Buscar

SISTEMA ARTICULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Diferencie Artrologia, articulação e cinesiologia. *
Artrologia: Ciência que estuda as articulações Articulação ou juntura: conexão entre quaisquer partes rígidas do esqueleto.Fornece mobilidade aos ossos. Cinesiologia: Ciência aplicada a dinâmica, estuda a mecânica do movimento humano relação ossos, músculos e articulação.
2) Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Diferencie esses 3 grupos. *
FIBROSAS (SINARTROSE) -> Articulações que não realizam movimentos CARTILAGINOSAS (ANFIARTROSE) -> Articulações com movimentos restritos SINOVIAIS (DIARTROSES) -> Articulações com muitos movimentos
3) Dentro das articulações fibrosas ou Sinartroses há 3 tipos. Cite, explique e exemplifique cada um deles. *
SINDESMOSE: apresenta pouca mobilidade entre as peças envolvidas.Exemplos: Sindesmose radio-ulnar e tíbio-fibular SUTURA: o tecido conjuntivo interposto apresenta-se mais escasso, dada a proximidade entre as peças ósseas. Exemplos: ossos do crânio, jovens ou recém nascidos (com o avanço da idade é substituído por tecido ósseo).7 GONFOSE: em forma de cunha. Exemplos: implantação do dente no alvéolo.
4) Dentro das articulações cartilaginosas ou Anfiartroses há 2 tipos. Cite, explique e exemplifique cada um deles. *
SINCONDROSE: união temporária ou permanente. É uma zona de crescimento de um mesmo osso ou de dois ossos envolvidos na juntura. > Cartilagem hialina Exemplo: Permanente: união do esterno com costelas que permite pouco movimento. Temporária: entre alguns ossos do crânio e entre as extremidades dos ossos longos. SINFISE: quando o meio de união é representado por fibrocartilagem, associada a cartilagem hialina e encontra-se no plano mediano. Exemplo: sínfise púbica (púbis e ísquio). Junções entre corpos vertebrais (discos intervertebrais).
5) Cite e explique a função das partes que compõe as articulações sinoviais (diartroses). *
1 Superfície articular: Recobre as extremidades livres dos ossos. 2 Cavidade articular: Espaço entre assuperfícies articulares 3 Capsula articular: A) camada externa (fibrosa) as fibras se fixam aos ossos ou são continuas com o periósteo. B) camada interna (membrana sinovial) – rica em células, vasos e nervos 4 Líquido sinovial: Semelhante a clara de ovo. Líquido incolor, viscoso e age como lubrificante das superfícies articulares. Função: I. Nutrição da cartilagem – ácido hialurônico, açúcares, enzimas. II. Reduz atrito constante das superfícies articulares. 5 Discos e Meniscos: Placas circulares (discos) e meia lua (meniscos). Orlas ou lábios – presentes articulação coxofemural Função: I. Igualam as superfícies articulares incongruentes. II. Absorção de impacto. 6 Ligamentos: Feixes de fibras conjuntivas. I. Função mecânica – os ligamento reforçam a cápsula articular e mantêm a proximidade das peças envolvidas. II. Função de sensor – possuem terminações nervosas importantes Ligamentos podem ser: I. Extracapsulares: externamente à cápsula articular. II. Capsulares: espessamento da camada externa da cápsula articular. III. Intracapsulares: situam-se dentro da cavidade articular
6) As articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com o critério funcional ou morfológico. Diferencie esses critérios dando exemplos de locais no corpo humano que encontramos cada uma delas. *
Plana – sua movimentação não se faz sobre eixos, predomina o deslizamento entre as superfícies. ANAXIAL Exemplos: processos articulares das vértebras e a maioria dos ossoscarpais e tarsais, sacro-ilíaca. Esferoide ou cotiloide – apresentam uma superfície articular escavada e outra articulação em forma de esfera Triaxiais Exemplos: articulação do ombro e quadril Ginglimo ou dobradiça – representado pelo encaixe de côndilos e cavidades Exemplos: articulação do cotovelo, joelho e falanges das mãos e pés Condilar ou elipsóidea– semelhando ao ginglimo Exemplos: articulações radiocarpal do punho Trocóide ou pivo – apresentam-se como segmentos de cilindros, uma extremidade se encaixa em uma fossa na outra peça Exemplos: rotação da primeira vértebra cervical (atlas) sobre a segunda (áxis) e articulação proximal entre radio e ulna. Selar - apresentam superfície em formato de sela (concavidade e convexidade).
7) Quais são os movimentos que as superfícies articulares podem exercer? *
Flexão e extensão, Adução e Abdução, Pronação e Suinação,Rotação Circundação
8) Como acontecem os estralos? *
Articulação sinovial é puxada, seu volume aumenta subitamente e a pressão do líquido articular diminui, causando um vácuo parcial dentro da articulação.. Deslocamento do líquido bate contra a cartilagem articular, bolhas de ar estouram e o som de estalo é ouvido.
9) Diferencie os tipos de artrite existentes. *
Osteartrite: É a mais comum das artrites e é uma inflamação crônica que faz com que a cartilagem articular degenere-se gradativamente. Artrite Reumatoide: A membrana sinovial inflamada desenvolve um tecido anormal chamado “pannus” na superfície articular. Artrite Gotosa (Gota): Acúmulo de cristais nas articulações e nos tecidos moles que as envolvem. Ocorre inflamação que eventualmente pode erodir a cartilagem articular e o osso subjacente, provocando dor intensa e imobilidade da articulação (excesso de ácido úrico ou incapacidade de excretá-lo formação de cristais de urato de sódio).

Continue navegando