando tornar o ensino mais atraente e cativante.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
20/03/2023, 09:35 Avaliação II - Individual
about:blank 2/5
III- Com relação ao processo de ensino-aprendizagem, a educação de surdos ganha muito com a 
teoria pós-moderna.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
O movimento escolanovista, após o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, 
contrapõe aos ideais da Pedagogia Tradicional. Contudo, a Escola Nova, sede lugar a partir de 1960, 
para a Pedagogia Tecnicista, com um teor descontextualizado, dissociado da realidade. Nesse meio, o 
conceito de didática sofreu alterações, assim como ao longo do desenvolvimento da sociedade, 
sofrendo influências dos entendimentos de grupos sociais. Sobre o processo histórico de construção 
do conceito de didática no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
A Passou a ser compreendida como um conjunto de regras, com o objetivo de assegurar aos futuros
docentes as orientações necessárias ao seu trabalho.
B Assumiu a vertente pedagógica da Alemanha e organizou o ensino segundo as influências da
pedagogia de Herbart, que reorganizou a didática nas escolas infantis.
C Revelou um novo entendimento de didática voltada para a formação de professores, com o
objetivo de supervisionarem e coordenarem as atividades em todos os níveis.
D Elaborou um método adotado no plano educacional, que seguia as instruções de memorização,
denominado Raio Studiorum, que estruturou a didática na época.
O objetivo da educação liberal consiste em apresentar a sociedade de classes, garantir o 
capitalismo, com a capacitação de pessoas para desempenharem seus respectivos papéis sociais. Essa 
tendência pedagógica subdivide-se em tradicional, renovada progressiva não diretiva (Escola Nova) e 
tecnicista, sendo que cada tipo apresenta suas especificidades. Sobre as características da tendência 
tradicional, assinale a alternativa CORRETA:
A
O aluno tem o apoio dos professores e do corpo docente, fazendo uma ponte com o
conhecimento, centrado na motivação, mas neste caso estão relacionados ao desejo de adequação
pessoal e autorrealização dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
B
Nessa tendência a escola é humanizada, trata os alunos de forma igualitária, tem aspectos da
aprendizagem marcantes, com maior valorização aos processos mentais e habilidades cognitivas
do que a conteúdos organizados racionalmente.
C
O papel da escola fica exclusivamente no repasse dos conteúdos, ignorando os problemas sociais.
O professor é o símbolo máximo de autoridade e ao aluno cabe o silêncio, a atenção e a
responsabilidade de fixar os conteúdos expostos, a fim de se desenvolver.
D
A escola deve produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo,
eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas, com conteúdos de ensino organizados
de forma sistemática em livros didáticos e vídeos.
3
4
20/03/2023, 09:35 Avaliação II - Individual
about:blank 3/5
Para Libâneo (1994), a educação consiste no fenômeno social e universal em que as ações 
humanas são necessárias para o funcionamento e a manutenção da sociedade. Assim, não existe uma 
sociedade isenta de práticas educativas, que promovem o aprendizado de conhecimentos e 
experiências culturais. Alguns elementos fazem parte do processo educacional, como o currículo e a 
didática, influenciando os fazeres e entendimentos realizados nas escolas que sofreram influências 
advindas das transformações sociais. Sobre o conceito da didática na teoria tradicional, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O objeto de estudo nessa teoria consiste nos processos de formação ideológicos da reprodução 
cultural e social, da relação do poder com a classe social e o capitalismo.
( ) Sua principal preocupação se baseia na formação dos indivíduos, segundo o modelo apresentado 
socialmente, que deveria ser universal a todos.
( ) A sua organização fundamenta uma estrutura tecnicista e instrumental, organizando os 
conteúdos, as atividades e a avaliação de forma mecânica e padronizada.
( ) A didática se constitui no controle sobre a ação pedagógica do professor, referente ao 
planejamento das aulas e sua efetiva concretização com a turma. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C V - V - F - V.
D F - V - V - V.
A teoria pós-moderna é questionadora, vivemos em uma época única, ao se tratar de vivências 
no sentido de transgressão educacional, quando falamos em educação. Percebe-se que as relações de 
identidade e cultura são muito relevantes quando usa-se o termo "Didática Cultural". Sobre o termo 
exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
O termo didática cultural vem ao encontro de diversas culturas e não favorece a questão de
gênero, de raça, de cor, não possuindo alteridade, mas, em contrapartida, segue um processo no
ensino.
B
A didática cultural enxerga que os processos de ensino-aprendizagem realmente são eficazes,
sendo necessário abarcar outras temáticas, entre elas: alteridade, identidade, diferença,
subjetividade, representatividade,cultura, gênero, raça, etnia, entre outros.
C
A didática cultural enxerga que há processos que não evoluem ao se tratar de outras culturas, de
outras temáticas, de diferentes classes sociais, do respeito a tolerância, representação social, entre
outros pontos culturais, tanto de raça e de etnia.
D
Ao falar em didática cultural não obtemos respostas concretas. A evolução perante a luta de
classes sociais não favorece a subjetividade, a questão de raça, de gênero e as
representatividades.
Ao longo da história da educação brasileira, algumas tendências pedagógicas influenciaram e 
ainda emitem valores no contexto educacional atual. Com relação aos estudos da didática, as 
5
6
7
20/03/2023, 09:35 Avaliação II - Individual
about:blank 4/5
tendências pedagógicas foram classificadas em liberal e progressista, com algumas subdivisões 
segundo suas especificidades conceituais. Sobre o conceito de tendência pedagógica progressista, 
assinale a alternativa CORRETA:
A A pedagogia busca transformar somente as relações de ensino-aprendizagem, para que
acompanhem a demanda da sociedade capitalista.
B Os fundamentos da sociedade capitalista não são questionados e o objetivo geral é preparar as
pessoas para desempenharem bem seus papéis sociais.
C A sua organização infere no desenvolvimento de pessoas para que se adaptem às demandas
emergentes do sistema capitalista, e se insiram no mercado de trabalho.
D A pedagogia progressista surge como uma crítica à continuidade da sociedade de classes e suas
normas, que acaba sustentando de forma implícita as finalidades educacionais.
Ao longo da história da educação no Brasil, percebemos a gama variada de tendências 
pedagógicas que influenciaram e continuam influenciando o nosso contexto com relação à educação 
do nosso país. Cada tendência apresenta sua concepção acerca da educação e representa-se em 
diversas pedagogias ou tendências. A construção e a reconstrução da nossa identidade profissional 
está relacionada de forma direta com o nosso entendimento acerca do conceito de didática. Desta 
forma, precisamos entender as tendências pedagógicas e as concepções teóricas, bem como suas 
influências no processo histórico e filosófico da educação. A primeira classificação que ocorre é entre 
Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. Sobre essa classificação, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na Pedagogia Progressista, o indivíduo deve-se adequar às normas da sociedade.
( ) Na Pedagogia Liberal, o objetivo geral é preparar as pessoas para desempenharem bem seus 
papéis sociais.
( ) Na Pedagogia Progressista, há uma crítica às realidades sociais.
( ) Na Pedagogia Liberal, o objetivo é transformar a sociedade capitalista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
A V - V - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D F - F - V - V.
Um dos objetivos da tendência tecnicista era a preparação para o trabalho, o aluno era voltado 
totalmente para seu lado técnico. O objetivo principal da Tendência Liberal Tecnicista é o de produzir 
indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações 
precisas, objetivas e rápidas. Sobre essa teoria, analise as sentenças a seguir:
I- Esta tendência não está intrinsecamente ligada à modelagem do comportamento humano, visando 
ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
II- O professor é um mero transmissor de verdades científicas. O aluno assume uma atitude passiva 
diante do conhecimento, não participando ativamente do processo.
III- O relacionamento entre professor e aluno é técnico. Nesta tendência não há espaço para relações 
8
9
20/03/2023, 09:35 Avaliação II - Individual
about:blank 5/5
afetivas e pessoais.
IV- A afetividade não tinha um papel predominante, não havia muito contato do professor com o 
aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
Os critérios de avaliação consistem em indicadores que utilizados para identificar as 
aprendizagens realizadas, mais precisamente referentes ao que seria necessário para o aprendizado do 
aluno. Assim, a LDB/96 preconiza alguns critérios referentes ao processo de avaliação, indicando ao 
professor aspectos que devem ser considerados na sua organização. Sobre esses critérios, classifique 
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Avaliação contínua e cumulativa, representando o desempenho dos alunos, com prevalência dos 
aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
( ) Possibilidades de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar com preferência que 
sejam paralelos ao período letivo.
( ) Avaliação que atenda aos requisitos dos exames anuais, com prevalências nos aspectos 
quantitativos aos qualitativos.
( ) Possibilidade de avanço nos cursos e séries somente após a verificação do aprendizado e 
condições do aluno. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B V - V - F - V.
C F - V - V - V.
D V - V - V - F.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina