Buscar

2020-1-PIN - TPEN - 3D1N - GABRIELA DOURADO - 2a atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIHORIZONTES
DIREITO
	2ª ATIVIDADE AVALIATIVA EM SUBSTITUIÇÃO 
DA PROVA INTERMEDIÁRIA
DISCIPLINA: Teoria da Pena (TPEN)
	PROFESSOR(A): Gabriela Dourado Nunes de Lima
	UNIDADE:
	CSA
	TURMA (s): 3D/10D-1N 3D1N
	 VALOR:
	9,0 pontos
	 NOTA:
	
	ALUNO(A):
	
	ASSINATURA
	
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO
01 – A avaliação é INDIVIDUAL e COM CONSULTA a legislação seca.
02 – Leia com atenção os enunciados e propostas das questões.
03 – O entendimento das questões faz parte da resolução dos problemas.
04 – As questões abertas devem ser entregues com a memória de cálculo e/ou justificativa.
ATIVIDADE 01 (XXVIII Exame da OAB - 3 pontos) Após regular processamento em que figurava na condição de réu solto, Hugo foi condenado pela prática de crime de apropriação indébita majorada (art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção. Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.) ao cumprimento da pena de 01 ano e 06 meses de reclusão e 14 dias-multa, sendo reconhecida a agravante da reincidência, tendo em vista que foi juntada aos autos Folha de Antecedentes Criminais a demonstrar trânsito em julgado, no ano anterior ao da prática da apropriação indébita, de condenação pelo crime de lesão corporal dolosa, praticada no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
No momento da sentença, considerando a reincidência, o magistrado aplicou o regime inicial fechado de cumprimento da pena. Destacou, ainda, que, apesar de Hugo estar trabalhando e cuidando de filhos menores, não poderia substituir a pena privativa de liberdade por restritiva de direitos por expressa vedação legal no caso de reincidência dolosa. Intimado da sentença, Hugo procura seu advogado para a adoção das medidas cabíveis. Considerando apenas o narrado, na condição de advogado(a) de Hugo, responda aos questionamentos a seguir. 
A) Diante da reincidência, de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, existe argumento a ser apresentado, em sede de recurso, em busca da aplicação de regime inicial mais benéfico de cumprimento de pena? Justifique sua resposta.
B) É possível, em sede de recurso, buscar a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos? Justifique sua resposta.
ATIVIDADE 02 (3 pontos) Na primeira fase de dosimetria da pena, balizada pelo art. 59 do CP, seria correta a consideração das consequências do crime de roubo como negativas visto que os bens subtraídos não foram recuperados e a fixação da pena base acima do mínimo legal? Justifique sua resposta.
ATIVIDADE 03 (XXVII Exame da OAB - adaptada – 3 pontos) Vanessa cumpre pena em regime semiaberto em razão de segunda condenação definitiva por crime de tráfico de drogas armado. Durante o cumprimento, após preencher o requisito objetivo, requer ao juízo da execução, por meio de seu advogado, a progressão para o regime aberto. Considerando as peculiaridades do caso, a reincidência específica e o emprego de arma, o magistrado, em decisão fundamentada, entende por exigir a realização do exame criminológico.
Com o resultado, o magistrado competente concedeu a progressão de regime, mas determinou que Vanessa comparecesse em juízo, quando determinado, para informar e justificar suas atividades; que não se ausentasse, sem autorização judicial, da cidade onde reside; e que prestasse, durante o período restante de cumprimento de pena, serviços à comunidade. 
Intimada da decisão, considerando as informações expostas, poderá a defesa técnica de Vanessa apresentar recurso, alegando irregularidades na decisão? Em caso afirmativo ou negativo, justifique sua resposta analisando as condições que foram impostas para o cumprimento do regime aberto.

Continue navegando