Buscar

DESAFIO COLABORATIVO INTRODUÇÃO A EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A metodologia tradicional de ensino contribui para a formação das novas competências requeridas para o século XXI? Por quê?
Dependendo do ponto de vista, a educação tradicional nos deixa legados positivos, como por exemplo, a pontualidade, a frequência, a relação direta e de respeito ao professor, entre outros. Porém, quando se pensa nas novas competências requeridas para o século XXI, a metodologia tradicional não contribui de modo tão eficaz. Isto porque, ela não proporciona tanta autonomia, pois os alunos estão habituados a esperar pelo professor e não procuram ter independência em suas decisões, bem como são proibidos de sair da sala, de usar o smatphone, entre outras coisas. Além disso, o foco muitas vezes não está no aprendizado do aluno, e sim no cumprimento das tarefas. 
Quais os pontos convergentes entre a metodologia do EaD e os três grandes domínios das competências requeridas para o século XXI?
Os três grandes domínios das competências requeridas para o século XXI são: domínio cognitivo (como a pessoa lida com as decisões, inova, aprende, se comunica), interpessoal (como se relaciona com o outro) e intrapessoal (como se relaciona consigo mesmo).
No domínio cognitivo podemos citar como ponto convergente com a metodologia EaD o pensamento crítico, a análise, a capacidade de resolver problemas, etc.
No domínio interpessoal, a responsabilidade, a cooperação, (exemplo.: nos desafios colaborativos os alunos assumem a responsabilidade de contribuir com seus comentários nas postagens uns dos outros, além de participarem de grupos espontâneos em redes sociais com o intuito de socializar os conhecimentos e materiais adquiridos no curso).
E, por último e não menos importante, temos o domínio intrapessoal. A falta deste tem levado pessoas a perderem suas vagas constantemente no mercado de trabalho nos últimos dias. Principalmente a falta de inteligência emocional é a causa de desavenças e confusões desnecessárias, pois as pessoas não sabem controlar a si mesmas. Alguns dos pontos convergentes nesta são: ética, produtividade, flexibilidade, interesse intelectual e curiosidade, perseverança. Aspectos estes que vêm de dentro, que vêm de quem quer.
A tecnologia tem papel positivo ou negativo neste processo? Por quê?
A tecnologia tem um papel não só positivo, mas indissociável. Porque, sem ela a referida metodologia não poderia ser empregada. Mas, não poderíamos deixar de comentar que para pessoas das gerações passadas, o uso desta tecnologia não é tão fácil assim. Além do mais, em alguns lugares os provedores de internet e/ou operadoras de telefonia móvel apresentam falhas infindáveis. Estes pontos negativos apenas ofuscam o brilho da EaD, porém não são capazes de conferir a esta um papel negativo.
Quais os diferenciais positivos dos estudantes egressos da EaD e que buscam uma colocação no mundo do trabalho do século XXI?
São pessoas flexíveis, autodidatas, inovadoras, éticas, profissionais, curiosas, que sabem resolver os problemas, autônomas, proativas.

Continue navegando