Buscar

MATERIAS DE ESTUDOS - 1° GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Prévia do material em texto

Gestão de sistema integrado. 
 Conta com: Informações, estoque e transportes.
 
1- Aspectos dos Canais de distribuições. 
2- Bases de Cadeias de suprimentos.
3- Gestão de Canais de distribuições.
4- Sistemas de Cadeias de suprimentos.
Canais de Distribuição--- Pode ser entendidos como caminho escolhido para que os produtos sejam disponibilizado para o usuário ou consumidor final.
Logística reversa-- O canal de distribuição que vai do usuário final para o produtor é denominado de Canal logístico reverso. 
Trade marketing-- Atua criando diferencias importantes ao produto, ao preço e à escolha corretas dos canais de vendas de distribuição. 
 Logística reversa-- Do Usuário final para o produtor. 
 Canais de distribuições--- Do produtor ao Usuário final. 
 O que são canais de distribuição?
 R: Essa definição indica que elas precisam umas das outras para tornarem o produto ou serviço disponível para uso ou consumo.
 Por que muitos fabricantes não dispõem de recursos financeiros para comercializar diretamente o produto? 
 R: Custaria muito dinheiro para uma empresa de bala, por exemplo, montar pequenas lojas em todo o Brasil com intuito de tender todos os clientes ou mesmo despacha seu produto via correios. 
 Distribuição-- Conjuntos de organizações interdependente, envolvidas no processo e que tornam um produto ou serviço disponível para o uso de consumo. 
 
 Trade marketing--- Parte da estratégia de marketing das organizações que planejam maximizar as vendas e diferenciar seus produtos e serviços nos pontos de venda. 
 Logística reversa-- É a área da logística responsável pelo fluxo físico dos produtos, embalagens ou outros matérias desde o ponto de consumo até o local de origem. 
 Agora três etapas devem ser inauguradas: 
 Transporte. 
 A operação de movimentação. 
 As atividades de estocagem desde o fornecedor ao cliente. 
 Transporte se dividem em dois seguimentos? 
 1° R: Suprimentos-- Inbound e o 2° É distribuição Outbound. 
 Outbound levar o produto acabando ao ponto de venda. Ao nosso cliente. 
 CIF é a sigla para Cost, Insurance and Freight, que em português, significa “Custo, Seguros e Frete”. Neste tipo de frete, o fornecedor é responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, incluindo o seguro marítimo e frete. Esta responsabilidade finda quando a mercadoria chega ao porto de destino designado pelo comprador.
Quem paga o frete?
 
 A sigla FOB significa free on board e em português pode ser traduzida por “Livre a bordo”. Neste tipo de frete, o comprador assume todos os riscos e custoscom o transporte da mercadoria, assim que ela é colocada a bordo do navio. Por conta e risco do fornecedor fica a obrigação de colocar a mercadoria a bordo, no porto de embarque designado pelo importador.
 Carga fechada de um único cliente. 
 Carga fracionada de vários clientes e vários tipos de mercadorias. 
 SKU é a sigla para Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque) e é uma referência ou código identificador atribuído a um item armazenado no seu estoque.
 Exemplo: O Arroz. Arroz de 1kg, Arroz de 2kg e Arroz de 3 kg. 
 Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo". O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.
 Exemplo: Estoque em menores quantidades, sendo abastecidos em maiores frequências. 
 
 
 Trade marketing- É o posicionamento dentro do ponto de vendas. 
 O que é trade-off?
 É uma expressão em inglês muito utilizado no meio brasileiro, e que significa um perder e um ganhar quando uma ação econômica busca a solução do conflito que busca outro conflito.
 BRT--- Ônibus de trânsito rápido. 
 Para execução de um projeto de rede de distribuição logísticas dois principais fatores devem ser considerados. 
 As necessidades dos clientes. 
 O custo para atender a esta necessidade. 
 Clientes. 
 Canais de Distribuição. 
 Verticalização. 
 Instalação. 
 Transporte. 
 Estoque. 
 Pedidos.
 Logística reversa. 
 
 B2C (Business to Commerce) é a sigla que define a transação comercial entre empresa (indústria, distribuidor ou revenda) e consumidor final através de uma plataforma de E-Commerce. A Natureza dessa operação tende a ser apenas de consumo.
 EMPRESA PARA CONSUMIDOR.
 
 B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente (Plataforma de E-Commerce) onde uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas. A natureza dessa operação pode ser revenda, transformação ou consumo.
 EMPRESA PARA EMPRESA. 
 Você sabe o que é shelf life?
 R: O shelf life de um produto começa a partir da sua data de fabricação e depende de diversos fatores como,  os ingredientes utilizados, seu processo de produção, condições de higiene e armazenamento, mas um dos mais importantes é o tipo de embalagem utilizada.
 O que é Visão cíclica?
 R: Os processos em uma cadeia de suprimento são divididos em uma série de ciclos, cada realizado na interface entre dois estágios sucessivos de uma cadeia de suprimento.
 
 Canais-- Fabrica e ponto de venda. 
 A DELL a exemplo tem três fornecedores. A, B e C. “formando uma tríade. E por ultimo distribuição. 
 Unilever--- São 6 mil empresas de diferentes portes. 
 Garante competitividades dos custos máximos. Qualidades das matérias primas, insumos e serviços. 
 Assegura que suas atividades respeitem princípios de sustentabilidade, com ênfase em direitos humanos e gestão social e ambiental. 
 Mas o que e reação de cadeia de suprimentos?
 R: A fim de que a cadeia de suprimentos seja eficiente e otimizada, é necessário que a empresa invista nos parâmetros da gestão relacionada a seus elementos e métodos. Isso inclui a supervisão dos materiais, passando pela maneira como os fluxos financeiros ocorrem, desde os fornecedores até as operações de atacado e varejo, além de abranger a gestão dos estoques, o gerenciamento de pedidos, a previsão das demandas e a logística em geral. A principal meta desse sistema é a redução estratégica dos estoques, de modo que as mercadorias que são vendidas pela empresa estejam disponíveis na qualidade e na quantidade necessárias, a fim de atender às demandas de mercado daquele período.
 A LEGO é dinamarquesa. 
 A cadeia de suprimentos - É o conjunto de empresas que objetivam o melhor atendimento ao consumidor final. 
 O que visão estratégica integrada?
 R: Reunião em torno de beneficio comum. 
 
 Estrutura organizacional? 
 
 R: Em resumo, todos os recursos disponíveis da organização, sendo eles em ordem financeira, de estrutura física, tecnológicos, de pessoas, etc. 
 Consórcio modular?
 R: Consistem em alianças de duas ou mais empresas que fabricam e montam os componentes num produto final sem o emprego de mão-de-obra pela empresa contratante. Esta expressão foi cunhada na indústria automobilística. Nela, fica mais clara a colaboração de parceiros para a linha de montagem de determinado veículo. Uma das principais vantagens do consórcio modular é a redução nos custos de produção.
 O que é outsourcing? 
 R: É um termo inglês muito empregado no mundo dos negócios para definir terceirização. Trata-se do processo em que uma organização contrata outra para desempenhar determinada função.  Qualquer serviço que a empresa contratante não tenha expertise ou infraestrutura para executar, mas cujos serviços sejam necessários ao seu funcionamento, podem ser atribuídos a uma corporação especializada.
 O que é EDI?
 R: Em termos gerais EDI significa “Electronic Data Interchange” (Intercâmbio Eletrônico de Dados), que consiste em uma tecnologia cujo objetivo é  viabilizar a comunicação padronizada entre sistemas de informação diferentes, independentede quem os desenvolveu, basta para isso que os parceiros de negócios (empresas que desejam trocar informações) sigam as especificações de um padrão previamente estabelecido entre eles. e este padrão de comunicação é chamado pelo mercado de “Layout EDI”, o layout é uma espécie de manual que mostra em detalhes como devem ser gerados os arquivos a serem transmitidos. Dentre os diversos layouts existentes, no mercado de logística e transportes destaca-se o “XML” e o “padrão EDI PROCEDA”, que consiste em arquivos TXT formatados segundo um padrão pré-estabelecido no manual de integração adotado por cada embarcador.
 2° R: EDI (Electronic Data Interchange) ou "troca eletrônica de dados" é a transmissão automática de dados partindo de um sistema de computadores para outro, conforme acordado entre parceiros comerciais.
 O que é outsourcing?
 R: Desverticalização por meio da contratação de outras empresas ou profissionais para a realização de etapas ou processos produtivos para o contratante.
 Consórcio Modular?
 R: Um caso mais avançado de desverticalização, em que a empresa contratante praticamente realiza a gestão do processo, deixando o operacional a cargo dos contratados.
 Técnicas Colaborativas? 
 R: São maneiras de se realizar processos em que os fornecedores e demais empresas envolvidas participam realmente das decisões, com o objetivo maior de atender às necessidades dos clientes.
 
 Estratégias e Indicadores de Desempenho:
 
 
 Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (key performance indicators) são medidas de desempenho, quantificáveis, que ajudam as empresas a definir, avaliar e melhorar sua performance em áreas consideradas importantes para a organização.
 O que é balanced scorecard?
 BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
 Qual a relação entre SCM e logística?
 R: Um conceito muito difundido atualmente no mercado é o de SCM (Supply Chain Management), ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, em português. No entanto algumas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito dessa forma de gestão, chegando a confundir o conceito de SCM com a gestão logística.
 BSC - Balanced Scorecard--É a ferramenta d análise estratégica difundida por Kaplan e Norton. É utilizada para alinhar a empresa no mercado alvo. 
 
 Robert Kaplan e David Norton-- Fundadores da BSC - Balanced Scorecard. 
 
 Logística de SMC--- Diz respeito a modelo e técnicas para melhorar e agregar mais valor aos elos da cadeia ( dentre os vários existentes, destacam-se Milk Run e Cross Docking). 
 CS--- Cadeia de suprimentos. 
 O que é fundamentos da metodologia SCOR?
 R: Uma ferramenta de análise, utilizada com base na eficiência e no Benchmarking de outras cadeias ao redor do mundo. 
 O que é SCM? 
 O que é cadeia de valor na logística? 
 Uma Cadeia de Valor é um conjunto de atividades realizadas por uma organização com o objetivo de criar valor para seus clientes. O modelo foi desenvolvido por Michael Porter (por isso também é conhecido como Cadeia de Valor de Porter) e basicamente descreve um processo que as empresas podem seguir para examinar suas atividades e analisar a conexão entre elas (chamados de elos).
 O que é Benchmarking:
 Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.
 SCM versus sustentabilidade--- O equilíbrio econômico e ambiental. 
 O que é ERP?
  Software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.
 O que é RFID?
 Identificação por radiofrequência ou RFID é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.
 O que é sistema de rastreamento?
 O rastreamento de cargas via GPS é um dos mais usados pelos gestores de frotas. Trata-se de um sistema que localiza o veículo e cujo objetivo é acompanha-lo 24 horas por dia, em tempo real.
O rastreamento é feito via satélite através de GPS/GPRS. O GPS permite absorver um conjunto de informações importantes para o gestor, como controle de eventos (abertura e fechamento de portas, velocidade, aceleração etc.), bem como jornada de trabalho do motorista, relatórios gerenciais, controle de posições e outras informações.
Com o uso do rastreador de frota, será possível enviar alertas e bloquear o caminhão, se for necessário. O sistema pode ser empregado também por meio de computadores, smartphones e tablets.
 O que é WMS?
 WMS é uma parte muito importante da cadeia de suprimentos, e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do espaço nos armazéns.
 O que é o sistema GIS?
 O GIS é mais do que apenas um software. As pessoas e os métodos são combinados com softwares, ferramentas geoespaciais e métodos de coleta de dados, para permitir análises espaciais, gerenciar grandes bases de dados e a exibição de informações em um mapa.
 Obs: Cartografia e relevo. 
 O GPS, não da a localização precisa. E sim, o rastreador. 
 O que é o CRM na logística?
 A definição mais simples e ampla está no próprio nome: "CRM" (Customer Relationship Management - Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) é um meio abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes, inclusive com clientes em potencial, para benefício mútuo e duradouro.
 É impossível imaginar, que a empresa trabalhe sem as informações dos clientes. 
 O que é o sistema TMS?
 E é TMS - Sistema de gerenciamento de transporte e como sua empresa pode se beneficiar e lucrar com a escolha correta de um software.
 O que você ganha exatamente investindo em um TMS?
 Olha, o TMS pode te ajudar a arrumar muita bagunça, ou pelo menos entendê-la, para tornar sua operação mais eficiente. Um sistema desses te permite não perder tempo checando planilhas e fazendo contas, além de te fornecer instrumentos concretos para pensar formas de melhorar todo o processo de transporte de mercadoria.

Continue navegando