Buscar

Atividade codigo de ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Amanda Ferraz Pereira
Turma 12
Atividade Blank Quiz – Código de ética do estudante de medicina
1. No Eixo 1 do Código de Ética do Estudante de Medicina, na relação do estudante com as instituições de ensino e de saúde, cite os 04 artigos que você considera fundamentais. Justifique a sua resposta. *
"Art. 2o: Cabe ao acadêmico de medicina ter ciência e aplicar as condutas de biossegurança preconizadas no ambiente de prática". 
- Considero imprescindível que o estudante domine as condutas de biossegurança para que não coloque em risco a sua própria saúde e a vida de seus pacientes e colegas de profissão. 
"Art. 6o: Cabe ao estudante buscar em sua instituição de ensino o fomento a iniciativas de apoio psicossocial, com a finalidade de dar suporte aos acadêmicos em sofrimento psíquico".
 - Este artigo é fundamental pois trata da saúde mental dos estudantes de medicina, que frequentemente são submetidos a altos níveis de stress devido à grande carga horária de aulas e estudo. Considero fundamental cuidar da saúde psicológica desse grupo até para prevenir consequências mais graves como o suicídio. "
Art. 8o: É direito do estudante de medicina procurar ter representatividade na instituição, a fim de ter garantido o direito à voz e ao voto, bem como participar de projetos que visem a melhoria da educação médica em sua instituição". 
- Considero de suma importância o estudante ter voz ativa perante a instituição de ensino, principalmente no que tange a buscar melhorias na qualidade de ensino e consequentemente da sua formação como profissional da área médica. 
"Art. 12: O estudante de medicina é, por definição, integrante do sistema de saúde e não deve se valer da facilidade do acesso a este para qualquer benefício próprio".
 - O estudante, na qualidade de futuro médico, deve ser ético e pensar primeiro no bem estar coletivo, não se valendo de facilidades para obter benefício próprio.
2. No eixo 3 relacionado às relações interpessoais do estudante, cite os 4 principais direitos e deveres citados, justifique a sua resposta. *
"Art. 17: Cabe ao estudante denunciar à instância competente conduta antiética e preconceituosa de acadêmicos, preceptores, docentes e demais funcionários da instituição. Parágrafo único: O estudante deve reconhecer que o preconceito no ambiente universitário é fator causal para adoecimento e sofrimento." 
- O art. 17 é muito importante pois é de suma importância promover a aceitação social plena entre estudantes e demais profissionais da área de saúde, desconstruindo preconceitos enraizados na área. 
"Art. 21: É direito do acadêmico de medicina ter o devido reconhecimento em publicações científicas para as quais tenha contribuído. Parágrafo único: É vedado ao estudante de medicina declarar autoria ou coautoria de trabalhos que não possuam sua colaboração".
 - Considero muito importante o estímulo à pesquisa e produção científica, dado o seu devido reconhecimento quando constada a participação e empenho do estudante. 
"Art. 23: Cabe ao estudante demonstrar empatia e respeito pelo paciente". 
- É imprescindível o estudante ter uma visão holística do paciente e enxergá-lo com um olhar humanizado, respeitando e procurando ouvi-lo com atenção. "Art. 30: O estudante de medicina deve garantir que o paciente alcance o nível necessário de compreensão das informações comunicadas, mitigando dificuldades como regionalismo da língua, baixa acuidade auditiva, nível de escolaridade e doenças incapacitantes". 
- É importante que o estudante e futuro médico adeque sua linguagem para que que suas orientações sejam entendidas pelos pacientes, evitando na maioria das vezes linguagem excessivamente técnica de acordo com as capacidades do paciente.
3. No eixo 5 vemos artigos relacionados à relação do estudante com a sociedade. Cite dois deveres que você considera principais. Justifique a sua resposta. *
"Art. 38: Cabe ao estudante defender o acesso universal à saúde, entendendo que este é um direito fundamental do cidadão". 
- É importante o estudante estar alinhado aos direitos fundamentais do cidadão elencados na Constituição Federal de 1988, sendo a defesa do acesso universal à saúde o mais básico e importante para um futuro médico. 
"Art. 39: É dever do estudante de medicina agir de forma solidária e respeitosa com as pessoas, a instituição e as normas vigentes, valorizando atitudes e medidas que beneficiem o crescimento coletivo". 
- É de suma importância que o estudante desenvolva a ética e a empatia ao tratar com pessoas e instituições, valorizando o bem estar coletivo.

Outros materiais