Logo Passei Direto
Buscar

Exercício 09 História Medieval

User badge image
Eric Cartman

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre as construções religiosas na Idade Média, é correto afirmar:
I- As catedrais eram grandes construções que impressionavam os fiéis. Elas tinham o objetivo de causar deslumbre e mostrar a pequenez humana diante do divino. II- Como a maioria da população era analfabeta, as catedrais tinham funções pedagógicas e educativas, que era ensinar sobre a vida de Cristo, dos santos e mártires através dos vitrais, afrescos, esculturas e da experiência sensorial. III- Com o crescimento das cidades, as catedrais perderam sua importância, pois, no processo de monetarização, a vida comercial sobrepõe-se a vida religiosa e realoca o centro urbano para as praças comerciais e não mais para a igreja.
A - I e III estão corretas.
B - I e II estão corretas.
C - Apenas a I está correta.
D - Apenas a II está correta.
E - II e III estão corretas.

Com o crescimento urbano descontrolado acompanhado do crescimento demográfico, ocorreu estratificações sociais dentro das próprias cidades. Qual alternativa define a divisão social interna citadina na Idade Média?
a. A divisão foi entre cidade alta (parte onde os ricos construíam suas casas e palacetes) e cidade baixa (onde a população pobre e os marginais moravam).
b. Ocorreu a divisão entre alto clero (mais ricos e organizados juridicamente) e o baixo clero (mais pobres e sem proteção régia ou papal).
c. A cidade dividiu-se entre os representantes da esquerda (formados pelos pobres e marginalizados) e os da direita (formado pelas camadas ricas e abastadas).
d. Havia uma separação interna entre vilões (os moradores pobres das vilas e sem proteção jurídica ou política) e os suseranos (camadas ricas e com proteção régia ou papal).
e. A população das cidades medievais podia ser separada entre os graúdos (os mais abastados, também chamados de patrícios) e os miúdos (mais pobres e desorganizados juridicamente).

Acerca das relações entre indivíduos e comunidade nos séculos XII e XV é correto afirmar:
a. Havia a sobreposição do coletivo perante o individualismo. Esse pensamento refletia tanto nos castelos quanto nas residências, principalmente à mesa, que era uma metáfora da coletividade medieval.
b. O individualismo tomava espaço lentamente, refletindo nas cozinhas e copas, onde as mesas ficavam menores porque as refeições se tornaram íntimas e não mais compartilhadas.
c. O coletivo predominava somente na esfera pública, relacionada às decisões jurídicas e políticas da cidade. Nas esferas individuais, a vida em grupo não era bem aceita.
d. Sobressaiu o individualismo. Os castelos se tornaram residências de um único senhor e as casas ficaram menores e acolhiam menos pessoas, reflexo da preferência pela vida solitária.
e. O coletivo ganhava espaço, mas somente em locais públicos, como as feiras e cemitérios. Estes espaços eram próprios para a vida em grupo, diferente das residências, habitadas por 3 ou 4 pessoas somente.

A Igreja viu de forma negativa o crescimento urbano. Assinale a alternativa que melhor indique os motivos de embate entre o clero e a vida citadina medieval:
a. O número de convertidos ao judaísmo e islamismo aumento, pois eram esses dois grupos que predominavam nas cidades devido as perseguições e massacres promovidos contra eles.
b. A vida urbana era uma vida independente da Igreja, portanto percebe-se um processo de laicização nas cidades.
c. O papado preferiu investir seus poderes de conversão na população rural que era mais rude e ignorante, por isso facilmente manipulável de acordo com ideais clericais.
d. As cidades atraíam estrangeiros, forasteiros, bandidos, leprosos, minorias religiosas e marginais, ou seja, tudo aquilo que afastava a cristandade de seu ideal de religião pura.
e. As grandes cidades medievais recusaram-se a erguer catedrais e igrejas, pois, com o crescimento urbano já não era necessário a proteção papal.

A Peste Negra – uma das mais devastadoras epidemias da humanidade – esteve intimamente relacionada com uma mudança de postura e comportamento na Europa do século XIV. Assinale a assertiva que melhor define essa nova postura adquirida no período:
a. Houve saques e destruição em massa que comprovam a natureza selvagem humana diante da morte.
b. O despertar do sentimento hedonista, de aproveitar ao máximo a vida antes da morte e também os saques e pilhagens da Igreja, que se mostrou incapaz de salvar todos da morte.

Acerca da concepção de “declínio medieval’’, que ocorreu entre os séculos XIV e XV, este conceito está:
a. Correto, pois a Idade Média teve mais retrocessos do que conquistas e a ideia de declínio mostra os resultados consequentes da Idade das Trevas.
b. Errado, pois o declínio iniciou nos séculos V e VI, quando o Império Romano se fragmentou e iniciou um período bastante obscuro da História.
c. Correto, pois o período foi extremamente belicoso e violento, marcado pelas invasões germânicas, pestes e desfragmentação do poder político.
d. Errado, pois passa uma concepção negativa e preconceituosa de decadência, dando a entender que encerra-se nesses séculos todo o legado medieval, inclusive suas mentalidades e contribuições.
e. Errado, pois o correto seria “inverno medieval’’, pois foi o período mais conturbado e atrasado dos mil anos de Idade Média, sendo a “primavera’’ iniciada com as invasões muçulmanas.

(ENADE, 2017) Entre os séculos X e XIV, o estilo arquitetônico gótico emerge e se manifesta principalmente nas construções religiosas. Entre outras características, chama a atenção o verticalismo das catedrais, como uma clara referência de proeminência religiosa em relação aos outros edifícios das cidades. Associado a isso, no final do século XIII, um problema político referente ao primado do poder político toma força. O problema tem sua primeira formulação pelo papa Gelásio I (492-496) e ficou conhecido como a tese das "duas espadas", pois defendia a definição jurisdicional entre poder temporal e espiritual. No século XIII, em condições culturais e políticas distintas, o papa Inocêncio IIII (1198- 1216) assume outra posição ao afirmar o primado do poder político da Igreja sobre o Império. Esse debate instaura-se, também, nas universidades emergentes dos séculos XII e XIII, onde se estimula o estudo do direito romano para instruir as partes nele envolvidas.
A partir do fragmento acima, é correto afirmar que, entre os séculos XIII e XIV, a questão da autoridade papal define-se em torno da:
A - ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de natureza espiritual.
B - Contra Reforma Católica, que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal.
C - contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social.
D - justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.
E - necessidade de justificar o acúmulo de riquezas pela Igreja, aspecto duramente criticado pela ordem franciscana.

A iconografia medieval representava Deus de diferentes formas. A mais famosa delas era a imagem do Pantocrator (Todo Poderoso). De acordo com essa representação, a figura divina seria modelada:
a. Com tributos antropozoomórficos, ou seja, em forma tanto animal – encarnado na pomba da paz – quanto humano.
b. Com tributos reais, com a presença de um trono, coroa e as insígnias do poder universal, como o sol, a lua, alfa e ômega passando uma visão monárquica divina.
c. Com tributos naturais, através do Sol, da Lua, dos trovões e faz forças da natureza, pois ele era um ser onipresente e invisível.
d. Com tributos humanos, demonstrando sentimentos e acolhimento ao próximo, mostrando uma imagem sensível e empática de Deus.
e. Com tributos animais, pois Deus se manifestava nas criaturas vivas que criou durante a concepção do Jardim do Éden.

Assinale a assertiva que aponta um dos marcos da derrota inglesa para o reino da França e também a atitude que comprova o revanchismo inglês diante de tal acontecimento:
A - A morte dos reis Fernando e Isabel em batalha contra os muçulmanos no reino de Granada.
B - A santificação do rei Filipe IV, o Belo, que transferiu o papado de Roma para Avinhão e acabou com o monopólio da fé exercido pelas cidades italianas.
C - A santificação do rei Luís IX, um devoto do catolicismo diante do avanço protestante inglês na França, seguido de sua morte em batalha pelo rei Ricardo III da Inglaterra.
D - A tomada de cidade de Paris pelos ingleses e sua retomada através de uma aliança militar entre os nobres franceses e de reinos católicos da Península Ibérica.
E - O papel patriótico de Joana D´Arc que estimulou os franceses a lutarem contra os ingleses. Após a derrota francesa, a jovem camponesa foi queimada viva e virou uma santa e mártir da França.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre as construções religiosas na Idade Média, é correto afirmar:
I- As catedrais eram grandes construções que impressionavam os fiéis. Elas tinham o objetivo de causar deslumbre e mostrar a pequenez humana diante do divino. II- Como a maioria da população era analfabeta, as catedrais tinham funções pedagógicas e educativas, que era ensinar sobre a vida de Cristo, dos santos e mártires através dos vitrais, afrescos, esculturas e da experiência sensorial. III- Com o crescimento das cidades, as catedrais perderam sua importância, pois, no processo de monetarização, a vida comercial sobrepõe-se a vida religiosa e realoca o centro urbano para as praças comerciais e não mais para a igreja.
A - I e III estão corretas.
B - I e II estão corretas.
C - Apenas a I está correta.
D - Apenas a II está correta.
E - II e III estão corretas.

Com o crescimento urbano descontrolado acompanhado do crescimento demográfico, ocorreu estratificações sociais dentro das próprias cidades. Qual alternativa define a divisão social interna citadina na Idade Média?
a. A divisão foi entre cidade alta (parte onde os ricos construíam suas casas e palacetes) e cidade baixa (onde a população pobre e os marginais moravam).
b. Ocorreu a divisão entre alto clero (mais ricos e organizados juridicamente) e o baixo clero (mais pobres e sem proteção régia ou papal).
c. A cidade dividiu-se entre os representantes da esquerda (formados pelos pobres e marginalizados) e os da direita (formado pelas camadas ricas e abastadas).
d. Havia uma separação interna entre vilões (os moradores pobres das vilas e sem proteção jurídica ou política) e os suseranos (camadas ricas e com proteção régia ou papal).
e. A população das cidades medievais podia ser separada entre os graúdos (os mais abastados, também chamados de patrícios) e os miúdos (mais pobres e desorganizados juridicamente).

Acerca das relações entre indivíduos e comunidade nos séculos XII e XV é correto afirmar:
a. Havia a sobreposição do coletivo perante o individualismo. Esse pensamento refletia tanto nos castelos quanto nas residências, principalmente à mesa, que era uma metáfora da coletividade medieval.
b. O individualismo tomava espaço lentamente, refletindo nas cozinhas e copas, onde as mesas ficavam menores porque as refeições se tornaram íntimas e não mais compartilhadas.
c. O coletivo predominava somente na esfera pública, relacionada às decisões jurídicas e políticas da cidade. Nas esferas individuais, a vida em grupo não era bem aceita.
d. Sobressaiu o individualismo. Os castelos se tornaram residências de um único senhor e as casas ficaram menores e acolhiam menos pessoas, reflexo da preferência pela vida solitária.
e. O coletivo ganhava espaço, mas somente em locais públicos, como as feiras e cemitérios. Estes espaços eram próprios para a vida em grupo, diferente das residências, habitadas por 3 ou 4 pessoas somente.

A Igreja viu de forma negativa o crescimento urbano. Assinale a alternativa que melhor indique os motivos de embate entre o clero e a vida citadina medieval:
a. O número de convertidos ao judaísmo e islamismo aumento, pois eram esses dois grupos que predominavam nas cidades devido as perseguições e massacres promovidos contra eles.
b. A vida urbana era uma vida independente da Igreja, portanto percebe-se um processo de laicização nas cidades.
c. O papado preferiu investir seus poderes de conversão na população rural que era mais rude e ignorante, por isso facilmente manipulável de acordo com ideais clericais.
d. As cidades atraíam estrangeiros, forasteiros, bandidos, leprosos, minorias religiosas e marginais, ou seja, tudo aquilo que afastava a cristandade de seu ideal de religião pura.
e. As grandes cidades medievais recusaram-se a erguer catedrais e igrejas, pois, com o crescimento urbano já não era necessário a proteção papal.

A Peste Negra – uma das mais devastadoras epidemias da humanidade – esteve intimamente relacionada com uma mudança de postura e comportamento na Europa do século XIV. Assinale a assertiva que melhor define essa nova postura adquirida no período:
a. Houve saques e destruição em massa que comprovam a natureza selvagem humana diante da morte.
b. O despertar do sentimento hedonista, de aproveitar ao máximo a vida antes da morte e também os saques e pilhagens da Igreja, que se mostrou incapaz de salvar todos da morte.

Acerca da concepção de “declínio medieval’’, que ocorreu entre os séculos XIV e XV, este conceito está:
a. Correto, pois a Idade Média teve mais retrocessos do que conquistas e a ideia de declínio mostra os resultados consequentes da Idade das Trevas.
b. Errado, pois o declínio iniciou nos séculos V e VI, quando o Império Romano se fragmentou e iniciou um período bastante obscuro da História.
c. Correto, pois o período foi extremamente belicoso e violento, marcado pelas invasões germânicas, pestes e desfragmentação do poder político.
d. Errado, pois passa uma concepção negativa e preconceituosa de decadência, dando a entender que encerra-se nesses séculos todo o legado medieval, inclusive suas mentalidades e contribuições.
e. Errado, pois o correto seria “inverno medieval’’, pois foi o período mais conturbado e atrasado dos mil anos de Idade Média, sendo a “primavera’’ iniciada com as invasões muçulmanas.

(ENADE, 2017) Entre os séculos X e XIV, o estilo arquitetônico gótico emerge e se manifesta principalmente nas construções religiosas. Entre outras características, chama a atenção o verticalismo das catedrais, como uma clara referência de proeminência religiosa em relação aos outros edifícios das cidades. Associado a isso, no final do século XIII, um problema político referente ao primado do poder político toma força. O problema tem sua primeira formulação pelo papa Gelásio I (492-496) e ficou conhecido como a tese das "duas espadas", pois defendia a definição jurisdicional entre poder temporal e espiritual. No século XIII, em condições culturais e políticas distintas, o papa Inocêncio IIII (1198- 1216) assume outra posição ao afirmar o primado do poder político da Igreja sobre o Império. Esse debate instaura-se, também, nas universidades emergentes dos séculos XII e XIII, onde se estimula o estudo do direito romano para instruir as partes nele envolvidas.
A partir do fragmento acima, é correto afirmar que, entre os séculos XIII e XIV, a questão da autoridade papal define-se em torno da:
A - ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de natureza espiritual.
B - Contra Reforma Católica, que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal.
C - contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social.
D - justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.
E - necessidade de justificar o acúmulo de riquezas pela Igreja, aspecto duramente criticado pela ordem franciscana.

A iconografia medieval representava Deus de diferentes formas. A mais famosa delas era a imagem do Pantocrator (Todo Poderoso). De acordo com essa representação, a figura divina seria modelada:
a. Com tributos antropozoomórficos, ou seja, em forma tanto animal – encarnado na pomba da paz – quanto humano.
b. Com tributos reais, com a presença de um trono, coroa e as insígnias do poder universal, como o sol, a lua, alfa e ômega passando uma visão monárquica divina.
c. Com tributos naturais, através do Sol, da Lua, dos trovões e faz forças da natureza, pois ele era um ser onipresente e invisível.
d. Com tributos humanos, demonstrando sentimentos e acolhimento ao próximo, mostrando uma imagem sensível e empática de Deus.
e. Com tributos animais, pois Deus se manifestava nas criaturas vivas que criou durante a concepção do Jardim do Éden.

Assinale a assertiva que aponta um dos marcos da derrota inglesa para o reino da França e também a atitude que comprova o revanchismo inglês diante de tal acontecimento:
A - A morte dos reis Fernando e Isabel em batalha contra os muçulmanos no reino de Granada.
B - A santificação do rei Filipe IV, o Belo, que transferiu o papado de Roma para Avinhão e acabou com o monopólio da fé exercido pelas cidades italianas.
C - A santificação do rei Luís IX, um devoto do catolicismo diante do avanço protestante inglês na França, seguido de sua morte em batalha pelo rei Ricardo III da Inglaterra.
D - A tomada de cidade de Paris pelos ingleses e sua retomada através de uma aliança militar entre os nobres franceses e de reinos católicos da Península Ibérica.
E - O papel patriótico de Joana D´Arc que estimulou os franceses a lutarem contra os ingleses. Após a derrota francesa, a jovem camponesa foi queimada viva e virou uma santa e mártir da França.

Prévia do material em texto

Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as construções religiosas na Idade Média, é correto afirmar:
I- As catedrais eram grandes construções que impressionavam os fiéis. Elas tinham o objetivo de causar deslumbre e mostrar a pequenez humana diante do divino.
II- Como a maioria da população era analfabeta, as catedrais tinham funções pedagógicas e educativas, que era ensinar sobre a vida de Cristo, dos santos e mártires através dos vitrais, afrescos, esculturas e da experiência sensorial.
III- Com o crescimento das cidades, as catedrais perderam sua importância, pois, no processo de monetarização, a vida comercial sobrepõe-se a vida religiosa e realoca o centro urbano para as praças comerciais e não mais para a igreja.
Escolha uma:
a. Apenas a I está correta.
Resposta: As catedrais mantem sua importância mesmo com a ascensão da burguesia e a monetarização da sociedade feudal. Ver mais na pág. 96 subitens 5.3. Capitulo 5
b. I e III estão corretas.
c. I e II estão corretas.
d. Apenas a II está correta.
e. II e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I e II estão corretas..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com o crescimento urbano descontrolado acompanhado do crescimento demográfico, ocorreu estratificações sociais dentro das próprias cidades. Qual alternativa define a divisão social interna citadina na Idade Média?
Escolha uma:
a. A divisão foi entre cidade alta (parte onde os ricos construíam suas casas e palacetes) e cidade baixa (onde a população pobre e os marginais moravam).
Resposta: Na pág. 91. Alto clero e baixo clero é uma divisão interna da própria ordem dos oratores; esquerda e direita é uma divisão política do século XVIII (Revolução Francesa) e por isso seria anacrônico; vilões e suseranos correspondem a hierarquia feudal e não citadina.
b. Ocorreu a divisão entre alto clero (mais ricos e organizados juridicamente) e o baixo clero (mais pobres e sem proteção régia ou papal).
c. A cidade dividiu-se entre os representantes da esquerda (formados pelos pobres e marginalizados) e os da direita (formado pelas camadas ricas e abastadas).
d. Havia uma separação interna entre vilões (os moradores pobres das vilas e sem proteção jurídica ou política) e os suseranos (camadas ricas e com proteção régia ou papal).
e. A população das cidades medievais podia ser separada entre os graúdos (os mais abastados, também chamados de patrícios) e os miúdos (mais pobres e desorganizados juridicamente).
Feedback
A resposta correta é: A população das cidades medievais podia ser separada entre os graúdos (os mais abastados, também chamados de patrícios) e os miúdos (mais pobres e desorganizados juridicamente)..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Acerca das relações entre indivíduos e comunidade nos séculos XII e XV é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Havia a sobreposição do coletivo perante o individualismo. Esse pensamento refletia tanto nos castelos quanto nas residências, principalmente à mesa, que era uma metáfora da coletividade medieval.
Resposta: A vida medieval era coletiva tanto nas esferas privada e pública. As casas eram habitadas por muitas pessoas, as praças, igrejas e cemitérios eram locais importantes de sociabilidade. Nos castelos havia um grande número de funcionários e também soldados, pois possuía uma função também militar. Ao longo dos subitens 5.2 e 5.3 há elementos que mostram a convivência coletiva. Capitulo 5
b. O individualismo tomava espaço lentamente, refletindo nas cozinhas e copas, onde as mesas ficavam menores porque as refeições se tornaram íntimas e não mais compartilhadas.
c. O coletivo predominava somente na esfera pública, relacionada às decisões jurídicas e políticas da cidade. Nas esferas individuais, a vida em grupo não era bem aceita.
d. Sobressaiu o individualismo. Os castelos se tornaram residências de um único senhor e as casas ficaram menores e acolhiam menos pessoas, reflexo da preferência pela vida solitária.
e. O coletivo ganhava espaço, mas somente em locais públicos, como as feiras e cemitérios. Estes espaços eram próprios para a vida em grupo, diferente das residências, habitadas por 3 ou 4 pessoas somente.
Feedback
A resposta correta é: Havia a sobreposição do coletivo perante o individualismo. Esse pensamento refletia tanto nos castelos quanto nas residências, principalmente à mesa, que era uma metáfora da coletividade medieval..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Igreja viu de forma negativa o crescimento urbano. Assinale a alternativa que melhor indique os motivos de embate entre o clero e a vida citadina medieval:
Escolha uma:
a. O número de convertidos ao judaísmo e islamismo aumento, pois eram esses dois grupos que predominavam nas cidades devido as perseguições e massacres promovidos contra eles.
Resposta: As cidades atraíam estrangeiros, forasteiros, bandidos, leprosos, minorias religiosas e marginais, ou seja, tudo aquilo que afastava a cristandade de seu ideal de religião pura. Ver resposta na pág. 90 capitulo 5
b. A vida urbana era uma vida independente da Igreja, portanto percebe-se um processo de laicização nas cidades.
c. O papado preferiu investir seus poderes de conversão na população rural que era mais rude e ignorante, por isso facilmente manipulável de acordo com ideais clericais.
d. As cidades atraíam estrangeiros, forasteiros, bandidos, leprosos, minorias religiosas e marginais, ou seja, tudo aquilo que afastava a cristandade de seu ideal de religião pura.
e. As grandes cidades medievais recusaram-se a erguer catedrais e igrejas, pois, com o crescimento urbano já não era necessário a proteção papal.
Feedback
A resposta correta é: As cidades atraíam estrangeiros, forasteiros, bandidos, leprosos, minorias religiosas e marginais, ou seja, tudo aquilo que afastava a cristandade de seu ideal de religião pura..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No século XI, muitas crenças proliferaram no Ocidente. Uma delas foi o milenarismo. Assinale a alternativa que melhor defina esse conceito:
Escolha uma:
a. Era a crença no retorno de Jesus Cristo para julgar e eliminar todos os hereges que habitavam o mundo.
Resposta: Reforçava a ideia de um paraíso após uma série de provações, castigos e sofrimentos na Terra Pág. 107, segundo parágrafo. Essa ideia ainda é bastante enraizada na mentalidade coletiva religiosa, especialmente entre as religiões monoteístas. A ideia que haverá uma recompensa após todo o sofrimento terreno. Cap.6
b. Reforçava a ideia de um paraíso após uma série de provações, castigos e sofrimentos na Terra.
c. Difundia a imagem de um Deus justo que perdoaria a todos em troca de dízimo.
d. Acreditava na extinção dos muçulmanos, gregos ortodoxos e judeus da unidade ocidental cristã.
e. Promovia a ideia de um final trágico onde haveria o juízo final e todos seriam punidos pelos pecados.
Feedback
A resposta correta é: Reforçava a ideia de um paraíso após uma série de provações, castigos e sofrimentos na Terra..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Peste Negra – uma das mais devastadoras epidemias da humanidade – esteve intimamente relacionada com uma mudança de postura e comportamento na Europa do século XIV. Assinale a assertiva que melhor define essa nova postura adquirida no período:
Escolha uma:
a. Houve saques e destruição em massa que comprovam a natureza selvagem humana diante da morte.
Resposta: Houve uma perspectiva apocalíptica somada aos sentimentos de arrependimento cristão ou o abuso dos prazeres mundanos. Resposta na pág. 117. Cap.6
b. O aumento do sentimento ateu, que comprovou a impossibilidade de salvação da cristandade em situações de calamidade.
c. Ocorreu uma paz generalizada, pois era necessário o sentimento de união e perdão para ganhar o céu.
d. Houve uma perspectiva apocalíptica somada aos sentimentos de arrependimento cristão ou o abuso dos prazeres mundanos.
e. O despertar do sentimento hedonista, de aproveitar ao máximo a vida antes da morte e também os saques e pilhagens da Igreja, que se mostrou incapaz desalvar todos da morte.
Feedback
A resposta correta é: Houve uma perspectiva apocalíptica somada aos sentimentos de arrependimento cristão ou o abuso dos prazeres mundanos..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Acerca da concepção de “declínio medieval’’, que ocorreu entre os séculos XIV e XV, este conceito está:
Escolha uma:
a. Correto, pois a Idade Média teve mais retrocessos do que conquistas e a ideia de declínio mostra os resultados consequentes da Idade das Trevas.
Resposta: Errado, pois passa uma concepção negativa e preconceituosa de decadência, dando a entender que encerra-se nesses séculos todo o legado medieval, inclusive suas mentalidades e contribuições. Resposta no primeiro parágrafo do subitem 6.2 da pág. 111. Cap.6
b. Errado, pois o declínio iniciou nos séculos V e VI, quando o Império Romano se fragmentou e iniciou um período bastante obscuro da História.
c. Correto, pois o período foi extremamente belicoso e violento, marcado pelas invasões germânicas, pestes e desfragmentação do poder político.
d. Errado, pois passa uma concepção negativa e preconceituosa de decadência, dando a entender que encerra-se nesses séculos todo o legado medieval, inclusive suas mentalidades e contribuições.
e. Errado, pois o correto seria “inverno medieval’’, pois foi o período mais conturbado e atrasado dos mil anos de Idade Média, sendo a “primavera’’ iniciada com as invasões muçulmanas.
Feedback
A resposta correta é: Errado, pois passa uma concepção negativa e preconceituosa de decadência, dando a entender que encerra-se nesses séculos todo o legado medieval, inclusive suas mentalidades e contribuições..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE, 2017) Entre os séculos X e XIV, o estilo arquitetônico gótico emerge e se manifesta principalmente nas construções religiosas. Entre outras características, chama a atenção o verticalismo das catedrais, como uma clara referência de proeminência religiosa em relação aos outros edifícios das cidades. Associado a isso, no final do século XIII, um problema político referente ao primado do poder político toma força. O problema tem sua primeira formulação pelo papa Gelásio I (492-496) e ficou conhecido como a tese das "duas espadas", pois defendia a definição jurisdicional entre poder temporal e espiritual. No século XIII, em condições culturais e políticas distintas, o papa Inocêncio IIII (1198- 1216) assume outra posição ao afirmar o primado do poder político da Igreja sobre o Império. Esse debate instaura-se, também, nas universidades emergentes dos séculos XII e XIII, onde se estimula o estudo do direito romano para instruir as partes nele envolvidas.
A partir do fragmento acima, é correto afirmar que, entre os séculos XIII e XIV, a questão da autoridade papal define-se em torno da:
Escolha uma:
a. Contra Reforma Católica, que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal. 
#Gabarito: Cap. 03, 05 e 07. A alternativa correta é “justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.” Está correta devido às estratégias da Igreja em disputa pelo poder político e econômico no fim do período medieval, quando os Estados começaram a ter novas posturas políticas, desvinculando-se de muitas relações que antes eram mantidas com a Igreja. Nessa conjuntura, mesmo em disputa política, os reis e rainhas que começavam a ter uma postura absolutista não tinham predominância hegemônica em relação ao poder social, além da Igreja não concordar com qualquer justificativa relativa ao seu patrimônio.
b. necessidade de justificar o acúmulo de riquezas pela Igreja, aspecto duramente criticado pela ordem franciscana.
c. justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.
d. ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de na tu reza espiritual.
e. contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A iconografia medieval representava Deus de diferentes formas. A mais famosa delas era a imagem do Pantocrator (Todo Poderoso). De acordo com essa representação, a figura divina seria modelada:
Escolha uma:
a. Com tributos antropozoomórficos, ou seja, em forma tanto animal – encarnado na pomba da paz – quanto humano.
Resposta: Com tributos reais, com a presença de um trono, coroa e as insígnias do poder universal, como o sol, a lua, alfa e ômega passando uma visão monárquica divina. Ver pág. 128, 1º parágrafo. Cap.7
b. Com tributos reais, com a presença de um trono, coroa e as insígnias do poder universal, como o sol, a lua, alfa e ômega passando uma visão monárquica divina.
c. Com tributos naturais, através do Sol, da Lua, dos trovões e faz forças da natureza, pois ele era um ser onipresente e invisível.
d. Com tributos humanos, demonstrando sentimentos e acolhimento ao próximo, mostrando uma imagem sensível e empática de Deus.
e. Com tributos animais, pois Deus se manifestava nas criaturas vivas que criou durante a concepção do Jardim do Éden.
Feedback
A resposta correta é: Com tributos reais, com a presença de um trono, coroa e as insígnias do poder universal, como o sol, a lua, alfa e ômega passando uma visão monárquica divina..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a assertiva que aponta um dos marcos da derrota inglesa para o reino da França e também a atitude que comprova o revanchismo inglês diante de tal acontecimento:
Escolha uma:
a. O papel patriótico de Joana D´Arc que estimulou os franceses a lutarem contra os ingleses. Após a derrota francesa, a jovem camponesa foi queimada viva e virou uma santa e mártir da França.
Resposta: Luís IX não foi o rei do período que ocorreu a Guerra dos Cem Anos, embora ele tenha sido rei da França e considerado santo. O protestantismo surge no século XVI somente, a partir de Martinho Lutero. Filipe IV foi o rei francês da Cisma do Ocidente; Fernando e Isabel eram reis católicos da Espanha na Guerra de Reconquista Ibérica. Ver pág. 120. Cap.6
b. A morte dos reis Fernando e Isabel em batalha contra os muçulmanos no reino de Granada.
c. A tomada de cidade de Paris pelos ingleses e sua retomada através de uma aliança militar entre os nobres franceses e de reinos católicos da Península Ibérica.
d. A santificação do rei Filipe IV, o Belo, que transferiu o papado de Roma para Avinhão e acabou com o monopólio da fé exercido pelas cidades italianas.
e. A santificação do rei Luís IX, um devoto do catolicismo diante do avanço protestante inglês na França, seguido de sua morte em batalha pelo rei Ricardo III da Inglaterra.
Feedback
A resposta correta é: O papel patriótico de Joana D´Arc que estimulou os franceses a lutarem contra os ingleses. Após a derrota francesa, a jovem camponesa foi queimada viva e virou uma santa e mártir da França..

Mais conteúdos dessa disciplina