Buscar

libras 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Para se aproxima-se de um indivíduo surdo ,o qual você deseja iniciar um diálogo e estiver perto dele, umas das maneiras ,Choit ET al.(2011) descreve ser comum tocar o braço ou antebraço do interlocutor ,pois entre eles não há restrições a esse tipo contato físico. 
· Se o indivíduo estiver numa distância notável outra forma de chamar atenção são o aceno do braço ou mão dentro do seu campo visual. 
· Durante a comunicação com o indivíduo é importante ter entendimento de que, por ser uma linguagem motora e visual é dado extrema importância ao olhar, sempre olhar de frente um para o outro ,pois segundo Choit ET al.(2011 p. 37) exceto se o surdo for informado, virar as costas pode ser considerado um insulto, pois “a pessoa surda pode sentir-se ignorada ou achar que o ouvinte não está interessado em continuar a conversa”. Além disso, quando duas ou mais pessoas estiverem interagindo em Libras e você desejar passar por entre elas, os autores enfatizam ser necessário pedir licença para atravessar a conversa e/ou passar rapidamente buscando não interromper o diálogo.
· Em um contato inicial, Quadros e Pimenta (2008) e Choi et al. (2011) destacam que a apresentação pessoal dos surdos segue uma dinâmica diferente dos ouvintes. 
· Segundo Quadros e Pimenta (2008), ao invés do aperto de mão, beijos na face perguntas genéricas como o tempo ou a profissão, os surdos buscam, na apresentação pessoal, confirmar se o outro é surdo ou ouvinte, se tem marido e/ou um familiar surdo, como e por que aprendeu a Libras . É oportuno salientar ainda que, na cultura surda, o nome tem relevância secundária, pois a forma como os sujeitos se identificam está baseada no sinal pessoal de cada um. 
· De acordo com Quadros e Pimenta (2008), o batismo do sinal pessoal ocorre quando um surdo ou ouvinte é apresentado ou passa a ter contato com as comunidades surdas.

Continue navegando