Buscar

DESAFIO COLABORATIVO INTRODUÇÃO A EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESAFIO COLABORATIVO INTRODUÇÃO A EAD
1. O surgimento da Educação a Distância é recente?
O surgimento da EAD controverso uma das possibilidades do método de educação a distância foi criado pelo professor Caleb Phillips, no século XVIII, que oferecia curso de taquigrafia por correspondência.
Fonte: https://www.estudiosite.com.br/site/moodle/como-surgiu-a-ead (consulta em 06.04.2020)
Políticas e práticas da Educação a Distância (EaD) no Brasil - Por Stella Cecilia Duarte Segenreich, Silvia Branco Vidal Bustamante
2. De que forma a Educação a Distância surgiu em nosso país?
No Brasil, EAD surgiu no ano de 1904 com a oferta de um curso de datilografia por correspondência.
Essa prática surgiu a partir da necessidade de pessoas que não têm tempo para frequentar um estabelecimento de ensino presencial.
3. Como foi sua evolução?
Quando surgiu em 1904 as instituições de ensino internacionais ofereciam cursos pagos por correspondência via correio, onde os alunos efetuavam o pagamento do referido curso desejado, recebia o material impresso para estudar em casa e posteriormente preenchia as atividades e as enviava para correção, nesse tempo, eram apena o aluno e o material didático, era uma autonomia muito mais centrada no individuo, o qual ficava sem auxilio algum para tirar dúvidas.
Em 1934, surge o Instituto Universal Brasileiro, com cursos à distância, de várias áreas, no estilo de capacitação e aprimoramento, e muitos voltados para o mercado de trabalho profissional. Em 1939 surgem também o Instituto Monitor, no mesmo seguimento. Hoje estes institutos provêm de campanhas de marketing apenas nos próprios correios ou diretamente na internet. 1947 SENAC e SESC, com a colaboração de emissoras de rádios, criaram a Nova Universidade do Ar, ofertando curso via ondas radiofônicas, os alunos se inscreviam e ficaram aguardando as aulas nos horários combinados dos referidos programas, eram aproximadamente 1 hora a 1 hora e 30 minutos via rádio. E na época, aprendia-se apenas pelos áudios, os quais tinham grandes diferenciais, pois os alunos que estavam ouvindo, criavam em suas mentes as mais belas interpretações e compreensões do que não estavam vendo naquele momento.
Em 1960, o Movimento de Educação de Base (MEB), também passa a usar o sistema radiofônico para difundir o ato educativo, reconhecendo assim que o rádio estaria promovendo a educação de forma coletiva, conscientização e politização entre as pessoas. Nessa mesma época o Brasil era considerado um dos líderes nessa modalidade, destacando os projetos SACI e Minerva, os quais tinham por foco principal a capacitação continuada dos profissionais da área da educação. Em 1976 foi criado o Sistema Nacional de Tele-educação, o rádio perde espaço para a TV, destacando-se na época o Telecurso da Fundação Roberto Marinho, ramificação da Rede Globo. Nesse cenário já havia mais interação do áudio e imagem, porém, o sistema de transmissão conforme horários continuavam cronometrados. Dai em diante, com a chegada plena da internet e demais tecnologia, esse sistema de educação foi se aprimorando cada vez mais, via satélite, com transmissões ao vivo, aulas gravadas e etc, começa ai a nova geração e mais uma fase da evolução da educação à distância. O tempo passou, e os mecanismos se desenvolveram e evoluíram, e a educação a distância ganhou o ápice com a atualidade da internet, os alunos tem suas salas virtuais, com conteúdo de vídeo aula, conforme cada disciplina estudada, recebem livros impresso e digitais, o primeiro é de grande ajuda para quem não tem computador ou acesso exclusivo a internet, os CDs e DVDs também foram incluídos para facilitar mais ainda o ensino e a aprendizagem, além do acesso à internet através de computadores normais, podemos estudar através de notebook, tablete, celulares com acesso à internet, além de muitas instituições em EAD oferecer encontros presenciais, tutorias de tirar dúvidas, tele congressos e encontros via webcam. Suas avaliações são direcionadas no sistema diretamente via portal online, com sistemas de dissertação a nível teórico e prático, sistemas de objetivas de múltipla escolha e tudo mais que a internet oferece e a imaginação puder imaginar. Pois estamos em plena época de transformações e surgimento de grandes ferramentas para facilitar a vida de quem opta a estudar através da modalidade EAD.
FONTE: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-evolucao-educacao-distancia-no-brasil.htm (consulta em 06.04.2020)
4. Qual legislação regulamenta a Educação a Distância?
E o Decreto nº 2.494 da Presidência da República, regularmente o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Foi publicada no Diário Oficial da união no dia 21 de junho 2017 , o MEC publicou uma portaria que determina uma série de mudanças na regulamentação do Ensino a Distância. A portaria institui o decreto nº 9.057 que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que trata da criação e desenvolvimento de ensino não presencial.
Fonte: https://www.edools.com/nova-regulamentacao-do-mec-para-ead/ (consulta em 06.04.2020)
Conclui-se que a EAD evolui cada dia cada vez mais diante do avanço tecnológico contribuindo com varias ferramentas e recursos de aprendizado inovadores.
A educação presencial nunca será substituída pela educação à distância, porém, a viagem pelos gêneros textuais virtuais está apenas começando, pois a cada momento e ano, são desenvolvidas novas tecnologias, para facilitar nossas vidas, e aproximar o distante para aqueles que muitas vezes não podem alcançar. De acordo como Belloni (2001).

Outros materiais