Buscar

Colégio e Curso

Prévia do material em texto

Colégio e Curso Galileu
Turma: 2o ano B
Aluna: Mariana Leal Castro Figueredo
O século XXI trouxe inúmeros avanços para a sociedade, com o surgimento de novas tecnologias e aperfeiçoamento das que já existiam. Por exemplo, a popularização da internet, uso descontrolado de redes sociais, vendas virtuais e outros fatores. Porém, essas grandes mudanças, além de trazerem muitos benefícios, também vieram acompanhadas de problemas, envolvendo principalmente a privacidade e segurança.
O livro 1984 escrito por George Orwell, por exemplo, conta a história de uma sociedade que sofre constantemente com a invasão de privacidade num regime totalitário por meio de câmeras administradas pelo Big Brother, ou Grande Irmão, um político que reprime qualquer forma de manifestação que contrarie sua forma de governar. Atualmente, o controle da privacidade deve ser ainda mais rigoroso do que na obra, especialmente com a possibilidade da utilização de rastreamento via satélite, seja de pessoas, animais ou objetos.
Dessa forma, o artigo 5o da Constituição Federal de 1988, inciso X, trata a intimidade, a vida privada, a honra, à imagem das pessoas como invioláveis, assegurando ainda processo e indenização pela quebra de tal garantia. Além disso, existe o artigo 11 do Pacto de San José da Costa Rica, admitido no Brasil pelo Decreto 678 de 1992, onde toda pessoa tem direito ao respeito de sua honra e ao reconhecimento da dignidade, todos tem direito à proteção da lei contra ingerências ou ofensas.
 Nessa perspectiva, percebe-se a importância do direito à privacidade, principalmente nos últimos anos, por isso, é necessário que o governo aumente a segurança de sites e redes sociais. Além de utilizar a mídia beneficamente como meio de comunicação, informando às pessoas sobre os cuidados que precisam tomar e mostrar a importância da vida particular.

Continue navegando