Buscar

2020416_225246_Slides+III+-+PRINCÍPIOS+DE+COMUNICAÇÕES+_+Redes+de+Comunicação

Prévia do material em texto

APRESENTAÇÃO: 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Disciplina: Princípios de Telecomunicações
Slides III
1
Sistemas de Comunicação
Princípios de Comunicações
Comunicação Analógica x Comunicação Digital
Redes de Multiserviços.
‹nº› 
Redes de Multiserviços
Conforme informado anteriormente, todo sistema se baseia no principio representado nesta figura.
‹nº› 
Redes de Multiserviços
	Vimos nos slides anteriores que a Central de Comutação e Controle (CCC) é o cérebro do sistema de Telefonia Celular, é ela quem realiza a troca de informações e faz o fechamento dos caminhos estabelecendo as ligações e faz também, o controle de todas as Estações Rádio Bases (ERBs) do sistema.
A ERB (células) tem seus transmissores, receptores e a antena para identificar os aparelhos celulares, que são os receptores/transmissores que estaram operando ou lincados com essa estação.
A CCC ou MSC fica responsável por realizer as ligações entre ERBs ou encaminha-las à rede pública de telefonia (PSTN).
‹nº› 
Redes de Multiserviços
‹nº› 
Erb 
5
Redes de Multiserviços
Mobile-Services Switching Centre (MSC)
Ou Central de Comutação e Controle (CCC) é a central responsável pelas funções de comutação, que é a ligação ou fechamento de pontos de cruzamento da matriz de comutação, e também faz a sinalização para as estações móveis (aparelhos celulares) que estão localizadas em uma área geográfica designada como a área do MSC.
A diferença principal entre um MSC e uma central de comutação fixa é que a MSC tem que levar em consideração a mobilidade dos assinantes (locais ou visitantes), inclusive o handover da comunicação quando estes assinantes se movem de uma célula para outra. O MSC encarregado de rotear chamadas para outros MSCs é chamado de Gateway MSC.
‹nº› 
Figura 2 - Elementos básicos de um sistema de telecomunicações
PSTN – Rede Pública de Telecomunicações
Redes de Multiserviços
Quando você faz uma chamada de telefone “regular” usando a rede telefônica pública comutada (PSTN), também conhecido como Plain Old Telephone Service (POTS) você usa o que é chamado de comutação de circuitos de telefonia. 
Este sistema funciona através da criação de um canal dedicado (ou circuito) entre dois pontos para a duração da chamada. 
Estes sistemas de telefonia são baseadas em fios de cobre que transportam dados analógicos de voz ao longo dos circuitos dedicados.
‹nº› 
Redes de Multiserviços
Já para trafegar a Internet este sistema não combinaria (par metálico) com as redes de telefonia de internet (VOIP) mais recentes baseados em tecnologias digitais.
O VoIP, diferentemente do PSTN, usa o que é chamado de comutação de pacotes de telefonia.
Usando este sistema, encaminha a informação de voz a seu destino em inúmeros pacotes de rede individuais através da Internet.
Este tipo de comunicação apresenta alguns desafios porque a Internet não foi realmente concebida para o tipo de comunicação em tempo real um telefonema requer.
‹nº› 
Redes de Multiserviços
• No sistema de telefonia fixa, os telefones são ligados à central por fios e cabos telefônicos, que constituem a rede fixa do sistema.
Nas Centrais Analógicas todo processamento é feito na Central de Comutação que recebe o solicitação de ligação e devolve um sinal (tom de discar) onde o assinante vai digitar o número desejado.
Os números digitados vão ser identificados por um registrador decádico da Central Telefônica que vai estabelecer um caminho fixo, (dedicado) entre a origem e o destino, para que a conversação se estabeleça.
O registrador é o órgão da central responsável por identificar os dígitos recebidos. Funcionavam como conversores decádico/multifrequêncial.
‹nº› 
Redes de Multiserviços
• As Centrais Telefônicas mais modernas são do tipo CPA (Central de Programa Armazenado), dotado de microprocessadores, que comandam e controlam as operações da central.
Nestas, o principio da chamada é o mesmo da analógica sendo que: os números discados, que antes eram decádicos (por pulsos ou intervalos), agora podem ser mutifrequênciais ou seja, o sinal da origem já é recebido na forma da transmissão a outras Centrais Telefônicas.
Permitindo inclusive a interação em processos de navegação em menu de opções.
‹nº› 
Redes de Multiserviços
• Um nó, em um sistema de telecomunicações, é um ponto de interconexão de redes de comunicação. O objetivo principal destes nós, embora haja muitos outros, é encaminhar a mensagem da origem para o destino.
Voltamos a ressaltar que nas redes de telecomunicações, na maioria dos casos, a comunicação entre:
A fonte da informação e o nó da rede;
Entre os nós da rede;
E entre o nó da rede e o destino da informação;
Sempre envolve os três elementos básicos da comunicação (transmissor, canal e receptor).
‹nº› 
Figura 3 - Ideia básica de uma rede de telecomunicações
Sistemas de Telecomunicações
Redes de Multiserviços
• Dois exemplos de redes de telecomunicações são a rede telefônica e a Internet.
É comum a denominação da rede em função do tipo de serviço para o qual ela foi originalmente concebida, dando origem às denominações de rede telefônica, redes de comunicação de dados e redes de computadores.
‹nº› 
Redes de Multiserviços
• No entanto, em um ambiente de redes multimídia e multiserviços, esta divisão não faz mais muito sentido (por exemplo, hoje você pode estabelecer qualquer tipo de comunicação - de voz, de vídeo ou de dados - utilizando o seu computador conectado à Internet).
Assim, podemos dizer, que todas as redes que permitam transmissão de informação de um ponto a outro serão denominadas de redes de telecomunicações.
Os termos redes de telecomunicações e sistemas de telecomunicações podem ser utilizados de forma intercambiável.
Da mesma forma, os termos telecomunicações e comunicações são utilizados na literatura de forma intercambiável.
‹nº›

Continue navegando