Buscar

Prova 02 - Concluída 14-01-20

Prévia do material em texto

Disciplina: 100933 - NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O que melhor caracteriza um pós-doc?
a )É o período de um curso de doutorado realizado no exterior (também chamado doutorado-sanduíche).
 
b )É uma atividade de pesquisa de alto nível, normalmente envolvendo um recém-doutor.
c )É um curso de doutoramento destinado a gestores de instituições acadêmicas.
d )É um grau acadêmico superior ao doutorado, obrigatório para docentes de nível sênior.
e )É uma linha de crédito estudantil, nos mesmos moldes do ProUni, contudo, restrita exclusivamente a estudantes de doutorado.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Diferente do que o senso comum possa imaginar, pós-doc não é um título que se conquiste, ou um curso que se realize, como o são o mestrado e o doutorado. O pós-doutoramento é uma atividade destinada, em geral, a recém-doutores (para todos os efeitos, com menos de 10 anos desde a defesa da tese). Não envolve cursar disciplinas, tampouco defender uma tese: o foco é primordialmente a pesquisa, com vistas à resolução de algum problema complexo, o que implica, na prática, em produzir publicações científicas mais amadurecidas (criar genuinamente conhecimento) ou mesmo desenvolvimento de tecnologia de ponta. Por isso, nesse regime de intensa dedicação à pesquisa, a dedicação ao ensino, à gestão e à extensão é momentaneamente suprimida.
QUESTÃO 2
A que conceito se associa a rede de relacionamentos em um ambiente de negócios favorável à inovação das partes envolvidas?
a ) Empreendedorismo de alto impacto
b ) Transferência de tecnologia
c ) Inovação tecnológica
d ) Ecossistema de inovação
e ) Inovação disruptiva
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Ecossistema de inovação é um tipo específico de ecossistema de negócios. De maneira geral, o conceito de ecossistema de negócios é simples: é uma grande estrutura de relacionamentos, envolvendo uma determinada empresa e todos os seus clientes e fornecedores, assim como demais parceiros (distribuidores, entre outros), em que fundamentalmente se estabelece um ciclo virtuoso de geração e agregação de valor. A expressão "ecossistema" é utilizada como metáfora da biologia, pois o ambiente de negócios pode ser comparado com o mundo natural, em que organismos (empreendimentos), a despeito, muitas vezes, de suas diferenças e conflitos de interesse, precisam coexistir e mesmo coevoluir para sobrevivência (em primeiro lugar) e desenvolvimento de longo termo (MOORE, 1997; ENKEL et al., 2009).
À luz dos aspectos que lhe são determinantes de interdependência e cooperação, a expressão "ecossistema de negócios" vem sendo desdobrada, com toda legitimidade, em outras situações e contextos, dentre os quais se destaca a função de ecossistema de inovação. Nesse caso, a rede envolvida tende a um cenário bem mais amplo e com relações mais complexas, incluindo, entre outros, atores como concorrentes, institutos tecnológicos, startups, investidores, mentores, aceleradoras, incubadoras - e, de forma indispensável, instituições acadêmicas (ENKEL et al., 2009).
QUESTÃO 3
Ao trabalhar um plano de carreira docente, qual é um dos primeiros elementos a ser determinado?
 
a )O horizonte de planejamento
b )O orçamento das ações necessárias para a consecução dos objetivos
c )Os procedimentos operacionais padrão
d )O plano de ação para atingimento das metas
e ) O teste vocacional
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Logo de início, convém traçar um horizonte de planejamento, isto é, o número de anos à frente que estarão sob estrito acompanhamento da evolução da carreira. Um horizonte de planejamento muito curto, como 6 meses ou 1 ano, é demasiado míope para uma estratégia de carreira - o risco de "andar em círculos" é muito grande; por outro lado, a pretensão de se exercer absoluto controle dos próximos 20 ou 30 anos é deveras fantasiosa - à medida que o futuro se alonga, o imponderável predomina, minando a coerência de qualquer plano (CAMPOS, 2013). Assim, é bastante típico (e recomendável) se fixar a um horizonte de próximos 5 ou 10 anos: evidentemente, cada ano que vai se percorrendo faz com que esses próximos 5 ou 10 anos sempre avancem progressivamente (plano 2018 a 2022 se atualiza no plano 2019 a 2023, depois 2020 a 2024, e assim por diante).
QUESTÃO 4
Em uma perspectiva histórica, como parecem se relacionar a alta cultura e a alta tecnologia?
 a )Dificilmente se observam sociedades que detenham simultaneamente a alta cultura e a alta tecnologia.
b )Cultura e tecnologia caminham juntas na trajetória humana mundo afora.
c )A alta cultura surge como uma consequência natural do avançado estado de desenvolvimento tecnológico da humanidade.
d )Há um progressivo movimento de integração desses dois campos, em direção a um estado que pode ser denominado de tecnocracia.
e )É um movimento bastante típico na sociedade em que primeiro a tecnologia se estabelece, para, logo em seguida, a cultura igualá-la em nível de desenvolvimento.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
A história das civilizações mostra que a plenitude tecnológica raramente correspondeu ao ápice da alta cultura e dos valores humanísticos: cultos e sábios não são exatamente os mais ricos e socialmente brilhantes. E o enclausuramento nos departamentos acadêmicos das universidades não é o que se pode chamar de alta cultura, que envolve, mas não se limita à aquisição do conhecimento. Alta cultura implica na formação de uma personalidade que seja, ao mesmo tempo, tanto arraigada na realidade histórico-social concreta, mas também capaz de transcendê-la intelectualmente
QUESTÃO 5
Junto a qual público-alvo de estudantes o uso de jogos educativos é adequado?
a )Adultos e idosos
 
