Buscar

Exercícios DEP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios DEP
1- A genética e o melhoramento animal vêm transformando, para melhor, a realidade da pecuária de corte brasileira. Uma das ferramentas mais eficientes à disposição dos pecuaristas é a Diferença Esperada na Progênie (DEP). Suponha um animal A com DEP 15 kg; outro animal, B, com DEP 7 kg; e ainda outro animal C com DEP de -5 kg, para o peso à desmama. Essas DEPs significam que
a) os filhos do touro A terão em média 8 kg a mais do que a média dos filhos do touro B, e 20 kg a mais do que a média dos filhos do touro C, enquanto os filhos do touro B terão em média 12 kg a mais do que a média dos filhos do touro C.
b) os filhos do touro A, em condições de ambiente semelhantes às verificadas na avaliação desses touros, serão, em média, 15 kg mais pesados dos que os do touro B, e os filhos do touro B, 7 kg mais pesados do que os do touro C.
c) os filhos dos três touros, A, B e C, serão em média, aproximadamente, 6 kg mais pesados do que a média de touros da mesma raça avaliados em outros programas de melhoramento genético animal.
d) o touro A deve ser o escolhido como touro melhorador no programa por possuir uma DEP para peso à desmama superior em 15 kg em relação às DEPs dos touros B e C.
e) o touro A deve ser o escolhido como touro melhorador por possuir DEP para peso à desmama superior em 8 kg em relação aos outros dois touros avaliados.
2- Nos programas de melhoramento genético e nos catálogos de touros, a cada ano, vem- se atribuindo maior importância à utilização da Diferença Esperada na Progênie (DEP). Entre as DEP, encontram-se as relativas às precocidades de acabamento, como ganho médio diário e idades para atingir certo peso, que têm sido frequentem ente utilizadas. Ao orientar os produtores na aquisição de sêmen de um determinado touro, que explicações você deve fornecer sobre: 
a) o significado das DEP para a produção animal. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________
b) a inclusão da DEP para ganho médio diário (GMD) nos programas de melhoramento genético. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Quais características são importantes para um programa de melhoramento de bovinos de corte? (citar 5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando