Buscar

Direitos e Atuação do Serviço Social na Política de Assistência Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Unida de Campinas – FacUnicamps
Curso Serviço Social
Professora Juliana Duarte
Acadêmica: Hênya Cristina Pessoa
Turma: A5/SSM1
Disciplina: Política Social em Idoso e Pessoa com Deficiência
Atividade 2 – Texto Interdisciplinaridade
 01- Em 2015 foi aprovada lei que prevê diversos direitos para pessoas que tenham “impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. O enunciado se refere à 
a) Lei no 10.048, que dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência. b) Lei no 11.126, que dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. c) Lei no 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
 d) Constituição da República Federativa do Brasil. 
 e) Lei no 13.146, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
02- Segundo o texto VIII Encontro da Associação Brasileira de pesquisadores em educação especial, qual a atuação do assistente social? 
	Resposta: De acordo com o texto, a atuação do Assistente Social deve buscar praticas que garantam acesso aos direitos, favorecendo o desenvolvimento de sujeitos capazes de reflexão social e política. Estar focada na promoção da qualidade de vida dos usuários e prevenção dos riscos eminentes na vida de cada sujeito, priorizando suas potencialidades.
 
03- Sobre o mesmo texto, comente sobre a importância de trabalhar em conjunto com a(o) psicóloga(o)?
Resposta: No contexto da atuação na Política de Assistência Social, o psicólogo busca a compreensão e enfrentamento dos problemas sociais vivenciados por pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade e risco social. A psicologia pode contribuir para resgatar os vínculos do usuário com sua família e o sistema de direitos a qual ele pertence. O psicólogo deve priorizar a coletividade, favorecendo a compreensão dos processos sociais. Como o assistente social, o psicólogo atua com algumas especificidades no referido serviço através das atividades profissionais: analise e compreensão dos processos psicossociais e sua relação nos desenvolvimentos das subjetividades; identificação de demandas para a saúde mental; e outras. Também as atividades de forma conjunta: realizar visitas domiciliares, procurando não invadir a privacidade dos usuários e esclarecendo os objetivos da mesma: identificação de situações de violação de direitos; realização de mapeamento das vulnerabilidades da pessoa com deficiência e sua família, para a realização do planejamento das atividades e vigilância social.
 
04- Explique sobre a legislação referente ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência. 
Resposta: Lei 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas para empresas o profissional com deficiência conseguia ingressar no mercado de trabalho através de ações governamentais ou eram terceirizados por Associações ou ONGs e atuavam em órgãos do governos estatual e federal. A lei prevê que toda empresa com 100 ou mais empregados deve destinar de 2% a 5% dos postos de trabalho a pessoa com deficiência. 100 a 200 empregados reservar 2% de suas vagas; entre 201 a 500 empregados, 3%; entre 501 a 1000 empregados; 4%; e a empresa com mais de 1001 empregados, 5%das vagas. A inspeção do trabalho na efetivação da Lei de Cotas é efetivada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Por ano são realizadas em média 10 mil fiscalizações, as quais as empresas são cobradas a preencher as vagas reservadas.
 
05- O texto “Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias” da autora Regina Célia Mioto trata sobre a orientação e o acompanhamento a grupos e famílias, vinculados ao caráter educativo da profissão, as ações socioeducativas e políticas sociais, finalizando com os dilemas e desafios. Qual a importância da orientação e acompanhamento no Serviço Social, assim como sua atuação? 
R: A partir do acompanhamento o assistente social pode conhecer o espaço destas pessoas, para fazer com que todos seus direitos sejam efetivos. Obter conhecimento da realidade que estas pessoas vivenciam cotidianamente, somente perante isso o profissional pode atuar, tendo conhecimento do chão em que esta pisando.

Continue navegando