b )Todas as faixas etárias
c )Crianças e adolescentes
d )Crianças em fase de pré-alfabetização
e ) Jovens prestes a ingressar no mercado de trabalho ou já no primeiro emprego
QUESTÃO 6
Qual é a característica bastante comum de se encontrar nos currículos dos altos executivos de grandes empresas?
 a ) Experiências internacionais (por mais breves que sejam)
b )Cursos realizados com o apoio do Fies (programa do MEC destinado a financiar a graduação).
c )Fluência em quatro idiomas, no mínimo.
d )Doutorado-sanduíche de 12 meses de duração no exterior.
e )Cursos realizados no Coursera e plataformas MOOC equivalentes.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Na prática, é comum observar que o currículo de altos executivos de grandes empresas (entre elas, renomadas instituições de ensino) é enriquecido de vivências internacionais. Nos dias atuais, dificilmente se identificam vice-presidentes e diretores executivos de grandes companhias que não tenham ao menos um curso de curta duração no exterior. A conclusão é que a experiência internacional, por mais breve que seja, é reconhecida com distinção no momento de preencher vagas estratégicas - seja por contratação ou até mesmo por promoção interna (POHLMANN & VALARINI, 2013).
QUESTÃO 7
Atingir uma capacidade de leitura efetiva é fruto de quais fatores?
a )Da fluência em idiomas estrangeiros e dos cursos de leitura dinâmica.
b )Dos linguísticos e dos contextuais.
c )Dos ideológicos e os biológicos.
d )Da concentração e da introspecção.
e )Do raciocínio analítico e do pensamento criativo.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Atingir uma capacidade de leitura efetiva é fruto de ao menos dois fatores: os propriamente linguísticos (significados literais das palavras, fatores sintáticos etc.) e os contextuais (ou situacionais), de muito mais ampla natureza. Esse é o motivo de se afirmar que um bom leitor é aquele que tem a capacidade de integrar, na interpretação de um texto, ambos os fatores. Por causa do segundo fator citado, é evidente que nem todos os tipos de texto podem ser lidos de uma mesma maneira (HUSSEIN, 1999; CAVALCANTE FILHO, 2011).
QUESTÃO 8
Qual é uma das mais claras oportunidades de atuação do docente nas empresas que não são do ramo da educação?
a )Board executivo
b )Conselhofiscal
c )Auditoria interna
d )Universidade corporativa
e )Linha de produção
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Essa possibilidade merece especial atenção dos docentes: ajudar as empresas a estruturarem suas universidades corporativas, que representam um campo de atuação da pedagogia empresarial. A iniciativa, que não é uma universidade no sentido estrito do termo, visa criar e manter uma estrutura dedicada para treinamento e capacitação interna nas organizações - normalmente, as de médio e grande porte, que costumam exigir junto aos novos funcionários um conjunto de conhecimentos específicos de seus próprios sistemas internos personalizados (como ocorre, por exemplo, no ambiente da indústria automotiva e da indústria de telecomunicações, em que dificilmente um candidato do mercado de trabalho já está pronto para assumir uma posição que exige domínio de técnicas e sistemas que só existem naquelas empresas) (NEVES, BORBA & LOCATELLI, 2017).
QUESTÃO 9
O que é projeto?
 a )Esforço temporário empreendido para se criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
b )Protótipo de novo produto ou processo em elaboração.
c )Forma de documentar a forma normalizada de realizar um trabalho.
d )Serviço contínuo, traduzido nas rotinas de atividades do dia a dia.
e )Gráfico que demonstra o desempenho das atividades realizadas (planejado x realizado).
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Projeto é sempre um esforço temporário (tem início e fim), que é empreendido para se criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Curiosamente, se um determinado processo ainda não existe em uma empresa (exemplo: separação de lixo para gestão ambiental), é possível criar um projeto para desenvolvimento e lançamento desse processo - o novo processo, então, é a entrega oferecida por tal projeto (PMI, 2017).
QUESTÃO 10
O que se pode dizer de um texto que requer estrondoso esforço para sua compreensão?
 a )É um texto inadequado
b )É um texto didático
c )É um texto exemplar
d )É um texto raso
e )É um texto rústico
Ver justificativa da resposta
Justificativa
Por melhor que seja a ideia a ser comunicada, caso ela se dê por uma escrita prolixa, imprecisa e/ou desorganizada, certamente não será possível contar com a atenção do leitor (às vezes, sequer com seu respeito). Como consequência, quem lê (ou tentar ler) um texto desprovido das mais básicas qualidades jamais se convencerá das hipóteses defendidas e das teses que se sustentam. Desde os recém-alfabetizados até os mais vorazes leitores, é certo que ninguém gosta de ler algo mal escrito. Em suma, um texto que requer do leitor um esforço desproporcional de compreensão é, para todos os efeitos, ineficaz e inadequado (BRUNI & ANDRADE, 1989; MENDES & FOSTER JÚNIOR, 2002).
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais