Buscar

LISTA DE EXERCICIOS EMBRAER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão da Cadeia de Suprimentos
- Prof. Msc. Marco Antônio Madureira-
	Gestão da Cadeia de Suprimentos
	TURMA
	ALUNOS
	
	
	Gabriel Felix Sousa
	
	
	
	ESTUDO DE CASO
	NOTA
	
	
	
	
	
	
	
EMBRAER
Filosofia de Projeto Otimizado
Em vez de encolher ou esticar um produto já existente, nossa nova família de jatos comerciais Embraer foi projetada para otimizar o desempenho e o conforto de passageiros ao mesmo tempo que otimiza os custos de operação. Sendo uma aeronave realmente de 70 lugares, o Embraer ERJ 170 oferece projeto estrutural superior e eficiências no consumo de combustível, além de insuperável desempenho operacional. E estes são atributos que você achará em comum com outros três membros da família atualmente em desenvolvimento: o Embraer ERJ 175, para 78 passageiros, o Embraer ERJ 190, para 98 passageiros, e o Embraer ERJ 195, para 108 passageiros. Juntas, estas quatro aeronaves usarão tripulações comuns e peças sobressalentes comuns num nível de 95%.
Nós projetamos uma cabine que maximiza o espaço para o cliente. Nossa tecnologia permitiu que nossa aeronave tivesse o mais largo corredor da categoria. As laterais da cabine, quase verticais, permitem que o passageiro sentado à janela tenha mais espaço. E todos apreciarão o grande espaço para bagagem, sob os assentos e nos compartimentos superiores, que podem facilmente acomodar malas de rodinhas.
O avião Embraer ERJ 170 oferece a flexibilidade que as linhas aéreas requerem para combinar perfeitamente a aeronave certa para a missão certa. A ausência de saídas sobre as asas oferece máxima versatilidade para diferentes configurações internas de cabine: classes econômicas ou premium.
Um projeto otimizado de aeronave resulta em ambos, desempenho e eficiência operacional. O projeto do Embraer ERJ 170 permite mínimo tempo de geração de receita da linha aérea. Além disso, o Embraer ERJ 170 tem o menor custo por milha x passageiro de qualquer aeronave de sua categoria.
Avanços em modelagem com realidade virtual permitiram-nos refinar o projeto da aeronave, combinando uma equipe internacional de parceiros mais rápida e mais eficientemente que nunca. As inovações resultantes podem ser vistas no painel de comando, com equipamentos aviônicos de última geração de fabricação Honeywell, e os pilotos também apreciarão a tecnologia 'fly by wire', normalmente apenas disponível em jatos de porte muito maior. Os motores são potentes e ao mesmo tempo não agressivos ao meio ambiente, com emissões 50% a 80% abaixo dos padrões exigidos. Os ruídos de pouso, táxi e decolagem também são conformes aos padrões requeridos pelos mais exigentes aeroportos do mundo.”
Observe no texto as várias oportunidades e exigências que a empresa encara ao desenvolver um novo produto:
· Tecnologia de realidade virtual, hoje, enseja, por exemplo, que equipes de projetistas trabalhem simultaneamente em diferentes partes do mundo no mesmo produto, permitindo que as melhores capacitações do mundo combinem-se de forma eficiente, mas isso requer grande habilidade de coordenação dos parceiros e seus esforços;
· O projeto do produto não só tem de visar o desempenho com custo inicial aceitável, mas também tem de contemplar exigências de eficiência no uso do produto pelo cliente, que cada vez mais considera o "custo total de propriedade" e não só o preço inicial, quando escolhe um produto;
· O projeto do produto tem de atender a vários "clientes": a linha aérea que está interessada no retomo sobre o investimento na aeronave e os clientes da linha aérea que querem comodidade e conforto - às vezes exigências de clientes diferentes podem ser conflitantes;
· O projeto do produto tem de contemplar aspectos restritivos, por exemplo, de legislação: leis cada vez mais exigentes quanto a poluição sonora, emissões de poluentes e outros.
Projeto do produto colaborativo com fornecedores
Os custos de desenvolvimento de um novo produto são hoje, em alguns setores da economia, muito altos, às vezes altos demais para que uma empresa arque sozinha com eles. Pense numa nova aeronave, como o ERJ 170, o novo jato de médio porte que a Embraer lançou recentemente. Os custos totais de desenvolvimento de uma aeronave como esta estão em ordem superior aos 9 dígitos, pensando em dólares. Uma quantia substancial mesmo para Embraer, uma empresa de mais de 12.000 funcionários e receita bruta beirando os US$ 3 bilhões. No projeto de desenvolvimento do ERJ 170, a Embraer adotou, ainda mais fortemente do que o fizera no desenvolvimento de seu produto anterior da aviação comercial, o ERJ 145, a ideia de desenvolvimento compartilhado do produto com seus fornecedores.
Dezesseis grandes (e. g., Kawasaki, General Electric, Parker, Gamesa, Honeywell) fornecedores - parceiros da Embraer em quatro continentes tomaram parte do projeto conjunto com custos compartilhados de desenvolvimento do ERJ 170 fazendo uso intensivo de tecnologia de informação e telecomunicações de última geração. No desenvolvimento do ERJ 145, de um total de 350 fornecedores, apenas quatro participaram intensamente do esforço compartilhado de desenvolvimento do produto. O resultado foi um time-to-market (tempo do desenvolvimento ao mercado) recorde e um custo de desenvolvimento suportável para uma empresa que tem de competir com gigantes europeus (como o consórcio Airbus) e norte-americanos (como a Boeing) e a canadense Bombardier.
	01
	Qual o diferencial competitivo obtido com o projeto do produto com a nova família de jatos comerciais desenvolvida pela EMBRAER? 
O diferencial competitivo do projeto é o foco na melhor relação de custo x benefício dos produtos tanto em relação ao mercado, empresa e quanto ao consumidor. Através do desenvolvimento e otimização da nova família de jatos, a Embraer teve foco no desempenho do produto e conforto dos passageiros, simultaneamente com o aprimoramento dos custos de operação. Além disso, com insuperável desempenho operacional alinhado ao projeto estrutural para eficiência de consumo de combustível, considerando sempre contemplar a legislação ambiental.
	02
	Quais os benefícios com foco no cliente e nos consumidores foram obtidos com o novo projeto do produto?
Com o novo projeto os consumidores contarão com cabines mais versáteis que maximizam ainda mais a experiência com o produto, combinando a aeronave certa para a missão certa. Dentre os benefícios, os mais relevantes são: maior espaço de acomodação para a bagagem, tanto sob os assentos, quanto para os compartimentos superiores (espaço que comporta malas de rodinha, por exemplo), além de ampliação na largura do corredor da categoria e laterais quase que verticais, permitindo maior conforto ao passageiro sentado à janela. 
	03
	Como a EMBARER utilizou a tecnologia de informação para apoiar a técnica de “Projeto Colaborativo” no jato ERJ 170 e quais os resultados obtidos com a sua utilização?
A empresa utilizou a tecnologia da informação de forma intensiva em conjunto com telecomunicações de ultima geração como estratégia de união de 16 grandes fornecedores, todos com o propósito de desenvolvimento do projeto de forma eficiente, aperfeiçoada e com custos compartilhados. O resultado foi o custo de desenvolvimento suportável para uma empresa que tem concorrência altamente competitiva com o mercado Europeu e o recorde no tempo de desenvolvimento ao mercado (time-to-market).
	04
	Além dos objetivos relacionados com desempenho e vantagem competitiva, quais outras preocupações devem estar presentes no projeto do produto e como estes requisitos foram observados pela EMBRAER? 
A Embraer se preocupou em desenvolver um projeto que esteja de acordo com a sustentabilidade e legislação ambiental. Reforçam a importância declarando estarem dentro ou abaixo dos padrões exigidos de não agressão ao meio ambiente. Além disso, a incorporação de um projeto que tenha alcance máximo em atender à variedade de clientes, contemplando exigências de eficiência no uso do produto em si. E a utilização da tecnologia de realidade virtual para que vários projetistas trabalhem de formasimultânea, assim combinando as mais desenvolvidas capacitações do mundo de forma eficiente. 
	05
	O que é custo total de propriedade e como ele é afetado pelo projeto do produto?
De maneira geral, o custo total de propriedade é o que definirá se um investimento no produto de fato valerá a pena. É medido através de um cálculo estruturando todos os custos que envolvem o processo de aquisição de um produto ou serviço e que em decorrência disto, também delineará os impactos positivos ou negativos à serem possivelmente afetados no projeto do produto. 
Considerando o estudo de caso, a Embraer visa que este custo atenda, como prioridade, às exigências de eficiência na utilização do produto pelo consumidor final, pois cada vez mais o mesmo leva em consideração esse fator como diferencial de escolha do produto e não mais apenas o preço inicial.
CORRÊA, Henrique. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2006. Pg. 318 e 329.

Outros materiais